Saltar para o conteúdo

José María Moncada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
José María Moncada Tapia
José María Moncada Tapia
41.º Presidente da Nicarágua
Período1 de janeiro de 1929 - 1 de janeiro de 1933
Antecessor(a)Juan Bautista Sacasa
Sucessor(a)Juan Bautista Sacasa
Dados pessoais
Nascimento8 de dezembro de 1870
San Rafael del Sur, Nicarágua
Morte23 de fevereiro de 1945 (74 anos)
Manágua, Nicarágua
PartidoPartido Liberal
Profissãoprofessor, jornalista, militar e político

José María Moncada Tapia (San Rafael del Sur, 1870 - Manágua, 1945) foi um político e militar nicaragüense presidente entre 1929 e 1933.[1]

Em sua juventude, trabalhou como professor e jornalista, que em 1910 assumiu as armas em favor da revolução que derrubou o governo de José Santos Zelaya. Ele fazia parte do novo governo como ministro do Interior até que ele foi forçado a emigrar para a Costa Rica. Em 1926, voltou para a Nicarágua e contra o governo de Adolfo Díaz.

Ele alcançou a patente de General e participou activamente na guerra civil que se desenvolveu entre 1926 e 1927 entre os partidários do general Emiliano Chamorro e constitucional o presidente da ideologia liberal, Juan Bautista Sacasa, que apoiava por afinidades ideológicas.

Após o desembarque de tropas dos Estados Unidos em Puerto Cabezas, em 24 de dezembro de 1926, Moncada, chefe do governo liberal criado, entrou em negociações com os americanos e em 4 de maio de 1927, em Tipitapa, assinaram o Pacto de Espino Negro, pelo qual se comprometeu a alcançar a paz no país e realizar eleições. Após a assinatura do Pacto, Moncada entrou em negociações com o constitucionalista geral Augusto César Sandino, para que cedam os seus braços e aceitem a ocupação temporária do país, mas os seus esforços foram inúteis e não puderam chegar a sua rendição.

Nas eleições 1928, Moncada obteve a vitória como um representante do Partido Liberal e tomou posse em 1º de janeiro de 1929. Ao longo de seu governo enfrentou uma revolta de Sandino, Moncada foi vendido para os interesses da potência estrangeira. Além disso, o novo presidente teve de enfrentar o impacto que a crise econômica de 1929 na Nicarágua. Moncada tinha o apoio total do Congresso, que tinha uma maioria liberal, e realizou algumas reformas económicas e políticas destinadas a mitigar os efeitos da crise, embora em todas as vezes que diz respeito interesses americanos na área.

Referências

  1. Nohlen, Dieter (2005). Elections in the Americas A Data Handbook: North America, Central America, and the Caribbean (em inglês). 1. Oxford: OUP Oxford. p. 504. ISBN 9780191557934 

Ligações Externas

[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Adolfo Díaz
Presidente da Nicarágua
1929-1933
Sucedido por
Juan Bautista Sacasa
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.