Joseval Peixoto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde abril de 2017).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Joseval Peixoto
Nascimento 26 de setembro de 1938 (78 anos)
Rio de Janeiro, Brasil
Nacionalidade brasileiro
Ocupação Jornalista
Radialista
Advogado

Joseval Peixoto (Rio de Janeiro, 26 de setembro de 1938) é um jornalista, radialista e advogado brasileiro. Atualmente contratado de dois dos maiores veículos de comunicação do Brasil, a Rádio Jovem Pan e o SBT, onde apresenta, respectivamente, o Jornal da Manhã e o SBT Brasil.

Infância[editar | editar código-fonte]

Nascido na então capital da República, aos dois anos retornou com a família à cidade de Rancharia, no interior de São Paulo. Mais tarde a família mudou-se para o norte do Paraná, fixando-se em Arapongas. A seguir, Joseval foi estudar em um colégio interno em Paraguaçu Paulista, onde concluiu o ginásio.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Começou a carreira de radialista na Rádio Clube Marconi, de Paraguaçu Paulista. Mas, o interesse pela profissão de jornalista aconteceu mesmo em Presidente Prudente, para onde se mudou em 1955, a fim de terminar o colegial. Lá, ingressou na Rádio Presidente Prudente, onde leu crônicas, foi rádio-ator, mancheteiro de jornal-falado, apresentou programas de auditório, narrou missa, futebol, carnaval. Foi também apresentador em palanques políticos.

Auge[editar | editar código-fonte]

Contratado como locutor esportivo pela Rádio Bandeirantes, em São Paulo, surgiu a oportunidade de cursar Direito na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco da Universidade de São Paulo, onde se formou em 1965, tendo sido o orador da turma.[1]

Joseval Peixoto não começou a advogar logo que saiu da faculdade, e planejava iniciar a carreira de advogado quando se consagrasse no rádio e pudesse impor um contrato de trabalho. A consagração veio em 1970, na Copa do Mundo do México.[1]

Advogado[editar | editar código-fonte]

Na volta do México, procurou um escritório de advocacia e foi contratado para atuar na área criminal. Chegou a exercer o cargo de promotor da Justiça Militar do Estado de São Paulo. Uns dois anos depois de ter começado a advogar, Joseval Peixoto montou sua própria banca e dedicou-se ao júri por cerca de dez anos, Nessa época conviveu com grandes advogados, como Waldir Trocoso Peres, Raimundo Pascoal Barbosa e o ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, entre outros.

Atualmente[editar | editar código-fonte]

Trabalha atualmente em uma das mais importantes rádios brasileiras, a rádio Jovem Pan, onde é um dos âncoras do Jornal da Manhã. Trabalha também no SBT, onde estreou no dia 30 de maio de 2011, como âncora do novo SBT Brasil, ao lado de Rachel Sheherazade.[2]

Hoje tem sua própria bancada de direito, o escritório Joseval Peixoto e Advogados Associados.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]