Saltar para o conteúdo

Joseph Joshua Weiss

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Joseph Joshua Weiss
Nascimento 30 de agosto de 1905
Viena
Morte 9 de abril de 1972 (66 anos)
Cidadania Áustria
Alma mater
Ocupação químico, professor universitário
Empregador(a) Universidade de Newcastle (Reino Unido)

Joseph Joshua Weiss (também J J Weiss; Áustria, 30 de agosto de 19059 de abril de 1972)[1] foi um químico e pioneiro da radioquímica e fotoquímica austro-britânico. Joseph Weiss descobriu em parceria com seu professor Fritz Haber a reação Haber-Weiss.

Weiss descende de uma família judaica.[2] Estudou na Universidade Técnica de Viena e concluiu seus estudos em 1928 com o grau de engenheiro diplomado. Seguiu para a Sociedade Kaiser Wilhelm para Pesquisas em Fibras Orgânicas em Żary, a antiga Sorau, onde foi diretor da seção de química. Em 1930 foi para o Instituto Fritz Haber da Sociedade Max Planck em Berlin, sendo assistente de Fritz Haber. Em 1933 os dois fugiram para Cambridge na Inglaterra. Weiss mudou depois para a University College London, onde obteve um doutorado em 1935, orientado por Frederick George Donnan.[3] A partir de 1937 lecionou no Kings College em Durham, do qual originou-se mais tarde a Universidade de Newcastle. Em 1942 casou com Frances Sonia Lawson e tornou-se em 1956 professor de radioquímica da Universidade de Newcastle. Em 1968 recebeu um título de doutor honorário da Universidade Técnica de Berlim e em 1970 recebeu a Medalha Marie Curie do então recém fundado Instituto Curie. Após sua morte a Associação dos Radioquímicos estabe;eceu em sua memória a Medalha Weiss.

Referências

  1. Reinhard Rürup, Michael Schüring: Schicksale und Karrieren: Gedenkbuch für die von den Nationalsozialisten aus der Kaiser-Wilhelm Gesellschaft vertriebenen Forscherinnen und Forscher. Wallstein, 2008, p. 353.
  2. Ute Deichmann: Flüchten, Mitmachen, Vergessen. Chemiker und Biochemiker im Nationalsozialismus. Wiley VCH, Weinheim 2001.
  3. Dan Meisel Chemistry Genealogy.

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]