Julia Roberts

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Julia Roberts
Julia na estreia de Jesus Henry Christ em 2011, no Festival de Cinema de Tribeca.
Nome completo Julia Fiona Roberts
Nascimento 28 de outubro de 1967 (50 anos)
Smyrna, Geórgia
Nacionalidade Estados Unidos Norte-americana
Ocupação Atriz e produtora executiva
Cônjuge Lyle Lovett (1993-1995)
Daniel Moder (2002-presente)
Oscares da Academia
Melhor Atriz
2001 - Erin Brockovich
Globos de Ouro
Melhor Atriz em Filme Dramático
2001 - Erin Brockovich
Melhor Atriz em Comédia ou Musical
1991 - Pretty Woman
Melhor Atriz Coadjuvante em Cinema
1990 - Steel Magnolias
Prémios Screen Actors Guild
Melhor Atriz em Cinema
2001 - Erin Brockovich
Prémios BAFTA
Melhor Atriz
2001 - Erin Brockovich
Prémios National Board of Review
Melhor Atriz
2000 - Erin Brockovich
IMDb: (inglês)

Julia Fiona Roberts (Smyrna, 28 de outubro de 1967) é uma atriz e produtora norte-americana. Vencedora do Oscar de Melhor Atriz pelo filme Erin Brockovich, também atuou em Pretty Woman. Ela se tornou uma estrela de Hollywood depois de ser a atração principal da comédia romântica Pretty Woman (1990), que arrecadou $464 milhões de dólares em todo o mundo. Depois de receber Prêmios Globo de Ouro e indicações ao Oscar por Steel Magnolias (1989) e Pretty Woman, ela ganhou o Oscar de Melhor Atriz por sua atuação em Erin Brockovich (2000). Seus filmes Mystic Pizza (1988), The Pelican Brief (1993), My Best Friend's Wedding (1997), Notting Hill (1999), Runaway Bride (1999), Ocean's Eleven (2001), Ocean's Twelve (2004), Charlie Wilson's War (2007), Valentine's Day (2010), Eat Pray Love (2010) e Mirror Mirror (2012) trouxeram coletivamente bilheteria de mais de $2.6 bilhões, fazendo dela uma das atrizes mais bem sucedidas em termos de bilheteria.[1]

Roberts tornou-se uma das atrizes mais bem pagas do mundo, superando anual "lista de poder" do The Hollywood Reporter das melhores estrelas femininas que mais rendem 2005-2006. Seu pagamento por Pretty Women em 1990 foi de $300,000;[2] em 2003, foi pago um inédito $25 milhões para seu papel em Mona Lisa Smile (2003). A partir de 2010, o patrimônio líquido de Roberts foi estimado em $140 milhões.[3]

Roberts foi nomeada onze vezes pela revista People como uma das "50 Pessoas Mais Bonitas do Mundo" empatada com Halle Berry. Além de ser a detentora do recorde da publicação como "A mulher mais bonita", ela já ganhou esse título por cinco vezes. A quinta vez foi no ano de 2017 aos 49 anos.[4] Em 2011, ela foi nomeada uma das "100 Mulheres Mais Quentes de Todos os Tempos", na Men's Health.[5] Em 2001, Ladies Home Journal classificou-a na posição 11 como a mulher mais poderosa nos Estados Unidos.[6]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Seu pai vendia aspiradores de pó de porta em porta e sua mãe era secretária de paróquia. Julia cresceu vendo seus pais envolvidos também em atividades teatrais. Gente de teatro frequentava sua casa. Quando tinha apenas quatro anos, seus pais se separaram e aos nove perdeu o pai vítima de câncer. É irmã do também ator Eric Roberts.

Seu sonho era ser veterinária, mas aos 17 anos, optou por tentar a carreira artística e se mudou para Nova Iorque. Trabalhou em uma loja de sapatos e uma sorveteria, antes de se tornar modelo da agência de modelo Click. Tudo o que ganhava era para pagar os cursos de interpretação, mas não chegou a completar nenhum.

Após atuar em alguns seriados, conseguiu o seu primeiro papel no filme, Blood red (Sangue da Terra- 1980) pois o ator Eric Roberts, seu irmão mais velho, convenceu o diretor do filme a inclui-la no elenco. Julia e o irmão não se relacionam bem, pois Eric a acusa de ser mal agradecida, por nunca haver reconhecido a sua colaboração no início de sua carreira.

Julia terminou seu noivado com o também ator Kiefer Sutherland na década de noventa, o que baixou sua auto-estima e o seu apego ao trabalho por um longo período.

Indicada ao Oscar de melhor atriz coadjuvante por Steel Magnolias, foi da cerimônia direto para os estúdios de Pretty Woman. Depois deste filme, ao lado de Richard Gere, ganhou enorme destaque e mais uma indicação ao Oscar, agora como atriz principal.

A partir daí, ficou conhecida como a rainha das comédias românticas, embora tenha demonstrado talento também em papéis dramáticos.

