Juichi Sagara

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Juichi Sagara (寿一相良?) foi um mestre de caratê que introduziu essa arte marcial no Brasil. Nasceu em Tóquio no dia 16 de fevereiro de 1934 e faleceu em São Paulo em 6 de dezembro de 2001. Era faixa preta nos estilos Goju-ryu (3º Dan) e Shotokan (9º Dan). Foi com o último que empenhou todos seus esforços para difundir a arte no Brasil.[1][2]

Biografia[editar | editar código-fonte]

O jovem Juichi Sagara nasceu em Tóquio, em 16 de fevereiro de 1934. Cursou e foi graduado em economia política pela universidade de Takushoku em Tóquio - mais comumente conhecida por Takudai. Ainda no Japão recebeu os graus de 3° dan nos estilos Goju-ryu e cursou a Universidade de Takushoku que era um dos melhores centros de aprimoramento de Karatê do mundo. Nesta universidade treinou sob a orientação de Masatoshi Nakayamal, 10º Dan, foi um dos mestres mais influentes da história do e após seis anos de treino intebnsivo obteve o quarto dan (Yondan) de Shokotan ou Karate NKK (Nihon Karate Kyokay). Chegou ao Brasil no fim da década de 1950, quando desembarcou na cidade de São Paulo e aí se fixou e onde foi reconhecido por títulos outorgados por esse conselho, por seus trabalhos na divulgação do karatê como modo de promover a educação e por seus esforços na aproximação entre Brasil e Japão.Karate Shotokan.

Nakayama e após seis anos de treino intebnsivo obteve o quarto dan (Yondan) de Shokotan ou Karate NKK (Nihon Karate Kyokay). Chegou ao Brasil na década de 1950, quando desembarcou na cidade de São Paulo e aí se fixou e onde foi reconhecido por títulos outorgados por esse conselho, por seus trabalhos na divulgação do karatê como modo de promover a educação e por seus esforços na aproximação entre Brasil e Japão.

Juichi Sagara teve um papel fundamental para o desenvolvimento do Karatê em nosso país. De 1957 a 2001, o mesmo foi instrutor de mais de 150 mil alunos no Brasil e outros países da América Latina. De suas academias saíram vários atletas de destaque, entre eles campeões brasileiros, sul americanos, pan-americanos e um campeão mundial. Mestre Sagara ocupou vários cargos de destaque no cenário do Karatê no Brasil e no exterior. Foi Kodansha-Kai (autoridade máxima) do Karatê Shotokan na Confederação Brasileira de Karatê (CBK), presidente da International Shotokan Karate Federation (ISKF) para a América do Sul e é também fundador e atual presidente da Associação Shotokan de Karatê Tridimensional (ASKT).

O Karatê Tridimensional, desenvolvido pelo mestre Sagara, baseia-se no tripé corpo-mente-espírito, tem um vasto e profundo embasamento filosófico e ao contrario do Karatê puramente competitivo, dá também bastante ênfase à parte espiritual, moral e ao desenvolvimento do caracter, ressaltando o aspecto cívico e moral do praticante, formando assim não só campeões de Karatê mas campeões da vida. O Karatê Tridimensional, desenvolvido pelo mestre Sagara, está atualmente sendo ensinado a um grande número de adeptos, com muito sucesso, no Brasil e outros países da América Latina.

Mestre Sagara foi, também, pesquisador da historia da humanidade e era freqüentemente convidado para fazer palestras sobre esse assunto no Brasil e muitos outros países no exterior. O mesmo tinha um nível espiritual altamente desenvolvido, que muito impressionou aqueles que tiveram a chance de conhecê-lo. Era um exímio conhecedor das filosofias orientais e impressiona a todos pelo seu conhecimento, segurança e paz interior contagiante.

Desenvolvendo suas atividades em artes marciais, empreendeu extensas pesquisas e publicou o primeiro livro sobre caratê em língua portuguesa, pela editora Minox, em 1965. Foi reconhecido como a auotridade máxima do estilo Shotokan para a América do Sul tendo recebido a faixa preta 9º grau.[3][4] Assumiu os cargos de Assessor da Presidência da CBK e de Presidente da FPK [5] alguns anos antes de seu falecimento.

Referências

  1. «Mestre Juichi Sagara». Consultado em 25.set.2011  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  2. «ESCUELA SHOTOKAN MALDONADO - KARATE-DO URUGUAY» (em espanhol). Consultado em 25.set.2011  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  3. «ISKF Brasil mestre_sagara». Consultado em 25.set.2011  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  4. «Asociacion Budokai» (em espanhol). Consultado em 25.set.2011  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  5. «Associados YOBUKAN [CURITIBA - PARANÁ - BRASIL]». Consultado em 25.set.2011  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
Karate icon.svg Este artigo sobre um(a) carateca, integrado ao Projeto Artes Marciais, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.