Jornal do domingo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jornal do domingo
Sede Lisboa  Portugal
Preço 60 réis
Fundação 1881
Editora Typographia e

Lytographia Casa Portugueza

Director Pinheiro Chagas
Idioma Português europeu
Término de publicação 1883



Jornal do domingo : revista universal, foi um semanário ilustrado, publicado em Lisboa entre 1881 e 1883, dirigido por Pinheiro Chagas (a partir do 12º número). Trata-se de um jornal de informação geral, com objetivos didáticos, dirigido para o grande público, onde a gravura partilha com o texto a ocupação das 8 páginas de cada número. Entre os vários entretenimentos destacam as crónicas de costumes e críticas ligeiras sobre espectáculos e livros; relatos de viagens, curiosidades e difusão de novidades científicas. Na arte de bem ilustrar encontra-se a chancela do notável Bordallo Pinheiro; já nas letras, as assinaturas de Gervásio Lobato, Urbano de Castro, Mariano Pina, Jaime de Séguier , Marcelino Mesquita e Gomes da Silva. [1]

Referências

  1. Rita Correia (06 de Setembro de 2007). «Ficha histórica: Jornal do domingo : revista universal (1881-1883).» (pdf). Hemeroteca Municipal de Lisboa. Consultado em 01 de Dezembro de 2014  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre meios de comunicação ou jornalismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.