Em 2001, com Erin Brockovich, foi premiada com o Oscar de melhor atriz. Mesmo o filme tendo sido lançado em Março de 2000, fugindo do habito dos estúdios só lançarem suas produções mais sérias apenas nos meses finais do ano com o intuito de permanecer mais frescos na mente dos votantes da Academia, Julia Roberts obteve aclamação de toda a crítica especializada naquele ano, mostrando que além de comédias românticas tinha muito potencial para o drama. Ainda em 2001, durante o filme A Mexicana Julia conheceu o cameraman Danny Moder com quem viria a se casar, em 2002, após um escândalo que ocupou durante um bom tempo a imprensa sensacionalista, pois Julia era namorada do ator Benjamin Bratt e Danny era casado.

Em 2004, Julia anunciou que estava grávida de gêmeos e deu à luz Hazel Patricia e Phinnaeus Walter, no dia 28 de novembro do mesmo ano. Por causa dos filhos, Julia disse que iria abandonar a carreira. Não cumpriu a promessa, pois estreou na Broadway em 2006 com a peça Three Days Rain. Esta foi sua primeira atuação no grande palco de Nova Iorque, e seu trabalho foi bem recebido pelos críticos.

Julia Roberts no Toronto Film Festival de 2013.

Além disso, Julia trabalhou em uma nova produção, o filme Charlie Wilson's War, onde atua com Tom Hanks, que estreou no ano de 2007.

No dia 18 de junho de 2007, Julia deu à luz seu terceiro filho, Henry Daniel Moder.

Irmã do diretor e famoso ator Eric Roberts e tia da atriz e cantora teen Emma Roberts.

Também é embaixadora da marca de cosméticos Lancôme.[7][8] Depois de ter se casado pensou em largar a carreira para dedicar se apenas aos filhos. Seu último grande trabalho reconhecido pela crítica havia sido em Closer 2004. Sua atuação intensa junto com Clive Owen lhe rendeu elogios. A química dos dois atores foi tão boa que em 2009 voltaram a contracenar juntos, agora pela comédia de espionagem Duplicity. Depois de Closer, Julia Roberts não obteve mais nenhum bom trabalho, mesmo em 2003 sendo eleita atriz mais bem paga por um filme U$ 25 milhões de dólares por seu trabalho em O Sorriso de Monalisa. Contudo voltou ao ápice com sua ótima atuação em August Osage County 2013. De cabelos longos e lisos, figurino simples e praticamente sem maquiagem, nos mostrou que ainda é uma Linda mulher. Foi muito elogiada pela crítica por seu papel ao lado de Meryl Strrep, atuações intensas indicadas a vários prêmios incluindo o reconhecimento da Academy Awards como Melhor atriz e Melhor Atriz coadjuvante, perdendo para a estreante mas favorita Lupita Nyong'o. Voltou em 2014 no drama The Normal Heart da HBO que trata da Aids, adaptado do teatro para a televisão. Na longa, Julia Roberts interpreta a doutora Emma Brookner, cadeirante e ativista que passa a agitar a causa dentro da comunidade científica. Em 2015 apareceu ao lado de George Clooney no thriller financeiro Money Monster.[9]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ano Título Título em português Papel
1987 Firehouse Babs (não creditada)
1988 Mystic Pizza br: Três Mulheres, Três Amores Daisy Arujo
Satisfaction br: Satisfaction - No Amor e No Rock Daryle
Baja Oklahoma br: A Paixão de Sua Vida Candy Hutchins
Blood Red br: Sangue da Terra Maria Collogero
1989 Steel Magnolias br: Flores de Aço Shelby Eatenton Latcherie
1990 Pretty Woman br: Uma Linda Mulher Vivian Ward
Flatliners br: Linha Mortal Rachel Mannus
1991 Sleeping with the Enemy br: Dormindo com o Inimigo Laura Burney
Dying Young br: Tudo por Amor Hillary O'Neil
Hook br: Hook: A Volta do Capitão Gancho Sininho
1992 The Player br: O Jogador ela mesma (não creditada)
1993 The Pelican Brief br: O Dossiê Pelicano Darby Shaw
1994 I Love Trouble br: Adoro Problemas Sabrina Peterson
Prêt-à-Porter pt: Pronto-a-Vestir Anne Eisenhower
1995 Something to Talk About br: O Poder do Amor Grace King Bichon
1996 Mary Reilly br: O Segredo de Mary Reilly Mary Reilly
Michael Collins br: Michael Collins - O Preço da Liberdade Kitty Kiernan
Everyone Says I Love You br: Todos Dizem Eu Te Amo
1997 My Best Friend's Wedding b: O Casamento do Meu Melhor Amigo Julianne Potter (Jules)
Conspiracy Theory br: Teoria da Conspiração Alice Sutton
1998 Stepmom br: Lado a Lado Isabel Kelly
1999 Notting Hill br: Um Lugar chamado Notting Hill Anna Scott
Runaway Bride br: Noiva em Fuga Maggie Carpenter
2000 Erin Brockovich br: Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento Erin Brockovich
2001 The Mexican br: A Mexicana Samantha Barzel
America's Sweethearts br: Os Queridinhos da América Kathleen "Kiki" Harrison
Ocean's Eleven br: Onze Homens e um Segredo Tess Ocean
2002 Full Frontal pt: Vidas a Nu
Confessions of a Dangerous Mind br: Confissões de uma Mente Perigosa Patricia
2003 Mona Lisa Smile br: O Sorriso de Mona Lisa Katherine Watson
2004 Ocean's Twelve br: Doze Homens e Outro Segredo Tess Ocean
Closer br: Closer - Perto Demais Anna Cameron
2006 Charlotte's Web br: A Menina e o Porquinho Charlotte, a Aranha
Beslan: Three Days In September Narradora
The Ant Bully br: Lucas, Um Intruso no Formigueiro Hova
2007 Charlie Wilson's War br: Jogos do Poder Joanne Herring
2008 Fireflies in the Garden br: Um Segredo Entre Nós Lisa Waechter
2009 Duplicity br: Duplicidade Claire Stenwick
2010 Valentine's Day br: Idas e Vindas do Amor Kate Greatson
Eat Pray Love br: Comer Rezar Amar Elizabeth Gilbert
2011 Larry Crowne br: Larry Crowne: O Amor Está de Volta Prof. Mercedes Tainot
2012 Mirror Mirror br: Espelho, Espelho Meu Rainha Clementianna, a malvada madrasta da Branca de Neve
2013 August: Osage County br: Álbum de Família Barbara Fordham
2014 The Normal Heart pt: Um Coração Normal Drª. Emma Brookner
2015 Secret in Their Eyes br: Olhos da Justiça Jess
2016 Mother's Day br: O Maior Amor do Mundo Miranda Collins
Money Monster br: Jogo do Dinheiro Patty Fenn
2017 Smurfs: The Lost Village br: Os Smurfs e a Vila Perdida Smurfwillow (Voz)

