José Pereira Pinto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
José Pereira Pinto
Nascimento
Lagos
Morte 30 de janeiro de 1794
Rio de Janeiro
Ocupação Militar

José Pereira Pinto (LagosRio de Janeiro, 30 de janeiro[1] de 1794) foi um militar e administrador colonial português. Pai do ministro da Marinha do Brasil José Pereira Pinto.

O Sargento-mor José Pereira Pinto chegou ao Brasil em 1778, sendo nomeado para substituir interinamente o governador da capitania de Santa Catarina, brigadeiro Francisco de Barros Morais Araújo Teixeira Homem, de 7 de julho de 1786 a 7 de janeiro de 1791. Deste período, a seu respeito, informa o vice-rei do Estado do Brasil, Luís de Vasconcelos e Sousa:

"(...) entrou a reedificar (...) as fortalezas da sua principal defesa com uma regularidade tão ajustada que, sem aumentar despesas, nem gravar sensívelmente aquela Provedoria, tem particularmente adiantado as obras e reparos, de que mais necessitavam; concorrendo para este fim os conhecimentos que tem de artilharia, e um gênio ativo e desinteressado que o faz muito apto e diligente no Real Serviço. (...)" (Ofício do Vice-rei Luiz de Vasconcelos e Souza ao reino, em 20 de Agosto de 1789. RIHGB. Rio de Janeiro, t. IV, 1842. p.129-131.)

Referências

  1. Carneiro, Márcio Matos: Santa Catarina e seus governadores

Bibliografia[editar | editar código-fonte]


Precedido por
Francisco de Barros Morais Araújo Teixeira Homem
Governador da capitania de Santa Catarina
1786 — 1791
Sucedido por
Manuel Soares de Coimbra


Ícone de esboço Este artigo sobre um político é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.