José João Amaral Estrompa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
José João Amaral Estrompa
Nascimento 1942
Lisboa
Morte 18 de julho de 2014
Lisboa
Cidadania Portugal
Ocupação escritor
Movimento estético banda desenhada

José João Amaral Estrompa, conhecido como Estrompa (Lisboa, 1942 - Lisboa, 18 de Julho de 2014) foi um dos autores mais emblemáticos da Banda Desenhada Portuguesa. Conhecido principalmente pelas subversivas aventuras do seu anti-herói Tornado (1989), uma paródia policial/chunga de Torpedo. Ao seu currículo acesce-se a criação da bizarra, disfuncional e obscena Família Darling, o gato Pink eo cão Smaile.

Tornado, que espalhando o caos e sofisticada filosofia popularucha/tuga chunga com sabor “bogartiano” nas páginas de publicações underground como Banda, Comic, BD & Roll, Shock, Boom!!!, Seasons of Glass etc, deu o “salto” para o mainstream passados dez anos da sua criação, na revista Selecções BD. Três anos mais tarde, A Bedeteca de Lisboa publicou também um título da colecção LX Comics dedicado ao obscuro detective.

A nível profissional, Estrompa trabalhou sempre na área da Publicidade e Artes Gráficas, tendo também publicado o seu trabalho em revistas mainstream como Tintim, DN Semanal, Mosquito, Pão com Manteiga e Selecções BD.

Foi o mentor e editor do fanzine Shock, que foi criado em 1983 e se veio a manifestar como uma das mais consistentes e relevantes publicações do género. Em 1994, obteve o 1º Prémio para melhor fanzine no Salão da Amadora, no mesmo ano leva também para casa a primeira classificação para Melhor Fanzine Nacional da Simão (AVP) do Porto e no ano seguinte repete o feito no Salão da Amadora.

Cartoon - Prémios[editar | editar código-fonte]

1º Prémio Raphael Bordalo Pinheiro na categoria de Cartoon no Salão Cidade de Lisboa em 1997

1º Prémio na categoria de Tira no Salão de Moura 1998, 1999, 2000 e 2001

1º Prémio na categoria de Melhor Cartoon no Salão de Moura 2001

Menção Honrosa (Cartoon) no Salão de Moura 2002

Ligações externas[editar | editar código-fonte]