Juan Martínez de Contreras

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Sepulcro de Juan Martínez de Contreras.

Juan Martinez Contreras (falecido em Alcalá de Henares, 16 de setembro de 1434), foi um advogado e religioso espanhol, que ocupou a arquidiocese de Toledo de 1423 até sua morte.

Vida e obras[editar | editar código-fonte]

Era natural de Riaza, Segovia; estima-se que seu pai era um fidalgo rural, e por parte de mãe descendia da família Suárez de Toledo, senhores de Ajofrín. Após estudar Direito, foi criado do arcebispo Pedro de Luna (arcebispo de Toledo). Em 22 de junho de 1423 foi confirmado arcebispo da cidade. Assistiu ao Concílio de Siena (que originalmente havia sido convocado em Pávia), em que teve uma destacada participação como representante da Espanha. Entre suas obras como arcebispo se encontram melhoras ao Santuário de Guadalupe e a torre da catedral de Toledo.

Ao morrer, doou seu patrimônio à cidade de Toledo, exceto por um dote à sua sobrinha María de Contreras, com que se financiou a construção do castelo de Hinojosa de la Sierra. Seu sucessor, Juan de Cerezuela, pleiteou com o cabildo para conseguir recuperar parte do legado, alegando que se necessitava para reparar certas fortalezas da sé que Martínez Contreras havia descuidado.

Se encontra enterrado na capela de Santo Ildefonso, na catedral de Toledo, num sepulcro escavado no muro esquerdo que leva à sua estátua.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Villarroel González, Óscar, «La intervención regia en las elecciones episcopales en tiempo de Juan II de Castilla (1406-1454): el ejemplo de los arzobispos de Toledo», Anuario de Estudios Medievales, 31/1 (2001), pp. 147-190. (em castelhano)
  • Villarroel González, Óscar, «Castilla y el Concilio de Siena: la embajada regia y su actuación», En la España Medieval (2007). (em castelhano)
  • Villarroel González, Óscar, Las relaciones entre el arzobispado de Toledo y la Monarquía en tiempos de Juan II de Castilla (1406 – 1454), Toledo, 2003 (em castelhano)
  • Rivera Recio, Juan Francisco, Los arzobispos de Toledo en la Baja Edad Media, (s.XII-XV), Toledo, 1969, Diputación Provincial. (em castelhano)