José Octávio de Arruda Mello

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
José Octávio de Arruda Mello
Nascimento 18 de março de 1940 (78 anos)
João Pessoa
Cidadania Brasil
Ocupação jornalista, escritor

José Octávio de Arruda Mello (João Pessoa, 18 de março de 1940) é um historiador, jornalista e escritor brasileiro. É membro da Academia Paraibana de Letras.

Formação e carreira[editar | editar código-fonte]

José Octávio estudou em colégios de João Pessoa e bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Paraíba. Posteriormente, graduou-se em História, também pela UFPB. Após realizar cursos de especialização e mestrado em História, obteve o título de Doutor em São Paulo ingressando logo a seguir no magistério superior tendo sido o fundador da Cadeira de História da Paraíba na Universidade da Paraíba. Atualmente ministra aulas nos cursos de mestrado e doutorado e graduação das Universidades Federais da Paraíba e de Pernambuco, na Universidade Estadual da Paraíba e no Centro Universitário de João Pessoa.

José Octávio é também jornalista, atuando com regularidade nos jornais locais. No serviço público, como jornalista, assessorou dois governos estaduais, foi Diretor Geral de Cultura e Coordenador do Setor de Teleducação da SEC/Paraíba. Durante dez anos integra o Conselho Estadual de Cultura desse mesmo estado.

José Octávio sendo amigo e discípulo dos historiadores José Honório Rodrigues e Hélio Jaguaribe, fundou o Grupo de Estudos José Honório, cuja atuação é considerada a mais dinâmica da historiografia paraibana.

Juntamente com Hélio Jaguaribe, participou, no Rio de Janeiro dos debates que precederam a elaboração de um estudo crítico da História (2 volumes). Ingressou na Academia Paraibana de Letras no ano de 1974, recepcionado pelo acadêmico Cláudio Santa Cruz Costa.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Em sua bibliografia consta centenas de artigos publicados em jornais e revistas especializadas. É editor e secretário da comissão editorial da Revista do Centro Universitário de João Pessoa. Organizador de dezenas de publicações, incluindo a série Brasil, tempo e cultura, do governo estadual da Paraíba; autor de inúmeros prefácios e de obras como:

  • A revolução estatizada (1982/1992);
  • O Brasil na Primeira Guerra Mundial ou Estado Novo (1988);
  • História da Paraíba, 1994/2000;
  • 1964: a dimensão global (1988);
  • O problema do Estado da Paraíba (2000),
  • Sociedade e poder político no nordeste; Sociedade e poder político no nordeste (2001).