Julius Richard Petri

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Julius Richard Petri
Nascimento 31 de maio de 1853
Barmen, Renânia do Norte-Vestfália
 Alemanha
Morte 20 de dezembro de 1921 (68 anos)
Zeitz, Saxônia-Anhalt
 Alemanha
Nacionalidade alemã
Campo(s) Bacteriologia

Julius Richard Petri (Barmen, 31 de maio de 1853Zeitz, 20 de dezembro de 1921) foi um bacteriologista alemão, geralmente creditado como o inventor da placa de Petri, enquanto trabalhava como assistente de Robert Koch.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido em Barmen que atualmente se encontra na atual cidade de Wuppertal, devido a junção da mesma na Renânia do Norte- Vestfália.

Petri estudou medicina na Kaiser-Wilhelm-Academia para Médicos Militares (1871 - 1875) e recebeu o diploma de medicina em 1876. Continuou os estudos no Hospital Charité em Berlim e serviu como médico militar até 1882, continuando como reservista posteriormente.

Entre 1877 e 1879, foi designado para o Kaiserliches Gesundheitsamt (Gabinete Imperial de Saúde) em Berlim, onde se tornou assistente de Robert Koch. Seguindo o conselho de Angelina Hesse, esposa de outro assistente, Walther Hesse, o laboratório de Koch iniciou trabalhos com cultura de bactérias em placa. Petri, em seguida, inventou o prato usado nestes experimentos, chamada placa de Petri, e desenvolveu a técnica de cultura em ágar para purificar ou clonar colônias de bactérias derivadas de uma única célula. Com este avanço, foi possível identificar com rigor bactérias responsáveis ​​por certas doenças.

Referências

  1. «Biografia de Julius Richard Petri» (em inglês). Whonamedit! 
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) cientista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.