Festival Eurovisão da Canção 1988

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Festival Eurovisão da Canção 1988
33° edição
Datas
Final 30 de abril de 1988
Anfitrião
Local RDS Simmonscourt Pavilion, Dublin, Irlanda
Apresentador(es) República da Irlanda Michelle Rocca
República da Irlanda Pat Kenny
Maestro República da Irlanda Noel Kelehan
Diretor República da Irlanda Declan Lowney
Supervisor executivo Suíça Frank Naef
Estação Anfitriã Raidió Teilifís Éireann
Website Website oficial
Participantes
Número de entradas 21 países
Países estreantes Nenhum
Países de regresso Nenhum
Países de saída  Chipre
Actuações
Actuações de abertura(s) Johnny Logan tocando "Hold Me Now"
Actuações nos intervalos Hothouse Flowers tocando "Don't Go"
Mapa dos países participantes
Um mapa colorido dos países da EuropaPortugal no Festival Eurovisão da CançãoEspanha no Festival Eurovisão da CançãoSan Marino no Festival Eurovisão da CançãoFrança no Festival Eurovisão da CançãoReino Unido no Festival Eurovisão da CançãoIrlanda no Festival Eurovisão da CançãoIslândia no Festival Eurovisão da CançãoBélgica no Festival Eurovisão da CançãoPaíses Baixos no Festival Eurovisão da CançãoSuíça no Festival Eurovisão da CançãoAlemanha no Festival Eurovisão da CançãoDinamarca no Festival Eurovisão da CançãoMalta no Festival Eurovisão da CançãoItália no Festival Eurovisão da CançãoNoruega no Festival Eurovisão da CançãoSuécia no Festival Eurovisão da CançãoFinlândia no Festival Eurovisão da CançãoEstónia no Festival Eurovisão da CançãoLetónia no Festival Eurovisão da CançãoLituânia no Festival Eurovisão da CançãoEslováquia no Festival Eurovisão da CançãoÁustria no Festival Eurovisão da CançãoJugoslávia no Festival Eurovisão da CançãoHungria no Festival Eurovisão da CançãoJugoslávia no Festival Eurovisão da CançãoJugoslávia no Festival Eurovisão da CançãoJugoslávia no Festival Eurovisão da CançãoJugoslávia no Festival Eurovisão da CançãoAlbânia no Festival Eurovisão da CançãoJugoslávia no Festival Eurovisão da CançãoGrécia no Festival Eurovisão da CançãoBulgária no Festival Eurovisão da CançãoRoménia no Festival Eurovisão da CançãoMoldávia no Festival Eurovisão da CançãoUcrânia no Festival Eurovisão da CançãoBielorrússia no Festival Eurovisão da CançãoRússia no Festival Eurovisão da CançãoGeórgia no Festival Eurovisão da CançãoAzerbaijão no Festival Eurovisão da CançãoTurquia no Festival Eurovisão da CançãoChipre no Festival Eurovisão da CançãoIsrael no Festival Eurovisão da CançãoArménia no Festival Eurovisão da CançãoMarrocos no Festival Eurovisão da CançãoLiechtenstein no Festival Eurovisão da CançãoAndorra no Festival Eurovisão da CançãoMónaco no Festival Eurovisão da CançãoPolónia no Festival Eurovisão da CançãoRepública Checa no Festival Eurovisão da CançãoLuxemburgo no Festival Eurovisão da CançãoLíbano no Festival Eurovisão da CançãoTunísia no Festival Eurovisão da CançãoArgélia no Festival Eurovisão da Canção

     Países confirmados que já escolheram o seu artista e/ou canção     Países que não se classificaram para a final     Países que participaram no passado mas não em 1988

Votação
Sistema de
voto
A votação baseou-se num júri por país que atribuiu 12, 10, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2 e 1 ponto às suas 10 canções favoritas, por ordem de preferência.
Votos nulos  Áustria
Vencedor(a)
Portal da Eurovisão
1987Festival Eurovisão da Canção1989

O Festival Eurovisão da Canção 1988 (em inglês: Eurovision Song Contest 1988, em francês: Concours Eurovision de la chanson 1988 e em irlandês: Comórtas Amhránaíochta na hEoraifíse 1988) foi o 33.º Festival Eurovisão da Canção e realizou-se em 30 de abril de 1988, em Dublin, na Irlanda. Os apresentadores foram Pat Kenny e Michelle Rocca.

