Juan Barrundia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde abril de 2015). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Juan Barrundia é um político que governou o Estado da Guatemala de 12 de outubro de 1824 até à sua destituição em 6 de setembro de 1825, mediante um "Golpe de Estado" perpetrado pelo Presidente da Federação Centro-americana, general Manuel José Arce.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Família[editar | editar código-fonte]

Juan Barrundia era filho de Martín Barrundia e Iparraguirre e Teresa Cepeda. Seu irmão foi José Francisco Barrundia e Cepeda, que foi Chefe de Estado da Guatemala e presidente dos Estados Unidos da América Central.

Chefe de Estado da Guatemala[editar | editar código-fonte]

Em 1824 foi nomeado Chefe de Estado da Guatemala pelo Conselho Constituinte e tomou posse efetiva do cargo em 12 de outubro de 1824.[1]

Em 1825 o presidente da Federação geral Manuel José Arce celebrava o aniversário da instalação da Assembleia Nacional Constituinte na qual não tinha lugares de honra para funcionários públicos não federais, pelo que Barrundia não assistiu. Devido a isto, foi preso e obrigado a estar presente na celebração de Arce.

Golpe de Estado[editar | editar código-fonte]

Manuel José Arce ordenou a detenção de Juan Barrundia em 6 de setembro de 1825. Três dias depois foi julgado e não foi condenado. De igual forma também não foi restituído ao seu cargo.

Vida após a presidência[editar | editar código-fonte]

Depois da invasão de Francisco Morazán a Guatemala dispôs-se a reinstalá-lo no seu cargo, mas rejeitou a proposta. A partir de 1832 foi membro da Direcção da Academia de Estudos.

Morte[editar | editar código-fonte]

Exilou-se em San Cristóbal de las Casas, Chiapas, México, onde morreu em 1843.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Dicionário Histórico Biográfico de Guatemala.