José, Duque de Parma

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
José
Chefe da Casa de Bourbon-Parma
Reinado 16 de novembro de 1939 - 7 de janeiro de 1950
Antecessor(a) Henrique
Sucessor(a) Elias
 
Casa Bourbon-Parma
Nome completo
Giuseppe Maria Pietro Paolo Francesco Roberto Tomaso-d'Aquino Andrea-Avellino Biagio Mauro Carlo Stanislao Luigi Filippo Neri-Leone Bernardo Antonio Ferdinando di Borbone-Parma e Piacenza
Nascimento 30 de junho de 1875
  Biarritz, França
Morte 7 de janeiro de 1950 (74 anos)
  Pianore, Luca, Itália
Pai Roberto I de Parma
Mãe Maria Pia de Bourbon-Duas Sicílias
Religião Catolicismo romano
Brasão

José, Duque de Parma e Piacenza (30 de junho de 1875 - 7 de janeiro de 1950) foi o chefe da Casa de Bourbon-Parma,Duque de Parma e Placência entre 1939-1950.

Biografia[editar | editar código-fonte]

José nasceu o terceiro filho sobrevivente de Roberto I, Duque de Parma e sua primeira esposa, a princesa Maria Pia de Bourbon-Duas Sicílias. Tal como o seu irmão mais velho e antecessor, Henrique, ele tinha dificuldades de aprendizagem e foi o pretendente titular de Parma, de 1939 até 1950. Seu irmão mais novo e sucessor, Elias, assumiu o papel de chefe de família em 1907 e atuou como regente, embora José continuou a ser considerado por monarquistas como José I de Parma. José morreu solteiro e sem filhos e foi sucedido como pretendente titular de Parma por seu irmão Elias após a sua morte em 1950.

Ascendência[editar | editar código-fonte]