A futura super-estrela canadiana (canadense) Céline Dion era apenas famosa no mundo expressão francesa, foi a vencedora do Festival desse ano, com a canção: "Ne partez pas sans moi", representando a televisão suíça. Poucos esperavam que a vencedora desse ano viesse a ser tão famosa, já que a sua canção não teve grande sucesso na Europa e nada tinha de verdadeiramente original.

Local[editar | editar código-fonte]

Mais sobre a cidade anfitriã: Dublin
O RDS Simmonscourt Pavilion, em Dublin, na Irlanda.

O Festival Eurovisão da Canção 1988 ocorreu em Dublin, na Irlanda. Dublin é a capital e maior cidade da Irlanda. O nome em inglês deriva da palavra irlandesa "Dubhlinn" (ocasionalmente também grafada Duibhlinn ou Dubh Linn), que significa "Lago Negro". Localiza-se na província de Leinster próxima ao ponto mediano da costa leste da Irlanda, sendo cortada pelo Rio Liffey e o centro da região de Dublin. Desde 1898 possui nível administrativo de condado (county-boroughs). Seus limites são os condados de Fingal a norte, Dublin meridional a sudoeste e Dun Laoghaire-Rathdown a sudeste. Tem uma população de 527.612 habitantes na cidade, e sua área metropolitana tem 1.804.156 habitantes. Fundada como um assentamento viquingue, foi o centro do Reino de Dublin e se tornou a principal cidade da Ilha após a invasão dos Normandos. A cidade cresceu de maneira rápida durante o século XVII; se tornou na época a segunda maior cidade do Império Britânico e a quinta maior da Europa. Dublin entrou em um período de estagnação após o Ato de União de 1800, mas continuou o centro económico da Ilha. Após a Partição da Irlanda em 1922, virou a capital do Estado Livre Irlandês, e mais tarde, da República da Irlanda. Dublin é reconhecida como uma cidade global, com um ranking "Alpha-", colocando a cidade entre as 30 mais globalizadas do mundo.[1] Atualmente é o principal centro histórico, cultural, económico, industrial e educacional da Irlanda.

O festival em si realizou-se no RDS Simmonscourt Pavilion, uma sala polivalente, pertencente ao complexo de recreação da Royal Dublin Society e destina-se a sediar festivais equestres e agrícolas. O pavilhão pode acomodar até 7000 pessoas.[2]

Formato[editar | editar código-fonte]

A representante da Suíça, Céline Dion, tinha nacionalidade canadiana e era, até à data, uma simples cantora desconhecida para a grande parte dos países europeus. Após a sua vitória e devido ao pouco sucesso que a sua canção obteve na Europa, ninguém previa que Céline Dion se iria tornar numa das grandes divas internacionais da música, tal como é considerada actualmente. Também nesta edição, mas pelo Luxemburgo, Lara Fabian concorreu, tendo ficado em 4º lugar.

O Chipre, que era para ser o segundo país a subir ao palco, já tinha escolhido os seus representantes, seriam Yiannis Dimitrou e Scott Adams, com a canção de "Thimame" (Recordar), mas não puderam representar o seu país pois já tinham lançado o seu tema anos antes e isso é uma violação das regras do concurso.[3]

Esta edição foi a primeira desde 1979 que teve dois apresentadores.

O logótipo do show, foi desenhado por Maria Quigley. A Eurovisão V representa o símbolo da harpa celta da Irlanda. O conjunto de Michael Grogan, que já havia sido criado em 1981, consistia em uma cena na forma de uma perspectiva brilhante. No fundo um céu estrelado.

O núcleo da equipa técnica foi formado por Declan Lowney (direção), Liam Miller (produtor executivo), Paula Farrell e Michael Grogan (cenário) e Noel Kelehan e Bill Whelan (direção musical).

Visual[editar | editar código-fonte]

A abertura da competição começou com um vídeo, resumindo a história da Irlanda, desde a pré-história até os dias atuais, passando por pontos turísticos e evidências arqueológicas. O vídeo termina com um close-up de uma lua cheia, que é então exibida na parede da tela. A câmera então revelou o palco, com Johnny Logan, o vencedor da edição de 1987, a cantar "Hold Me Now", a música que lhe valeu a vitória em Bruxelas no ano anterior. Depois, os apresentadores Michelle Rocca e Pat Kenny fizeram as apresentações habituais, observando que Dublin comemorou o seu milénio, e que também estava a ser comemorado o Ano Europeu do Cinema e Televisão. Michelle Rocca cumprimentou os participantes e a abertura termina com um segundo vídeo mostrando a recepção dos participantes em Dublin na semana de ensaio. A música que acompanhava era a música "Heartland", interpretada por Johnny Logan.

