José Roberto Batochio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde maio de 2018). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


José Roberto Batochio
Nascimento 17 de abril de 1944 (74 anos)
Dois Córregos
Cidadania Brasil
Alma mater Universidade Presbiteriana Mackenzie
Ocupação advogado, político

José Roberto Batochio (Dois Córregos, 17 de abril de 1944) é um advogado e político brasileiro.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Passou a infância e juventude em Avaré. Em 1963 entrou para a Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, formando-se em 1967. Cursou Mestrado em Direito Penal e Processo Penal na Universidade de São Paulo (USP), em 1974.

Destacado advogado criminalista, presidiu a Associação dos Advogados de São Paulo de 1985 a 1986 e a OAB em São Paulo. De 1993 a 1995, foi presidente nacional do Conselho Federal da OAB, sendo que atualmente é membro honorário e vitalício. É membro da Federação Interamericana de Advogados, bem como do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB).

Foi eleito deputado federal pelo PDT, com mandato entre 1998 e 2002.

Em setembro de 2009, recebeu a "Medalha Maneco Dionísio".[1]

Após convenção do PDT, em 14 de junho de 2014, foi escolhido candidato a vice-governador do Estado de São Paulo na chapa de Paulo Skaf, candidato ao governo paulista pelo PMDB para as eleições de 2014.

No julgamento do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva perante o Supremo Tribunal Federal ocorrido no dia 23 de março de 2018, proferiu sustentação oral considerada histórica pelos ministros do STF Gilmar Mendes e Dias Toffoli, em defesa das liberdades e garantias fundamentais dos cidadãos, embora não tenha obtido êxito para evitar a prisão do ex-presidente.[2]

Referências

  1. «Cópia arquivada». Consultado em 17 de setembro de 2009.. Arquivado do original em 31 de janeiro de 2009 
  2. «Leia sustentação oral do advogado José Roberto Batochio em defesa de Lula no STF». Consultor Jurídico 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]