Jullie

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde maio de 2015). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Disambig grey.svg Nota: Se procura pela localidade francesa, veja Jullié.
Jullie
Jullie na gravação do videoclipe da música "Hey"
Informação geral
Nome completo Juliana Vasconcelos Póvoas
Também conhecido(a) como Princesa do Pop Brasileiro
Nascimento 16 de abril de 1988 (29 anos)
Local de nascimento Vila Velha,  Espírito Santo
 Brasil
Gênero(s)
Ocupação(ões) Atriz, apresentadora, compositora e dubladora
Instrumento(s) Vocal, Violão e Guitarra
Extensão vocal Soprano
Período em atividade 2009–atualmente
Gravadora(s) Deckdisc
Walt Disney Records
Afiliação(ões) Joe Jonas, Claudia Leitte, Lulu Santos, Bernardo Falcone, Mark Ursa
Influência(s) Katy Perry, Lily Allen, Wanessa e Madonna
Página oficial www.jullie.com.br

Juliana Vasconcelos Póvoas (Vila Velha, 16 de abril de 1988), mais conhecida como Jullie, é uma cantora, compositora, apresentadora, atriz e dubladora brasileira.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Apesar de não ter nascido em uma família de artistas, Jullie nutriu desde a infância o sonho de ser famosa. Aos quatro anos, junto com sua prima Aline, passou a fazer pequenas apresentações aos finais de semana no Parque Moscoso, em Vitória, Espirito Santo, sua cidade Natal. Segundo ela, a primeira música que cantou foi "Teu Olhar", da cantora sertaneja Sula Miranda. Aos cinco anos Juliana passou a fazer comerciais de televisão, além de trabalhar como modelo infantil e como reporter-mirim do programa "Escola Mágica", apresentado por Milson Henriques na TV Capixaba, uma afiliada da emissora Band. Ainda durante a infância já gravava singles para campanhas políticas com Carlos Papel e se apresentava em eventos e festivais.[1]

Em 1998, aos dez anos conheceu o maestro Hilton Assunção que a apresentou para a diretora da Rede Globo Marlene Mattos, que convidou Juliana para participar de programas como Xuxa Park, Gente Inocente e Criança Esperança, onde cantava e dançava. Em 2004 começou a trabalhar como atriz, em que actuou como a versão jovem de Lia (personagem de Juliana Paes), no filme Mais Uma Vez Amor, de Rosane Svartman, além de fazer participações esporádicas no seriado Malhação.[2] Em 2005 foi convidada para gravar sua primeira trilha sonora, a canção "Fadinha Tambelina", para o seriado Sítio do Pica-pau Amarelo. No mesmo ano, começou a trabalhar como dubladora, onde deu voz à personagens como Blair Waldorf em Gossip Girl e Katie em Ilha dos Desafios.[1] Em 2008, após enviar discos demos para várias gravadoras, conseguiu um contrato com a Walt Disney Records e Deckdisc, escolhendo seu nome artístico "Jullie" para adequar-se a uma imagem mais moderna, passando a gravar seu primeiro álbum naquele mesmo ano.

2009–2011: Hey! e Disney Channel[editar | editar código-fonte]

