Jotta Herre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jotta Herre
Informação geral

Biografia[editar | editar código-fonte]

Os Jotta Herre, nome formado pelas iniciais de dois dos elementos, eram um grupo formado por Jaime João, Anibal Cunha, Carlos Pinto e o teclista Rui Pereira que animava as noites do "Hotel Penina", no Algarve. No início de 1969, a bateria era ocupada por Giuseppe Carlo (José Carlos Flamínio) pois o baterista anterior, Américo Sousa, tinha sido chamado para a tropa.

Num dia de Dezembro de 1968, pouco depois da meia-noite, encontram Paul McCartney na recepção do Hotel. O Beatle estava em Lagos, em casa de Hunter Davies, e fôra ao Penina, com Linda Eastman, futura mulher, para trocar libras por escudos. Depois de uma primeira conversa foram para o bar onde McCartney acompanhou o grupo, à bateria ou ao piano, e ofereceu-lhes, já perto das 4 da manhã, a canção "Penina".

O famoso jogador de golfe Henry Cotton, correspondente do "Daily Express", presenciou todo o episódio que foi noticiado no dia 9 de Janeiro, com o título "Beatle Paul writes a £20,000 holiday tip".

O grupo foi contratado pela Philips e lançaram um EP com quatro canções. No entanto o disco não teve grande sucesso vendendo apenas mil cópias. Nesse ano é editado em Espanha um single com os temas "Penina" e "North" e no ano seguinte é editado na Holanda. Há edições também em França, Itália e no Chile. Carlos Mendes grava também uma versão do tema.

Rui Pereira morre em 1974, devido a problemas pulmonares, e é substituído por um ainda jovem Vitorino, então a viver há pouco tempo em Lisboa. O grupo, a partir de 1970, incluiu ainda Vasco Moura,no baixo, que ficou a residir em Portimão. Continuaram a tocar no Hotel Penina até Fevereiro de 1975. O período revolucionário que se vivia no país reflectiu-se também na unidade hoteleira, que enveredou pelos caminhos da autogestão.

A colectânea "The Songs Lennon and McCartney Gave Away", de 1979, inclui a versão de Carlos Mendes. Em 1992 foi editada uma colectânea pirata com as versões dos Jotta Herre e de Carlos Mendes e uma "versão demo" dos Beatles, gravada durante os ensaios do disco "Let It Be".

O disco "All You Need Is Lisboa" inclui também as duas versões de "Penina".

Discografia[editar | editar código-fonte]

  • Penina (EP, Philips, 1969) [Penina/The Neening of Love/North/To Grandma]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]