José Anastácio da Cunha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
José Anastácio da Cunha
José Anastácio da Cunha
Principios Mathematicos: folha de rosto
Nascimento 11 de maio de 1744
Lisboa
Morte 1 de janeiro de 1787 (42 anos)
Lisboa
Nacionalidade Portugal Português
Campo(s) Matemática

José Anastácio da Cunha (Lisboa, 11 de maio de 1744 — Lisboa, 1 de janeiro de 1787)[1] foi um militar e matemático português.

Biografia

Seguidor de Isaac Newton, entre outros, antecipou-se na formulação de conceitos matemáticos, como por exemplo o de derivada, a outros matemáticos de renome internacional como Cauchy.

Em 1773, o Marquês de Pombal, quando instituiu a reforma da Universidade de Coimbra, tendo conhecimento dos seus méritos, nomeou-o professor da Faculdade de Matemática daquela Universidade.

Condenado pela inquisição à pena de reclusão pelo crime de heresia, a importância deste cientista português do século XVIII só viria a ser reconhecida em fins do século XX pela sua contribuição para a reforma do cálculo infinitesimal.

A única obra que Anastácio da Cunha deixou impressa foi Princípios Matemáticos para instrução dos alunos do Colégio de São Lucas, da Real Casa Pia do Castelo de São Jorge. A análise deste livro mostra que o autor, em apenas trezentas páginas, refere das primeiras noções de aritmética e de geometria, e da teoria das equações, à análise algébrica, à trigonometria plana e esférica, à geometria analítica e ao cálculo diferencial e integral. Aí, Anastácio da Cunha propõe uma nova teoria da função exponencial que antecipa algumas ideias modernas sobre funções analíticas: a função é definida como a soma de uma série de potências convergente. Carl Friedrich Gauss, que leu uma tradução francesa desta obra publicada em Bordéus, emitiu uma opinião muito favorável relativamente às definições de função exponencial e de logaritmo aí dadas.

Em 2005 um conjunto de manuscritos inéditos de Anastácio da Cunha foi descoberto no Arquivo Distrital de Braga.

Obras

  • Princípios Matemáticos para instrução dos alunos do Colégio de São Lucas, da Real Casa Pia do Castelo de São Jorge (Lisboa, 1790)
  • Carta Físico-Matemática sobre a theorica da pólvora em geral, e a determinação do melhor comprimento das peças em particular, Typographia Commercial Portuense, 1838
  • Serrão, J. (org.) Notícias literárias de Portugal, 1780, Seara Nova, Lisboa, 1971
  • Ensaio sobre as minas, Arquivo Distrital de Braga/Universidade do Minho, 1994
  • Berralho, M. L. Malato; Marinho, C. A. (org.), Obra literária, Campo das Letras, Porto, 2001 (vol. I) e 2006 (vol. II)

Referências

Bibliografia

  • Colóquio Internacional Anastácio da Cunha, Lisboa, 1987. Anastácio da Cunha: 1744-1787: o matemático e o poeta: actas do colóquio internacional seguidas de uma antologia de textos. Lisboa: Imprensa Nacional-casa da Moeda, 1990 ISBN 972-27-0420-6
  • RALHA, M. Elfrida; ESTRADA, M. F.; SILVA, M. do Céu; RODRIGUES, A. (org.), José Anastácio da Cunha: O tempo, as ideias, a obra e… os inéditos. Braga: Arquivo Distrital de Braga/Centro de Matemática da Universidade do Minho/Centro de Matemática da Universidade do Porto, 2006
  • RIBEIRO, Aquilino, Anastácio da Cunha: O lente penitenciado: Vida e obra. Lisboa: Bertrand, 1938
  • YOUSCHKEVITCH, A. P. «J. A. da Cunha et les fondements de l'analyse infinitesimale», Revue d'Histoire des Sciences 26, pp. 3–22, 1973
  • YOUSCHKEVITCH, A. P., «C. F. Gauss et J. A. da Cunha», Revue d'Histoire des Sciences 31, pp. 327–332, 1978

Ligações exteriores

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) matemático(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.