Em 13 de junho de 2009, Jullie lança seu primeiro single, a canção "Alice", embalada pela renovação do pop rock brasileiro, no qual surgiram bandas como Hori e Stevens, entrando para o Hot 100 Brasil. Em 10 de setembro de 2009 é lançado seu primeiro álbum, intitulado Hey!, influenciado por cantoras como Lily Allen, Madonna, Alanis Morissette e, sua principal referência, Katy Perry, direcionado a uma postura feminista, tendo letras escritas por compositores como Sabrina Sanm e Liah, além da própria cantora.[3][3] O álbum ganhou destaque com o público Jovem, Jullie também cantou a musica de fim da ano da Rede Globo de 2009 "A Festa é Sua". Em agosto de 2009, a cantora apresentou o Meus Prêmios Nick, versão brasileira do Nickelodeon Kids' Choice Awards, premiação musical e televisiva relacionada aos jovens e, em outubro, passou a apresentar o Plantão Mix TV, programa direcionado a música e videoclipes. Em 5 de novembro, lançou seu segundo single, Hey!, que recebeu avaliações negativas entre os críticos, porém tendo boas críticas com seu videoclipe bem produzido, em meios como MTV e Mix TV, sendo inspirado no videoclipe Just Dance de Lady Gaga.[4] Ainda em 2009, Jullie escolheu novos músicos que a acompanhariam em sua turnê, através de uma seleção feita pelo MySpace, onde foram escolhidos Diego Andrade, Márcio Lugó, Thiago Vinciprova e Felipe Bade, realizando pouco tempo depois da seleção de um show no Canecão, casa de espetáculos do Rio de Janeiro, no evento Sunset Rock, ao lado das bandas como Catch Side e Strike.[5][6][7]

Em 10 de fevereiro de 2010, lançou a regravação da canção do Grupo Metrô "Tudo Pode Mudar", parte da trilha sonora do seriado Malhação ID. Em 5 de março, Jullie fez uma apresentação com sua webcam através do Twitter, no Estúdio Cento e Um, cantando suas canções e covers como "I Kissed a Girl" de Katy Perry e "Paparazzi" de Lady Gaga. Em 13 de junho, a cantora gravou a segunda temporada do seriado Quando Toca o Sino, da Disney Channel, versão brasileira de As the Bell Rings, junto com a cantora americana Demi Lovato que, na ocasião, estava no Brasil em turnê.[8][9] Em 2 de agosto de 2010, foi lançado o single "Eu Não Mudaria Nada Em Você", com participação do cantor americano Joe Jonas, presente na trilha sonora do filme Camp Rock 2: The Final Jam.[10][11] Em 5 de outubro de 2010 a cantora foi responsável pelo show de abertura da apresentação de Emily Osment, cantora norte-americana que interpreta a personagem Lily na série Hannah Montana, do Disney Channel.[12] No mês seguinte, novembro, Jullie cantou ao lado da banda Jonas Brothers no Rio de Janeiro.[13][14]. Em 2011 é convidada para integrar o elenco da segunda temporada de Quando Toca o Sino, da Disney Channel, um ano após fazer uma participação especial na série. Em 10 de agosto lança o terceiro e último single de seu primeiro álbum, a canção "Despertar" que teve um videoclipe gravado dentro do próprio seriado.

2012–2013: Gasolina e The Voice Brasil[editar | editar código-fonte]

Em 14 de fevereiro de 2012 lançou seu primeiro single em inglês, "After All" com o DJ brasileiro Filipe Guerra. Participou do musical "Tudo por um Pop Star" como uma das protagonistas: Manu. No início de 2013, cantou a abertura de Pokemon Preto e Branco, "Destinos Rivais", junto com Fabio Lucindo. No dia 12 de junho de 2013 lança seu segundo EP com o single "Gasolina". No dia 22 de Junho Jullie se apresenta no "Chá da Alice"[15]. Por conta do single "Gasolina", Julie tornou-se uma das concorrentes do The Voice Brasil, na equipe da Claudia Leitte, e ganhou ainda mais prestígio do público e dos fãs, mas acabou eliminada por Gabby Moura na fase de Tira-Teima, dia 6 de Dezembro.[16]

</ref>

Episódio Canção (Artista) Resultado Nota(s)
Audições às cegas,1° Episodio "Gasolina'" (De sua própria autoria) Claudia Leitte e Lulu Santos viraram Escolheu Claudia Leitte como técnico
Batalhas, 7°Episodio ""Super Duper Love" Joss Stone Venceu a batalha Batalha contra Carina Mennitto (pega pelo Lulu Santos)
Tira-Teima, 10° Episodeo "Os outros" Kid Abelha Eliminada Disputa contra Gabby Moura e Débora Cidrack

