José Fernando Carneiro Leão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


José Fernando Carneiro Leão
Conde de Vila Nova de São José
Nascimento 30 de maio de 1782
  Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Morte 4 de setembro de 1832 (50 anos)
  Niterói, Rio de Janeiro Império do Brasil Império do Brasil
Cônjuge Gertrudes Angélica Pedra
Descendência Guilhermina Carneiro Leão
Carolina Carneiro Leão
Leopoldina Carneiro Leão
Pai Brás Carneiro Leão
Mãe Ana Francisca Rosa Maciel da Costa
Brasão

José Fernando Carneiro Leão, primeiro e único barão e conde de Vila Nova de São José ComNSC (Rio de Janeiro, 30 de maio de 1782 – Rio de Janeiro, 4 de setembro de 1832), foi um militar e nobre brasileiro, tendo alcançado a patente de brigadeiro.

O Conde de Vila Nova de São José (José Fernando Carneiro Leão) passou há pouco de Coronel de Milicias para a tropa da primeira linha no mesmo posto. Diz-se que S Ex. daqui a algum tempo, logo que seja promovido a Brigadeiro, tomará o Comando da Guarda de Honra, a qual se pretende elevar a um estado numérico mais brilhante. Como S. Ex. tem maneiras insinuantes e cortesãs, supõe-se que é para esse fim que se lhe confiará aquele comando.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho de Brás Carneiro Leão e de Ana Francisca Rosa Maciel da Costa, baronesa de São Salvador de Campos de Goitacazes. Casou-se com Gertrudes Angélica Pedra, com quem teve duas filhas:

Fidalgo cavaleiro, exercia diversas funções na corte. Recebeu o grau de dignitário da Imperial Ordem do Cruzeiro e de comendador da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa e da Imperial Ordem de Cristo. Ficou famoso por ser o Júiz dos contratos reais do dízimo da casa imperial e o amante negro de Carlota Joaquina que mandou matar Gertrudes por Ciúmes quando esta estava na porta de sua casa, um escravo chamado "O Corta-Orelha" foi encarregado de dar o tiro, disse ser Carlota a própria mandante do crime.

Referências

  1. (A AURORA FLUMINENSE - JORNAL POLÍTICO E LITERÁRIO (RJ) - ANO 1827 - EDIÇÃO 0037
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.