José Fernando Peixoto de Azevedo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
José Fernando Peixoto de Azevedo em palestra no 24° Encontro com o Espectador - 2018 - Atividade do teatrojornal.com.br/ no Itaú Cultural.

José Fernando Peixoto de Azevedo é dramaturgo, roteirista, diretor de teatro e de filmes, pesquisador e ensaísta, professor. Nasceu em São Paulo, em 29 de Julho de 1974. Cursou cinema na FAAP e graduou-se em filosofia pelo Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade São Paulo, onde também realizou seu doutorado, sob orientação de Paulo Eduardo Arantes, com o título “Brecht: experiência e engajamento”.  Desde 2004 é professor-orientador de arte dramática da Escola de Arte Dramática da Escola de Comunicações e Artes da USP, da qual também é diretor. Na mesma unidade, é professor orientador no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas e dá aulas ainda no curso superior do Audiovisual.

Entre 1997 e 2016 foi  diretor artístico do grupo Teatro de Narradores, do qual foi um dos fundadores e atuou como dramaturgo e encenador. Escreveu e dirigiu peças com o grupo de teatro negro Os Crespos, além de trabalhos com outros artistas e coletivos.

Como pesquisador e ensaísta, tem trabalhado acerca das relações entre teatro e capitalismo, a experiência colonial e as formas do teatro negro, teatro e filosofia.

Encenações[editar | editar código-fonte]

Filmes[editar | editar código-fonte]

  • Também é sobre isso (longa metragem, em processo de finalização)
  • Para os que não verão este filme (longa metragem, em processo de finalização)
  • Cidade Fim (média metragem, parte integrante do espetáculo Cidade Fim Cidade Coro Cidade Reverso)

Livros[editar | editar código-fonte]

  • 2019 – Maratona de Dramaturgia, co-organização com Kil Abril e Isabel Diegues, Rio de Janeiro/São Paulo, Cobogó/SESC.
  • 2018 – “Cartas a Madame Satã ou me desespero sem notícias suas”, Dramaturgia negra, organização de Eugênio Lima e Julio Ludemir, Rio de Janeiro, Funarte.
  • 2018 – Eu, um crioulo, São Paulo, edições n-1.
  • 2011 – Próximo Ato: teatro de grupo, co-organização com Antonio Araújo e Maria Tendlau, São Paulo, Itaú Cultural.


Referências

Site: https://www.josefernandopeixotodeazevedo.com/

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766821Z4

Montagem faz texto de Sartre ganhar interesse pela atualidade: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2019/11/montagem-faz-texto-de-sartre-ganhar-interesse-pela-atualidade.shtml

Navalha na Carne Negra cria novo paradigma para o texto de Plínio Marcos: https://cultura.estadao.com.br/blogs/luiz-carlos-merten/navalha-na-carne-negra-cria-novo-paradigma-para-o-texto-de-plinio-marcos/

Professor da EAD lança livro em 5ª Mostra Internacional de Teatro >>http://www3.eca.usp.br/noticias/5-mostra-internacional-de-teatro-tem-participa-o-de-professores-da-eca