José Manuel da Conceição

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

José Manuel da Conceição (São Paulo, 11 de março de 1822Vale do Paraíba, 25 de dezembro de 1873) foi um ex-sacerdote católico-romano que ingressou na Igreja Presbiteriana do Brasil e tornou-se o primeiro pastor evangélico brasileiro.

Biografia[editar | editar código-fonte]

A data da sua ordenação, 17 de dezembro de 1865, é o dia do pastor presbiteriano; suas viagens evangelísticas foram a sementeira de muitas igrejas.

Primeiro brasileiro ordenado ao ministério evangélico, José Manuel da Conceição era sacerdote católico romano com tendências protestantes. Foi convertido a fé reformada pela influência dos primeiros missionários do presbiterianismo do Brasil. Em uma viagem missionária um dos missionários presbiterianos americanos ao chegar à Região de Brotas/SP e ao apresentar-se como 'protestante' ouviu falar que morava em uma propriedade próxima àquela cidade um 'padre protestante'. Não teve uma igreja fixa. Dedicou-se ao trabalho de evangelista itinerante no interior da então província de São Paulo, visitando as suas antigas paróquias onde o zelo pelo ensino da Bíblia lhe rendeu o apelido citado. Conceição encontrou nesses lugares o ambiente preparado para a formação de comunidades evangélicas. Exerceu seu ministério junto ao povo.

José Manuel da Conceição foi excomungado pela Igreja Católica Apostólica Romana escrevendo um libelo público respondendo à sentença de excomunhão. Para Conceição, a dinâmica da mensagem cristã não se esgotava na salvação do indivíduo, mas atuava também, como ele mesmo afirmou, para o "bem-estar do meu país e a moralização da sociedade, cuja felicidade somente o Evangelho pode garantir" (Leith, p. 217). Foi bastante perseguido em suas peregrinações não poucas vezes sendo alvo de agressões físicas. Faleceu na região do Vale do Paraíba devido aos ferimentos sofridos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  • BOANERGES Ribeiro ' O Padre Protestante ' . São Paulo, Casa Editora Presbiteriana. (esg.)
  • LEITH, John H. A Tradição Reformada - Uma maneira de ser a comunidade cristã. São Paulo, Ed. Pendão Real.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.