José Artigas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de José Gervásio Artigas)
José ArtigasCombatente Militar
José Artigas
Artigas na Cidadela, 1884, por Juan Manuel Blanes, óleo sobre tela.
Conhecido(a) por Karaí-Guasú
Nascimento 19 de junho de 1764
Montevidéu, Vice-reino do Prata
Morte 23 de setembro de 1850 (86 anos)
Ybyray, Paraguai
Ocupação Político
Serviço militar
País Banda Oriental do Uruguai
Serviço Exército
Anos de serviço 1797 - 1830s
Patente General
Conflitos Revolução Oriental
Invasões Britânicas
Campanha Cisplatina
Segunda Campanha Cisplatina

José Gervasio Artigas (Montevidéu, 19 de Junho de 1764 — Ibiray, 23 de Setembro de 1850) foi um político e militar uruguaio, sendo o herói nacional de seu país.[1]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Assinatura de José Gervasio Artigas.

Estudou no Convento de São Francisco, sendo depois mandado pelo pai para o interior, onde passou a juventude entre gaúchos, índios e tropeiros. Dedicou-se ao comércio de couro e gado, percorrendo todo o Uruguai e adquirindo influência junto à população rural.

Em 1797 ingressou no Regimento de Lanceiros como tenente. Durante a guerra hispano-portuguesa, combateu os ingleses no Prata, aliados dos portugueses. Nessa época iniciou-se o movimento de libertação das colônias espanholas e Artigas juntou-se aos insurretos, sendo nomeado tenente-coronel pela junta de Buenos Aires. Derrotou os espanhóis na batalha de San José, em 1811, obrigando o chefe da guarnição espanhola a retirar-se com suas tropas para Montevidéu. Derrotou novamente os espanhóis na batalha de Las Piedras e sitiou a cidade. Divergindo do governo de Buenos Aires, retirou-se para o interior.

Após as resoluções do Congresso de Tucumán, Artigas uma vez mais entrou em guerra contra o exército luso-brasileiro que invadira a Banda Oriental. Derrotado na batalha de Catalán, em 1817, Artigas iniciou movimentos de guerrilha que duraram três anos. Não podendo mais resistir, após a derrota na Batalha de Tacuarembó em 1820, asilou-se no Paraguai, onde morreu trinta anos depois, sem haver retornado a seu país.

Referências

  1. José Gervásio Artigas, pag. 162 - Grande Enciclopédia Universal - edição de 1980 - ed. Amazonas
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre José Artigas

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]