José Maria Neves

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
José Maria Neves
José Maria Neves
5.º Presidente de Cabo Verde
Período 9 de novembro de 2021
presente
Antecessor(a) Jorge Carlos Fonseca
4.º Primeiro-ministro de Cabo Verde
Período 1 de fevereiro de 2001
a 22 de abril de 2016
Presidente(s) António Mascarenhas Monteiro
Pedro Pires
Jorge Carlos Fonseca
Antecessor(a) Gualberto do Rosário
Sucessor(a) Ulisses Correia e Silva
Dados pessoais
Nome completo José Maria Pereira Neves
Nascimento 28 de março de 1960 (61 anos)
Santa Catarina, Cabo Verde
Alma mater Fundação Getúlio Vargas
Partido PAICV
Ocupação Político e administrador público

José Maria Pereira Neves (Santa Catarina, 28 de março de 1960) é um político cabo-verdiano, foi primeiro-ministro de Cabo Verde de 2001 a 2016. É atualmente o presidente de Cabo Verde, tendo vencido as eleições presidenciais de 2021.[1]

Vida política[editar | editar código-fonte]

Foi deputado da Assembleia Nacional de 1996 a 2000, representando o Concelho em que nasceu, eleito pelo Partido Africano para a Independência de Cabo Verde (PAICV), à época, na oposição. Como membro da Assembleia, ocupou os cargos de 2.º Vice-Presidente da Assembleia e Diretor da Comissão Especial para a Administração Pública, Governo Local e Desenvolvimento Regional.

Nas eleições autárquicas de março do ano 2000, foi eleito Presidente da Câmara no Concelho de Santa Catarina, cuja sede é Assomada, segundo maior aglomerado urbano da Ilha de Santiago e sua terra natal.

Após ter sido eleito presidente do PAICV em junho de 2000, seu partido saiu-se vitorioso das eleições legislativas de 2001, contra o partido no poder, o Movimento para a Democracia (MpD). Como resultado, foi designado Primeiro-ministro de Cabo Verde pelo Presidente da República, e assumiu o cargo em 1 de fevereiro de 2001. Novas eleições legislativas foram realizadas em 22 de janeiro de 2006, e, tendo seu partido vencido novamente, foi ele reconduzido à chefia do governo de Cabo Verde no dia 7 de março de 2006, para mais um mandato de cinco anos. Em 2011, no dia 6 de fevereiro, foi pela terceira vez eleito Primeiro-ministro.

Sua atuação como primeiro-ministro levou-o em viagens oficiais a diversos países. Em 2005, esteve no Brasil, de 12 a 26 de agosto, visitando 8 capitais de Estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Recife, Maceió, João Pessoa, Natal e Fortaleza) e foi recebido em audiência pelo Presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 22 de agosto de 2005. Já foi recebido, também, pelo Papa Bento XVI numa audiência em setembro de 2010, na qual convidou o papa a que visitasse Cabo Verde.

Formação académica[editar | editar código-fonte]

Fez sua educação primária em Cabo Verde, sendo que sua formação secundária foi no Liceu Domingos Ramos.

No Brasil, obteve o grau em bacharel em Administração Pública pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da renomada Fundação Getúlio Vargas.

Condecorações[editar | editar código-fonte]

  • Doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Rhode Island (2009).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  1. «Cabo Verde elege José Maria Neves, o presidente que quer "dialogar com todos"». Euronews. 18 de outubro de 2021. Consultado em 21 de outubro de 2021 

Precedido por
Gualberto do Rosário
Primeiro ministro de Cabo Verde
2001 - 2016
Sucedido por
Ulisses Correia e Silva
Precedido por
Jorge Carlos Fonseca
Presidente de Cabo Verde
2021 - presente
Sucedido por
Incumbente
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço relacionado ao Projeto Biografias. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.