A orquestra, dirigida por Noel Kelehan, estava à esquerda do palco. A RTÉ, seguindo o exemplo do seu antecessor, investiu nos avanços tecnológicos da época para oferecer um grande programa de televisão. Para isso, a emissora depositou a gestão do programa nas mãos de Declan Lowney, um jovem produtor de apenas 28 anos de idade, com experiência em programas para jovens e concertos de grande escala. O palco, que no princípio dava a impressão de estar suspenso, já foi chamado de "espetacular". Era uma plataforma dividida em grades, cujas linhas eram tubos de néon que mudavam de cor dependendo do tema em competição e que, graças em parte a uma conclusão cuidadosa, conferida à televisão, tanto ao local quanto ao próprio palco, mais profundidade e dimensões maiores do que realmente tinham. Ele também foi flanqueado em ambos os lados por duas grandes telas de vídeo que projetavam dinamicamente imagens do logótipo e do artista no palco, pela primeira vez na história.

Os apresentadores foram Michelle Rocca e Pat Kenny[3], que falou aos espectadores em inglês e francês.

Os cartões postais consistiam nos participantes a fazer coisas na Irlanda, de cultura a tradição, desporto ou turismo.

O intervalo foi preenchido pela banda de rock irlandesa Hothouse Flowers com a música "Do Not Go", sobre imagens filmadas em diferentes cidades da Europa e foi o videoclipe mais caro já produzido na Irlanda na época. A produção deste clipe foi subsidiada pela Comissão Europeia.

Votação[editar | editar código-fonte]

Cada país tinha um júri composto por 16 elementos, que atribuiu 12, 10, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1 pontos às dez canções mais votadas.

O supervisor executivo da EBU foi Frank Naef.

Durante a votação, a câmera fez vários close-ups dos artistas. Em particular, Lara Fabian, Scott Fitzgerald e Celine Dion apareceram.

Pela primeira vez, um quadro de votação digital foi usado. Também pela primeira vez, um ranking dos cinco principais países foi mostrado na tela.

Durante o processo de votação, o Reino Unido manteve-se no 1º lugar com alguma vantagem sobre a Suíça. No entanto, o júri da Jugoslávia (o último a dar os votos) entregou 6 pontos à Suíça e para surpresa de todos não pontuou o Reino Unido, dando assim a vitória à Suíça por apenas 1 ponto de diferença.

Participações individuais[editar | editar código-fonte]

Predefinição:Participações Individuais ESC1988

Participantes[editar | editar código-fonte]

