José Pablo Moncayo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura Moncayo, veja Moncayo (desambiguação).
José Pablo Moncayo
Nascimento 29 de junho de 1912
Guadalajara
Morte 16 de junho de 1958 (45 anos)
Cidade do México
Cidadania México
Ocupação compositor, coreógrafo, maestro, musicólogo, pianista

José Pablo Moncayo Garcia (Guadalajara, Jalisco, 29 de junho de 1912 - Cidade do México, 16 de junho de 1958) foi um compositor mexicano de música erudita com cariz nacionalista.

José Pablo Moncayo[1] estudou piano enquanto jovem. Ingressou no conservatório da Cidade do México onde prosseguiu os seus estudos de piano com Eduardo Hernandez Moncada, de harmonia com Candelario Huízar e de composição com Carlos Chávez. Um dos seus primeiros trabalhos como músico profissional foi como percussionista na Orquestra Sinfónica Estatal Mexicana. Em 1942 foi convidado a estudar com o compositor Aaron Copland e desde 1949 até 1954 dirigiu a Orquestra Sinfónica Nacional da Cidade do México.

Foi membro de um grupo conhecido como Grupo de los cuatro (Grupo dos Quatro) ao lado de Blas Galindo, Salvador Contreras e Daniel Ayala; este grupo dedicou-se a escrever música que reflectia o espírito nacional mexicano, recorrendo a melodias, ritmos e harmonias típicas da música popular mexicana.

A obra mais conhecida de Moncayo continua a ser a fantasia orquestral Huapango (1941), mas a sua produção também inclui muitas outras obras de grande qualidade, apesar de serem menos famosas. Entre estas encontram-se a ópera La Mulata de Córdoba (1948); Muros Verdes - peça para piano solo (1951); as peças orquestrais Amatzinac (1935), Sinfonía (1944), Sinfonietta (1945) e Bosques (1954); o ballet Tierra (1958) e Homenaje a Cervantes para dois oboés e orquestra de cordas (1947).

Referências

  1. Biografia de José Pablo Moncayo. Coleção Folha de Música Clássica. Folha de S.Paulo.
  • Torres-Chibrás, Armando Ramón. 2002. "José Pablo Moncayo, Mexican Composer and Conductor: A Survey of His Life with a Historical Perspective of His Time." DMA diss., University of Missouri, Kansas City. Ann Arbor, MI: University Microfilms International. ISBN 0-493-66937-X
  • Torres-Chibrás, Armando. 2009. José Pablo Moncayo: Mexico's Musical Crest. Cologne: LAP Lambert Academic Publishing.
  • Zepeda Moreno, José Kamuel. 2005. Vida y obra de José Pablo Moncayo. Guadalajara, Jalisco, México: Gobierno de Jalisco, Secretaría de Cultura.