José Carlos dos Santos (futebolista)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

José Carlos dos Santos, mais conhecido como Ruço (Rio de Janeiro, 3 de junho de 1949 - Rio de Janeiro, 2 de setembro de 2012) foi um futebolista brasileiro. O volante ficou conhecido por sua passagem pelo Corinthians na década de 1970.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Ruço chegou ao Corinthians em 1975. Sua estreia ocorreu em um amistoso contra o San Lorenzo (Argentina), no dia 1 de fevereiro de 1975. Conhecido pela sua cabeleira vermelha, o jogador carioca caiu na simpatia da torcida pela sua raça e comemorações de gol, que lhe renderam o apelido de "Beijinho Doce". Ao todo, o jogador atuou em 201 partidas (107 vitórias, 46 empates, 48 derrotas) e marcou 22 gols.[1][2]

Ruço foi o autor do gol do Corinthians - feito de meia-bicicleta - contra o Fluminense, em 5 de dezembro de 1976, na chamada "Invasão Corintiana" ao estádio do Maracanã, pela semifinal do Campeonato Brasileiro daquele ano.

Em 13 de outubro de 1977, pouco mais de dez meses depois do gol no encharcado campo do Maracanã, Ruço era um dos titulares da equipe que venceu a Ponte Preta na final do Campeonato Paulista daquele ano, conquista que pôs fim ao jejum de títulos corintianos nesta competição.

Morte[editar | editar código-fonte]

Faleceu na madrugada do dia 2 de setembro de 2012 vítima de AVC (AVC) na cidade do Rio de Janeiro.[3]

Títulos[editar | editar código-fonte]

Corinthians

  • São Paulo Campeonato Paulista 1977
  • São Paulo Copa Cidade de São Paulo: 1975
  • São Paulo Taça Governador Do Estado SP 1977
  • México Copa Da Feira De Hidalgo: 1981

Referências

Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre um futebolista brasileiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.