  Países participantes
País Título original da Canção Artista Processo Data da Selecção
Tradução em Português Idiomas de Interpretação
 Alemanha "Lied für einen Freund" Maxi & Chris Garden Ein lied für Dublin 1988 31 de março de 1988
Canção para um amigo Alemão
 Áustria "Lisa Mona Lisa" Wilfried Seleção interna -
Lisa Mona Lisa Alemão
 Bélgica "Laissez briller le soleil" Reynaert Finale Nationale - Eurovision 1988 27 de fevereiro de 1988
Deixem brilhar o sol Francês
 Dinamarca "Ka' du se hva' jeg sa'?" Hot Eyes Dansk Melodi Grand-Prix 1988 27 de fevereiro de 1988
Vês o que eu dizia? Dinamarquês
 Espanha "La chica que yo quiero (Made in Spain)" La Década Prodigiosa Selecção Interna -
A rapariga que eu quero (Feita em Espanha) Castelhano
 Finlândia "Nauravat silmät muistetaan" Boulevard Euroviisut 1988 13 de fevereiro de 1988
Os olhos sorridentes são os lembrados Finlandês
 França "Chanteur de charme" Gérard Lenorman Sélection Française - Eurovision 1988 -
Cantor romântico Francês
 Grécia "Clown" (Κλόουν) Afroditi Frida Ellinikoú Telikoú tis Diagonismós Tragoudioú Eurovision 1988 28 de março de 1988
Palhaço Grego
 Irlanda "Take Him Home" Jump the Gun National Song Contest 1988 6 de março de 1988
Leva-o para casa Inglês
 Islândia "Þú og þeir (Sókrates)" Beathoven Íslenska Söngvakeppni Sjónvarpsins 1988 21 de março de 1988
Tu e eles (Sócrates) Islandês
 Israel "Ben Adam" (בן אדם) Yardena Arazi Seleção interna -
Um ser humano Hebraico
 Itália "Vivo (Ti scrivo)" Luca Barbarossa Seleção interna -
Vivo (Escrevo-te) Italiano
 Iugoslávia "Mangup" Srebrna Krila Pjesma Eurovizije 1988 12 de março de 1988
Vilão Servo-Croata
 Luxemburgo "Croire" Lara Fabian Selecção Interna -
Acreditar Francês
 Noruega "For vår jord" Karoline Krüger Melodi Grand-Prix 1988 26 de março de 1988
Pela nossa Terra Norueguês
 Países Baixos "Shangri-La" Gerard Joling Nationaal Songfestival 1988 23 de março de 1988
Shangri-La Holandês
 Portugal "Voltarei" Dora Selecção Interna para o Eurofestival 1988 7 de março de 1988
Voltarei Português
 Reino Unido "Go" Scott Fitzgerald A song for Europe 1988 25 de março de 1988
Vai Inglês
 Suécia "Stad i ljus" Tommy Körberg Melodifestivalen 1988 27 de fevereiro de 1988
Cidade de luz Sueco
 Suíça "Ne partez pas sans moi" Céline Dion Finale Suisse 1988 6 de fevereiro de 1988
Não partas sem mim Francês
 Turquia "Sufi" MFÖ Eurovision Şarkı Yarışması Türkiye Finali 1988 -
Sufi Turco

Festival[editar | editar código-fonte]

# País Idioma[4] Artista Canção Tradução para Português Lugar Pontuação
 Islândia Islandês Beathoven "Þú og þeir (Sókrates)" Tu e eles (Sócrates) 16º 20
 Suécia Sueco Tommy Körberg "Stad i ljus" Cidade de luz 12º 52
 Finlândia Finlandês Boulevard "Nauravat silmät muistetaan" Os olhos sorridentes são os lembrados 20º 3
 Reino Unido Inglês Scott Fitzgerald "Go" Vai 136
 Turquia Turco MFÖ "Sufi" Sufi 15º 37
 Espanha Castelhano La Década Prodigiosa "La chica que yo quiero (Made in Spain)" A rapariga que eu quero (Feita em Espanha) 11º 58
 Países Baixos Holandês Gerard Joling "Shangri-La" Shangri-La 70
 Israel Hebraico Yardena Arazi "Ben Adam" (בן אדם) Um ser humano 85
 Suíça Francês Céline Dion "Ne partez pas sans moi" Não partam sem mim 137
10º  Irlanda Inglês Jump the Gun "Take Him Home" Leva-o para casa 79
11º  Alemanha Alemão Maxi & Chris Garden "Lied für einen Freund" Canção para um amigo 14º 48
12º  Áustria Alemão Wilfried "Lisa Mona Lisa" Lisa Mona Lisa 21º 0
13º  Dinamarca Dinamarquês Hot Eyes "Ka' du se hva' jeg sa'?" Vês o que eu dizia? 92
14º  Grécia Grego Afroditi Frida "Clown" (Κλόουν) Palhaço 17º 10
15º  Noruega Norueguês Karoline Krüger "For vår jord" Pela nossa Terra 88
16º  Bélgica Francês Reynaert "Laissez briller le soleil" Deixem brilhar o sol 18º 5
17º  Luxemburgo Francês Lara Fabian "Croire" Acreditar 90
18º  Itália Italiano Luca Barbarossa "Vivo (Ti scrivo)" Vivo (Escrevo-te) 12º 52
19º  França Francês Gérard Lenorman "Chanteur de charme" Cantor romântico 10º 64
20º  Portugal Português Dora "Voltarei" Voltarei 18º 5
21º  Iugoslávia Servo-Croata Srebrna Krila "Mangup" Vilão 87

Resultados[editar | editar código-fonte]

A ordem de votação no Festival Eurovisão da Canção 1988, foi a seguinte:[5]