2014–presente: Supernova e Constellation[editar | editar código-fonte]

Em 09 de Setembro Jullie lança o primeiro single do seu segundo álbum de estúdio intitulado Supernova.[17] Já em 13 de Novembro Jullie estrela no teatro a comédia musical 'Constellation', recheada com grandes canções americanas dos anos 1950. Conta uma história onde realidade e ficção se misturam: o voo inaugural do luxuoso avião Super Constellation G, que marcou época ao diminuir de 72 para 20 horas o tempo de viagem entre o Rio de Janeiro e Nova Iorque, é o pano de fundo do espetáculo. Jullie vive uma jovem cantora moradora de Copacabana, que participa de um concurso da Rádio Nacional cujo prêmio é uma passagem no voo inaugural. Ela divide um pequeno apartamento com a mãe e a tia, interpretada por Andréa Veiga, uma vedete do Cabaré Casablanca. O espetáculo faz temporada no Rio de Janeiro até o dia 21 de dezembro e vai para São Paulo em 2015.[18]

Em 18 de fevereiro de 2017 lança seu segundo álbum de inéditas intitulado "Até o Sol", exclusivamente em serviços de streaming.

Diferente dos seus trabalhos anteriores, "Até o Sol" traz músicas no estilo folk, diferente do pop-rock e do pop eletrônico que ela já havia mostrado.

O primeiro single desse álbum foi lançado ainda em 2016, "Tão" é uma música mais animada, lembrando trabalhos de Sandy e Mallu Magalhães.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Televisão
Ano Título Papel Emissora Notas
1999 Gente Inocente Ela Mesma Rede Globo Participante do Quadro "Cantando no chuveiro"
2000 Criança Esperança Ela Mesma Rede Globo Cantora Convidada/ Especial de TV
2005 Malhação Marilis Participação Especial
2006 Floribella Agatha Band Elenco Secundário
Malhação Jane Rede Globo Elenco de Apoio
2009 Meus Prêmios Nick 2009 Ela Mesma (apresentadora) Nickelodeon
2009-2010 Plantão Mix TV Ela Mesma (apresentadora) MIX
2011 Quando Toca o Sino Laila Disney Channel 2° Temporada
2012 Malhação Naomi Rede Globo Namorada de Dinho / Participação Especial
2013 The Voice Brasil Ela Mesma (participante) 2° Temporada
2015 Globo 50 Anos Ela Mesma Performou "Dancing Days" de As Frenéticas
Filmes
Ano Título Papel Notas
2005 Mais Uma Vez Amor Lia Jovem Estreia no cinema
2013 Minhocas Linda (voz) Protagonista; Primeiro stop-motion brasileiro [19]
2016 Trolls Poppy (voz) Protagonista
Teatro
Ano Título Papel Notas
2013-14 Tudo por um Pop Star Gaby Co-protagonista
2015 Constellation: O Musical Regina Lucia Protagonista
2016 "60! Década de Arromba. Coadjuvante

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Discografia de Jullie

Álbuns[editar | editar código-fonte]

Ano CD Vendas
2009 Hey! 5.000
2017 Até o Sol

EPs[editar | editar código-fonte]

Ano CD
2009 Sem Olhar Pra Trás'
2013 Gasolina

Singles[editar | editar código-fonte]

Alice - 2009

Hey! - 2009

Tudo Pode Mudar - 2009

Eu Não Mudaria Nada em Você (Wouldn't Change A Thing) part. Joe Jonas - 2010

Despertar - 2011

Gasolina - 2013

Tão - 2016

Dublagens[editar | editar código-fonte]

Filmes[editar | editar código-fonte]

Séries[editar | editar código-fonte]

Animações[editar | editar código-fonte]

Jogos[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Categoria no Commons