Principais prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Oscar
Ano Categoria Filme Notas
1990 Melhor atriz coadjuvante Steel Magnolias Indicado
1991 Melhor atriz Pretty Woman Indicado
2001 Erin Brockovich Venceu
2014 Melhor atriz coadjuvante[10] August: Osage County Indicado
Globo de Ouro
Ano Categoria Filme Notas
1990 Melhor atriz coadjuvante Steel Magnolias Venceu
1991 Melhor atriz (comédia/musical) Pretty Woman Venceu
1998 My Best Friend's Wedding Indicado
2000 Notting Hill Indicado
2001 Melhor atriz (drama) Erin Brockovich Venceu
2008 Melhor atriz coadjuvante Charlie Wilson's War Indicado
2010 Melhor atriz (comédia/musical) Duplicity Indicado
2014[11] Melhor atriz coadjuvante August: Osage County Indicado

Outros prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «People Index» (em inglês). Box Office Mojo. 15 de dezembro de 2012. Consultado em 12 de dezembro de 2013 
  2. «Julia Roberts». Nash Information Services, LLC. Consultado em 12 de dezembro de 2013 
  3. Goldman, Lea; Blakeley, Kiri (17 de janeiro de 2007). «The 20 Richest Women in Entertainment». Forbes (em inglês). Forbes.com. Consultado em 12 de dezembro de 2013 
  4. «Julia Roberts é eleita a mulher mais bonita do mundo em 2017 pela revista 'People'». G1 
  5. «The 100 Hottest Women of All-Time». Men's Health (em inglês). Menshealth.com. 2011. Consultado em 12 de dezembro de 2013 
  6. Patel, Milan (10 de agosto de 2010). «Julia Roberts Converts to Hinduism – Now Julia is Hindu». Yahoo voices. Voices.yahoo.com. Consultado em 12 de dezembro de 2013 
  7. Achkar, Michelle (4 de dezembro de 2009). «Julia Roberts é o novo rosto da Lancôme». Terra Networks. Beleza.terra.com.br. Consultado em 6 de dezembro de 2009 
  8. Pacce, Lilian (5 de dezembro de 2009). «Uma linda mulher… com a ajuda da Lancôme!». Msn.lilianpacce.com.br. Consultado em 6 de dezembro de 2009 
  9. Portal Cinema (16 de Novembro de 2014). «Julia Roberts Poderá Voltar a Contracenar Com George Clooney em Thriller Financeiro». Portal Cinema. Consultado em 17 de Novembro de 2014 
  10. (em inglês). Historyforsale.com http://www.historyforsale.com/html/prodetails.asp?bw=0&documentid=301743  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  11. G1 http://g1.globo.com/pop-arte/cinema/noticia/2013/12/veja-indicados-ao-globo-de-ouro-2014.html  Em falta ou vazio |título= (ajuda)


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikiquote Citações no Wikiquote
Commons Categoria no Commons

Ligações externas[editar | editar código-fonte]