  Vencedor
  2º classificado
  3º classificado
Países Votantes Países Pontuados
Islândia Suécia Finlândia Reino Unido Turquia Espanha Países Baixos Israel Suíça República da Irlanda Alemanha Áustria Dinamarca Grécia Noruega Bélgica Luxemburgo Itália França Portugal República Socialista Federativa da Iugoslávia
 Islândia 3 1 2 6 7 8 10 5 4 12
 Suécia 1 5 4 12 7 3 8 10 2 6
 Finlândia 10 6 5 2 4 7 12 8 3 1
 Reino Unido 2 1 6 4 10 3 5 12 7 8
 Turquia 12 5 6 10 2 1 3 4 8 7
 Espanha 10 5 6 8 12 3 1 7 2 4
 Países Baixos 4 8 1 3 10 6 12 7 5 2
 Israel 3 10 8 2 7 4 5 6 1 12
 Suíça 5 6 7 10 4 1 12 8 3 2
 Irlanda 5 7 2 1 10 6 4 8 12 3
 Alemanha 10 8 6 5 12 7 4 1 2 3
 Áustria 10 8 2 6 12 3 1 5 7 4
 Dinamarca 4 8 10 1 7 6 5 2 3 12
 Grécia 6 8 12 3 10 7 2 5 1 4
 Noruega 12 5 2 8 7 4 10 6 3 1
 Bélgica 1 12 6 10 4 5 7 3 8 2
 Luxemburgo 3 8 4 6 12 5 1 2 10 7
 Itália 1 10 12 8 5 3 7 4 2 6
 França 2 6 10 1 4 12 7 5 8 3
 Portugal 8 3 10 12 5 2 6 7 4 1
 Iugoslávia 4 7 1 6 2 8 10 3 5 12
Total 20 52 3 136 37 58 70 85 137 79 48 0 92 10 88 5 90 52 64 5 87
Lugar 16º 12º 20º 15º 11º 14º 21º 17º 18º 12º 10º 18º
Países Votantes Islândia Suécia Finlândia Reino Unido Turquia Espanha Países Baixos Israel Suíça República da Irlanda Alemanha Áustria Dinamarca Grécia Noruega Bélgica Luxemburgo Itália França Portugal República Socialista Federativa da Iugoslávia
Países Pontuados
Resultados acumulados
Países Votantes Países Pontuados
Islândia Suécia Finlândia Reino Unido Turquia Espanha Países Baixos Israel Suíça República da Irlanda Alemanha Áustria Dinamarca Grécia Noruega Bélgica Luxemburgo Itália França Portugal República Socialista Federativa da Iugoslávia
 Islândia 0 3 0 1 0 2 0 6 7 0 8 0 10 0 5 0 4 0 0 0 12
 Suécia 1 3 0 6 4 2 0 6 19 7 8 0 13 0 13 0 14 0 2 0 18
 Finlândia 1 3 0 16 4 2 0 12 24 9 8 0 17 0 20 0 26 8 5 0 19
 Reino Unido 1 5 0 16 5 2 6 16 34 12 13 0 17 0 32 0 33 8 5 0 27
 Turquia 1 5 0 28 5 7 12 16 44 14 14 0 17 3 32 0 3 12 13 0 34
 Espanha 1 5 0 38 10 7 12 22 52 26 17 0 18 3 32 0 33 19 15 4 34
 Países Baixos 5 13 0 38 11 7 12 25 62 32 17 0 30 3 39 0 38 19 17 4 34
 Israel 5 13 3 48 19 9 19 25 66 32 22 0 36 3 40 0 38 19 17 4 46
 Suíça 5 13 3 53 19 15 26 35 66 36 22 0 37 3 40 0 50 27 20 4 48
 Irlanda 5 18 3 60 19 15 28 36 76 36 28 0 41 3 48 0 62 27 20 4 51
 Alemanha 5 18 3 70 27 15 34 41 88 43 28 0 45 3 49 0 62 29 23 4 51
 Áustria 5 18 3 80 27 23 34 43 88 49 28 0 57 3 52 0 63 34 30 4 55
 Dinamarca 9 26 3 90 27 24 34 43 88 56 34 0 57 3 57 0 65 34 33 4 67
 Grécia 9 26 3 96 27 32 46 46 98 56 34 0 57 3 64 0 67 34 38 5 71
 Noruega 9 38 3 101 27 34 46 46 106 63 38 0 67 3 64 0 73 37 39 5 71
 Bélgica 9 39 3 113 27 40 46 56 110 68 38 0 74 3 67 0 81 37 41 5 71
 Luxemburgo 9 42 3 121 31 46 58 61 111 68 38 0 74 3 67 0 81 39 51 5 78
 Itália 10 52 3 133 31 54 63 64 118 68 38 0 74 3 71 0 83 39 51 5 84
 França 12 52 3 133 37 54 63 74 119 72 38 0 86 10 71 5 83 47 51 5 87
 Portugal 20 52 3 136 37 54 63 84 131 77 40 0 92 10 78 5 87 47 52 5 87
 Iugoslávia 20 52 3 136 37 58 70 85 137 79 48 0 92 10 88 5 90 52 64 5 87
Lugar 16º 12º 20º 15º 11º 14º 21º 17º 18º 12º 10º 18º
Países Votantes Islândia Suécia Finlândia Reino Unido Turquia Espanha Países Baixos Israel Suíça República da Irlanda Alemanha Áustria Dinamarca Grécia Noruega Bélgica Luxemburgo Itália França Portugal República Socialista Federativa da Iugoslávia
Países Pontuados

