José Domingo Ulloa Mendieta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
José Domingo Ulloa Mendieta
Arcebispo da Igreja Católica
Arcebispo do Panamá
Info/Prelado da Igreja Católica
Dom José Domingo Ulloa em 2015.
Hierarquia
Papa Francisco
Prior geral Alejandro Moral Antón, O.S.A.
Atividade eclesiástica
Ordem Ordem de Santo Agostinho
Diocese Arquidiocese do Panamá
Nomeação 18 de fevereiro de 2010
Predecessor José Dimas Cedeño Delgado
Mandato 2010 - presente
Ordenação e nomeação
Profissão Solene 28 de agosto de 1991
Ordenação presbiteral 17 de dezembro de 1983
Chitré, Panamá
por José María Carrizo Villarreal
Nomeação episcopal 26 de fevereiro de 2004
Ordenação episcopal 17 de abril de 2004
Cidade do Panamá
por José Dimas Cedeño Delgado
Lema episcopal HUMILDAD, CARIDAD, SERVICIO
Nomeado arcebispo 18 de fevereiro de 2010
Brasão arquiepiscopal
Dados pessoais
Nascimento Chitré, Panamá
24 de dezembro de 1956 (67 anos)
Nacionalidade panamenho
Progenitores Mãe: Clodomira Mendieta
Pai: Dagoberto Ulloa
Habilitação académica Universidade de Salamanca
Funções exercidas -Bispo auxiliar do Panamá (2004-2010)
Títulos anteriores -Bispo titular de Naratcata (2004-2010)
dados em catholic-hierarchy.org
Arcebispos
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo

José Domingo Ulloa Mendieta, O.S.A. (Chitré, 24 de dezembro de 1956), é o arcebispo metropolitano católico romano do Panamá.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Dom José nasceu em Chitré, Província de Herrera, Panamá, sendo o terceiro dos três filhos do casamento de Dagoberto Ulloa e Clodomira Mendieta. Foi ordenado sacerdote em 17 de dezembro de 1983 pelo então bispo de Chitré, Dom José María Carrizo Villarreal, na Catedral Diocesana de São João Batista. Ingressou na Ordem de Santo Agostinho em 1987, emitindo os votos solenes em 28 de agosto de 1991.

Concluiu os estudos eclesiásticos de Filosofia na Universidade Santa María la Antigua e de Teologia no Seminário Maior de São José do Panamá. Obteve a licenciatura em Teologia Espiritual pela Universidade Pontifícia Comillas, Madri, Espanha, em 1990, a licenciatura em Teologia da Vida Religiosa pela Pontifícia Universidade de Salamanca, Espanha em 2000, e a licenciatura em Direito Canônico pela Universidade Comillas, 2002.[1]

Em 26 de fevereiro de 2004, o Papa João Paulo II nomeou-o bispo titular de Naratcata e auxiliar da Arquidiocese do Panamá. Sua consagração episcopal aconteceu na Catedral Metropolitana, em 17 de abril de 2004, sob a presidência do arcebispo metropolita Dom José Dimas Cedeño Delgado, auxiliado por Dom Giacomo Guido Ottonello, então núncio apostólico no Panamá, e por Dom Oscar Mario Brown Jiménez, então bispo de Santiago de Veraguas.

Em 18 de fevereiro de 2010, o Papa Bento XVI nomeou-o arcebispo metropolita do Panamá em substituição a Dom José Dimas, cuja renúncia ao governo pastoral fora aceita por ele ter atingido o limite etário (75 anos). Sua posse ocorreu em 17 de abril seguinte.[2]

Contra a pena de morte[editar | editar código-fonte]

De acordo com um artigo online da Agência Católica de Notícias datado de segunda-feira, 26 de setembro de 2011: “Recentemente, ele denunciou uma proposta de legalização da pena de morte no país.“ Não podemos neutralizar a violência com violência. Existem outros meios ”, disse o arcebispo, segundo a agência de notícias AFP.

O deputado Marco González, do então partido situacionista no Panamá, anunciou anteriormente uma proposta para legalizar a pena de morte no país. Ele afirmou que isso acabaria com a violência generalizada na região.

Gonzalez disse que planeja levar adiante sua proposta nas próximas semanas e está pedindo aos legisladores que debatam a medida.

Seu anúncio foi feito após a descoberta de cinco panamenhos de origem chinesa que foram encontrados enterrados juntos em uma vala comum. A polícia suspeita que eles foram assassinados por um homem da República Dominicana.

Em vez disso, o arcebispo Ulloa pediu sentenças de prisão mais duras e rigorosas e pediu ao governo que "esclareça sua política de segurança"[3].

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: José Domingo Ulloa Mendieta

Referências

Precedido por
José Dimas Cedeño Delgado
Arcebispo de Panamá
2010 — presente
Sucedido por
incumbente
Precedido por
José de Jesús Martínez Zepeda
Bispo Titular de Naratcata
20042010
Sucedido por
Fernando Bascopé Müller, S.D.B.
Ícone de esboço Este artigo sobre Episcopado (bispos, arcebispos, cardeais) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.