Joseph Lowery

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Joseph Lowery
O reverendo Joseph Lowery em 2000.
Nascimento 6 de outubro de 1921
Huntsville
Morte 27 de março de 2020 (98 anos)
Atlanta
Cidadania Estados Unidos
Ocupação ativista de direitos humanos, ministro
Prêmios Medalha Presidencial da Liberdade
Religião Igreja Metodista

Joseph Echols Lowery (Huntsville, 6 de outubro de 1921 - Atlanta, 27 de março de 2020)[1] foi um reverendo e líder do movimento de luta por direitos civis nos Estados Unidos. Nascido em Huntsville, Alabama, Lowery esteve ao lado de Martin Luther King Jr. e Jesse Jackson nas campanhas pelos direitos civis. Foi um dos apoiadores do grupo de defesa dos direitos civis iniciado por King, a fundação da Southern Christian Leadership Conference (SCLC), criada em 1957.

Lowery era conhecido como "o decano"[2] do movimento de defesa dos direitos civis pela Associação Nacional para o Avanço das Pessoas de Cor (NAACP) pelas décadas de militância contra a discriminação racial. Na cerimônia de posse do primeiro presidente negro dos EUA, Barack Obama, em 2009, Lowery foi escolhido para discursar. Pouco depois, foi homenageado com a Medalha da Liberdade, o prêmio civil mais importante dos Estados Unidos.

Lowery faleceu em 27 de março de 2020. A causa da morte não foi divulgada.[2]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um político dos Estados Unidos é um esboço relacionado ao Projeto Biografias de Políticos. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.