José Arthur Bogéa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
José Arthur Bogéa
José Arthur Bogéa
Nascimento 16 de setembro de 1941
Belém
Morte 29 de julho de 2007
Cidadania Brasil
Ocupação crítico literário

José Arthur Bogéa (Belém, 16 de setembro de 1941Domingos Martins, 29 de julho de 2007) foi um professor, crítico literário e escritor brasileiro.[1][2]

Formou-se em Letras pela Universidade Federal do Pará em 1972. Foi professor da Universidade Federal do Espírito Santo (1977), da Universidade Federal do Pará (1993) e professor-visitante da Rijksuniversiteit te Utrecht - Holanda (1989).[2] Também foi pesquisador do Museu da UFPA. Trabalhou e colaborou com diversos jornais do Pará e do Espírito Santo.

Por mais que tenha tido uma carreira extensa, há poucos registros sobre a vida e a personalidade de Arthur Bogéa, que se dedicava ao mundo intelectual e tinha uma vida bem reclusa, em parte por ter viajado e morado em vários lugares. Ao final, fixou residência no Espírito Santo. A biografia de Arthur Bogéa, até agora, estava restrita à memória de colegas e amigos, como o sociólogo Fernando Canto, a escritora Bernadette Lyra e a jornalista Rose Silveira. E também de seus familiares. A família Bogéa é tradicional no Pará.

José Arthur Bogéa era um intelectual no sentido pleno. Devorador de livros, peças e filmes, era também um viajante (conheceu mais de 100 países) e um pensador inquieto. Profundo conhecedor de literatura, entre elas a paraense (inclusive ensinou Literatura Paraense na Universidade Federal do Pará nos anos de 1990), é um importante autor brasileiro e especialmente amazônico. Com os seus abecedários, conduzia o leitor, por verbetes de A a Z muito bem escritos e sintéticos, a facetas do autor abordado e, assim, conquistava novos leitores para Dalcídio Jurandir e Maria Lúcia Medeiros, por exemplo.

Livros como “O Curupira” (editora Ftd, 2002) e “Bandolim do Diabo” (editora Paka-Tatu, 2003) ainda podem ser encontrados em sites como Amazon, Americanas e Saraiva. Como escritor e ensaísta, Bogéa não temia transparecer erudição. Recorria a semiótica, mitologia e psicanálise para enredar arrojados pontos de vista sobre o mundo das artes, sempre revelando aspectos que poucos poderiam perceber.

Referências

  1. «José Arthur Bogéa - Autores no SKOOB». www.skoob.com.br. Consultado em 21 de abril de 2023 
  2. a b Canto, Fernando (25 de maio de 2011). «Canto da Amazônia: O ABC CORRIDO DE J. ARTHUR BOGÉA». Canto da Amazônia. Consultado em 21 de abril de 2023 
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.