Junior, o Pato

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Junior, o Pato
Autor(es) Miguel M. Abrahão
Idioma português
País Brasil
Editora Shekinah/Clube de Autores
Lançamento 1985
Páginas 92

Junior, o Pato é um romance infanto-juvenil de Miguel M. Abrahão'[1] publicado em 1985 no Brasil[2]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Junior, o Pato é um romance gótico, influenciado pelas sagas e baladas europeias do século XII, pela literatura da Idade Média e por lendas indígenas brasileiras.[3]

O vaga-lume Pum, bastante idoso e único sobrevivente de uma era onde os animais e insetos falavam, encontra-se com a ingênua e doce menininha Silvia, que, na fazenda da avó, procura por sua galinha de estimação – Rão – que desaparecera misteriosamente.

Abordando a menina na véspera de seu retorno à cidade, o vaga-lume tenta alertá-la dos perigos que a aparentemente inocente e gorducha Rão, representava para a humanidade. Ela não pertence ao mundo dos vivos (…) É a filha de Boiuna que abandonou o seu reino escuro e desposou o filho mais velho do chefe da aldeia. Diante da incrédula garota, Pum revela os mistérios de uma era terrível e adverte que o retorno de Rão produzirá catástrofes que levarão o planeta ao caos e a escuridão. E desta vez, o patinho Júnior já não está mais entre eles para o desalento de todos…

Assim o velho vaga-lume começa a sua história: A saga de Júnior, o intrépido pato que desafiou a poderosa Rão. Narra desde o nascimento do herói, passando pela amizade sincera que existia entre os dois, até chegar à luta de ambos para evitar que a filha de Boiuna retome sua forma física e ponha um fim àquele mundo fantástico do passado.

Com preocupação didática, Pum retrata a crueldade e a perversidade de Rão enquanto glorifica a virtude de Júnior.

Referências

  1. «Miguel M. Abrahão - Literatura Avaliada - Page 194-195 -» (em inglês). Consultado em 2 de março de 2023 
  2. COUTINHO, Afrânio; SOUSA, J. Galante de. Enciclopédia de literatura brasileira. São Paulo: Global; Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, Academia Brasileira de Letras, 2001: 2v.
  3. «O Mito e a Moral: Instrumentos Críticos de Transformação Socail nas Obras Infantis de Miguel M. Abrahão -». view.publitas.com (em inglês). Consultado em 2 de março de 2023 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

COUTINHO, Afrânio; SOUSA, J. Galante de. Enciclopédia de literatura brasileira. São Paulo: Global; Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, Academia Brasileira de Letras, 2001: 2v.