12 pontos[editar | editar código-fonte]

Os países que receberam 12 pontos foram os seguintes:

# Países Pontuados Países Votantes
3  Dinamarca Áustria, França, Países Baixos
 Luxemburgo Finlândia, Irlanda, Suíça
 Suíça Alemanha, Portugal, Suécia
 Reino Unido Bélgica, Itália, Turquia
 Iugoslávia Dinamarca, Islândia, Israel
2  Países Baixos Grécia, Luxemburgo
1  França Jugoslávia
 Irlanda Espanha
 Noruega Reino Unido
 Suécia Noruega

Maestros[editar | editar código-fonte]

Em baixo encontra-se a lista de maestros que conduziram a orquestra, na respectiva actuação de cada país concorrente.

País Maestro
 Islândia Nenhum
 Suécia Anders Berglund
 Finlândia Ossi Runne
 Reino Unido Ronnie Hazlehurst
 Turquia Turhan Yükseler
 Espanha Javier de Juan
 Países Baixos Harry van Hoof
 Israel Eldad Shrem
 Suíça Atilla Şereftuğ
 Irlanda Noel Kelehan
 Alemanha Michael Thatcher
 Áustria Harald Neuwirth
 Dinamarca Henrik Krogsgård
 Grécia Haris Andreadis
 Noruega Arild Stav
 Bélgica Daniel Willem
 Luxemburgo Régis Dupré
 Itália Nenhum
 França Guy Matteoni
 Portugal José Calvário
 Iugoslávia Nikica Kalogjera
Maestro anfitrião Noel Kelehan

Artistas repetentes[editar | editar código-fonte]

Em 1988, os repetentes foram:

País (1988) Foto Artista Ano Anterior País Representado Canção Tradução Pontuação Classificação
 Dinamarca Hot Eyes ESC 1984 Dinamarca "Det' lige det" É precisamente isso 101
ESC 1985 Dinamarca "Sku' du spørg' fra no'en?" Que tens com isso? 41 11º
 Finlândia Boulevard ESC 1987 (como corista de Vicky Rosti) Finlândia "Sata salamaa" Cem relâmpagos 31 15º
 Israel Yardena Arazi ESC 1976 (como parte das Shokolad Menta Mastik) Israel "Emor Shalom" Diz Olá 77
 Portugal Dora ESC 1986 Portugal "Não Sejas Mau para Mim" Não Sejas Mau para Mim 28 14º
 Suécia Tommy Körberg ESC 1969 Suécia "Tommy Körberg" Judy, minha amiga 8
 Turquia MFÖ ESC 1985 Turquia "Didai didai dai" Didai didai dai 36 14º

Referências

  1. http://www.lboro.ac.uk/gawc/world2008t.html
  2. «Cópia arquivada». Consultado em 26 de janeiro de 2019. Arquivado do original em 18 de agosto de 2012 
  3. a b https://eurovision.tv/event/dublin-1988
  4. «Eurovision Song Contest 1988». The Diggiloo Thrush. Consultado em 26 de janeiro de 2019 
  5. A ordem de votação foi efectuada através da visualização de vídeos da edição do festival, à semelhança de outras secções deste artigo

Notas[editar | editar código-fonte]

  • Os mapas presentes neste artigo, respeitam as fronteiras geográficas estabelecidas na altura em que o festival ocorreu.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Festival Eurovisão da Canção 1988