Saltar para o conteúdo

Joseph Joshua Weiss

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Joseph Joshua Weiss
Nascimento30 de agosto de 1905
Viena
Morte9 de abril de 1972 (66 anos)
CidadaniaÁustria
Alma mater
Ocupaçãoquímico, professor universitário
Empregador(a)Universidade de Newcastle (Reino Unido)

Joseph Joshua Weiss (também J J Weiss; Áustria, 30 de agosto de 19059 de abril de 1972)[1] foi um químico e pioneiro da radioquímica e fotoquímica austro-britânico. Joseph Weiss descobriu em parceria com seu professor Fritz Haber a reação Haber-Weiss.

Weiss descende de uma família judaica.[2] Estudou na Universidade Técnica de Viena e concluiu seus estudos em 1928 com o grau de engenheiro diplomado. Seguiu para a Sociedade Kaiser Wilhelm para Pesquisas em Fibras Orgânicas em Żary, a antiga Sorau, onde foi diretor da seção de química. Em 1930 foi para o Instituto Fritz Haber da Sociedade Max Planck em Berlin, sendo assistente de Fritz Haber. Em 1933 os dois fugiram para Cambridge na Inglaterra. Weiss mudou depois para a University College London, onde obteve um doutorado em 1935, orientado por Frederick George Donnan.[3] A partir de 1937 lecionou no Kings College em Durham, do qual originou-se mais tarde a Universidade de Newcastle. Em 1942 casou com Frances Sonia Lawson e tornou-se em 1956 professor de radioquímica da Universidade de Newcastle. Em 1968 recebeu um título de doutor honorário da Universidade Técnica de Berlim e em 1970 recebeu a Medalha Marie Curie do então recém fundado Instituto Curie. Após sua morte a Associação dos Radioquímicos estabe;eceu em sua memória a Medalha Weiss.

Referências

  1. Reinhard Rürup, Michael Schüring: Schicksale und Karrieren: Gedenkbuch für die von den Nationalsozialisten aus der Kaiser-Wilhelm Gesellschaft vertriebenen Forscherinnen und Forscher. Wallstein, 2008, p. 353.
  2. Ute Deichmann: Flüchten, Mitmachen, Vergessen. Chemiker und Biochemiker im Nationalsozialismus. Wiley VCH, Weinheim 2001.
  3. Dan Meisel Chemistry Genealogy.

Ligações externas

[editar | editar código]