José de Avelar de Melo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
José de Avelar de Melo
Nascimento
Ilha do Pico
Morte
Ilha de São Jorge
Nacionalidade Portugal portuguesa
Ocupação arquitecto

José d'Avellar de Mello (Ilha do PicoIlha de São Jorge) foi o arquitecto Português e responsável pela reconstrução das igrejas das localidades do Norte Grande, Norte Pequeno, Ribeira Seca e da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, na Vila do Topo, destruídas pelo Mandado de Deus, nome como ficou conhecido na história o sismo e maremoto ocorrido no dia 9 de Julho de 1757 abalou a Ilha de São Jorge e ilhas vizinhas.

Foi neto de Francisco Rodrigues da Ilha do Pico que em 1664 se deslocou para a vila das Velas a fim de dirigir as obras da Igreja Matriz de São Jorge, acabando por lá se radicar. Foi filho de Manuel de Avelar, que foi o arquitecto do edifício da Câmara Municipal de Velas.

De seus filhos salientaram-se: José d'Avellar de Melo em diversas construções na cidade da Horta, ilha do Faial; Matias d'Avellar que foi o responsável pela construção do Portão do Mar (Velas), nas Velas; João José d'Avellar e António d'Avellar que foram os arquitectos que ergueram a Igreja da Urzelina e o palacete dos Terreiros, onde nasceu o Dr. João Teixeira Soares de Sousa; Bento José d'Avellar que foi o arquitecto responsável por obras de restauro efectuadas no Convento de São Francisco de Angra de Angra do Heroísmo onde veio a ser sepultado.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências