Josef Tal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido de en:Josef Tal. Ajude e colabore com a tradução.
Josef Tal
Josef Tal in 1987
Nascimento 18 de Setembro de 1910
Pniewy, Império Alemão (actualmente Polónia)
Morte 25 de agosto de 2008 (97 anos)
Jerusalém, Israel
Nacionalidade Israel Israelense
Ocupação Compositor
Josef Tal with his father Julius Grünthal (1917).

Josef Tal, nascido Joseph Grünthal (10 de Setembro de 191025 de Agosto de 2008) foi um compositor israelense.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Josef Tal é considerado um dos fundadores da música israelense. Ele nasceu em Pniewy, no Império Alemão (actualmente a cidade é parte do territorio da Polónia), e era filho do rabino Julius Grünthal e de sua esposa Ottilie. Logo após seu nascimento sua família (seus pais,[1] e sua irmã mais velha Grete) mudaram-se para Berlim, onde a família geria um orfanato privado.[2] O rabino Julius Grünthal foi docente no Instituto Superior de Estudos judaicos (Hochschule für die Wissenschaft des Judentums), que era especializado no estudo filológico das línguas antigas.[3]

Estudos[editar | editar código-fonte]

Tal foi admitido no Staatliche Akademische Hochschule für Musik[4] em Berlim e estudou com Max Trapp (piano e composição), Heinz Tiessen (teoria musical), Max Saal (harpa), Curt Sachs (instrumentação), Fritz Flemming (oboé), Georg Schünemann (história da musica), Charlotte Pfeffer and Siegfried Borris (treino auditivo), Siegfried Ochs (canto coral), Leonid Kreutzer (metedologia de piano ) e Julius Prüwer (regência). Paul Hindemith - seu professor de composição e teoria musical – apresentou-o a Friedrich Trautwein que dirigia o estúdio de música eletrônica localizado na cave do edifício.

Tal completou seus estudos na academia em 1931, e casou-se com a dancarina Rosie Löwenthal um ano depois. Ele trabalho dando aulas de piano e fazendo acompanhamento musical para apresentações de dançarinos, cantores e filmes mudos.

Palestina[editar | editar código-fonte]

Em 1934, a família emigrou para a Palestina com seu filho Re'uven.[5] Tal trabalhou como fotografo em Haifa e Hadera por um curto período de tempo. Após o qual a família mudou-se para o kibbutz Beit Alpha, e posteriormente para o Kibbutz Gesher, onde Tal prentendia decidar seu tempo à música.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Notas e referências

  1. Que posteriormente fugiram para a Holanda, foram presos em Eindhoven e deportados para o Campo de extermínio de Sobibór, onde foram assassinados em 16 de Abril de 1943.
  2. Eckhardt, Ulrich & Nechama, Andreas: Judische Orte in Berlin, 2005, Nicolai, p153 ISBN 3-89479-165-9.
  3. Die syrische Uebersetzung zum Buche Esther. Dolnośląska Digital Library. Página visitada em 2009-07-08.
  4. Actualmente Universidade de Artes de Berlim.
  5. Que posteriormente se tornou membro do kibutz de Megiddo, e foi assassinado durante a Guerra dos Seis Dias.