José Murad

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção não cita fontes confiáveis e independentes (desde setembro de 2011). Ajude a inserir referências.
O conteúdo não verificável pode ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Jose Murad
Governador do Maranhão
Período de 15 a 31 de março de 1975
Antecessor Pedro Neiva de Santana
Sucessor Osvaldo da Costa Nunes Freire
Dados pessoais
Nascimento 14 de abril de 1920
Codó, MA
Morte 27 de maio de 2011 (91 anos)
São Luís, MA
Partido ARENA
Profissão médico

José Duailibe Murad (Codó, 14 de abril de 1920São Luís, 27 de maio de 2011) foi um médico e político brasileiro.

Filho de pais libaneses que imigraram para o Brasil ainda jovens. Em Codó passou toda a sua infância, tendo se mudado para São Luís na adolescência, onde se fixaria em definitivo, afastando-se apenas para cursar medicina no Rio de Janeiro.

Formado em medicina na Faculdade da Praia Vermelha, na atual Universidade Federal do Rio de Janeiro, o José Murad especializou-se em cardiologia clínica na Santa Casa daquela cidade, após o que concorreu a uma única vaga de médico no hospital do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Industriários (IAPI), em Belo Horizonte, com sucesso. No final da década de 1940, regressou ao Maranhão, tornando-se o pioneiro na especialidade cardiológica naquele estado. Por muito tempo clinicou em residências e hospitais, tendo ministrado aulas sobre cardiologia na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

No final dos anos 1950, tornou-se provedor da Santa Casa de Misericórdia do Maranhão até o início dos anos 2000. Sempre direcionado ao atendimento da população mais carente, o hospital filantrópico passou por grandes ampliações e melhoramentos na sua gestão, contando nos dias atuais com oito pavilhões de internamento, um ambulatório, um centro cirúrgico com ampla capacidade, e diversos outros serviços.

José Murad foi secretário estadual de Saúde e Assistência Social nos governos de José Sarney e Antônio Jorge Dino, entre 1966 e 1970. Sua gestão foi voltada para a expansão e melhoramento da rede hospitalar maranhense, interiorização do atendimento médico e proteção da população das doenças infectocontagiosas que a ameaçavam, à época. Merecem destaque, no período, a reforma promovida nos grandes hospitais de São Luís, a abertura pioneira de postos de saúde nos subúrbios da capital, a extensão da rede física para o interior, para onde foram levados mais de cinquenta profissionais médicos, a promoção de campanhas de vacinação em massa contra a varíola e a poliomielite, além da inauguração de uma maternidade e do hospital dos servidores do estado. No período compreendido entre 1975 e 1978, durante o governo de Osvaldo da Costa Nunes Freire, foi vice-governador do Estado, tendo exercido interinamente a governança entre 15 e 31 de março de 1975.


Precedido por
Pedro Neiva de Santana
Governador do Maranhão
1975
Sucedido por
Osvaldo da Costa Nunes Freire


Ícone de esboço Este artigo sobre um político brasileiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.