Joseph Hooker

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: Se procura por pelo botânico inglês do mesmo nome, veja Joseph Dalton Hooker.
Joseph Hooker

Joseph Hooker (Hadley, 13 de novembro de 1814Garden city, 31 de outubro de 1879) foi um militar dos Estados Unidos que lutou na Guerra Mexicano-Americana, e na Guerra Civil Americana, onde chegou a ser general de divisão (major-general) do exército da União.

Embora servisse na guerra, e geralmente com distinção, Hooker é recordado pela sua contundente derrota sofrida frente ao general Robert E. Lee na batalha de Chancellorsville em 1863. Ficou conhecido como “Fighting Joe" (Joe Lutador) durante a Guerra Civil.

Comando Militar[editar | editar código-fonte]

Hooker serviu nas Guerras Seminolse e na Guerra Mexicano-Americana, recebendo três promoções, antes de se demitir do Exército. No início da Guerra Civil, juntou-se ao lado da União como general de brigada, destacando-se em Williamsburg, Antietam e Fredericksburg, após o que recebeu o comando do Exército do Potomac.

Seu ambicioso plano para Chancellorsville foi frustrado pelo movimento ousado de Lee em dividir seu exército e derrotar um corpo da União, bem como por erros por parte dos generais subordinados de Hooker e sua própria perda de coragem. A derrota deu a Lee a iniciativa, o que lhe permitiu viajar para o norte, para Gettysburg.

Hooker foi mantido no comando, mas quando o general Halleck e Lincoln recusaram seu pedido de reforços, ele renunciou. George G. Meade foi nomeado para comandar o Exército do Potomac três dias antes de Gettysburg. Hooker voltou ao combate em novembro de 1863, ajudando a aliviar o exército da União sitiado em Chattanooga, Tennessee, e continuando no Western Theatre sob o comando do major-general William T. Sherman , mas partiu em protesto antes do fim da campanha de Atlanta, quando preterido para promoção.[1]

Hooker ficou conhecido como "Fighting Joe" devido a um erro burocrático de um jornalista, e o apelido pegou. Sua reputação pessoal era de mulherengo e beberrão, e seu quartel-general era conhecido pelas festas e jogos de azar.

Referências[editar | editar código-fonte]