Jurandyr Ross

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jurandyr Luciano Sanches Ross
Nascimento 30 de junho de 1947
Nacionalidade brasileiro
Alma mater Departamento de Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo
Orientador(es) Prof. Dr. Adilson Avansi de Abreu
Instituições Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo
Campo(s) Geografia física
Tese Estudo e Cartografia Geomorfológica da Província Serrana - MT


Jurandyr Luciano Sanches Ross (30 de junho de 1947) é um geógrafo brasileiro, formado pela Universidade de São Paulo, com mestrado, doutorado e livre-docência em geografia física pela mesma Universidade.[1]

Carreira[editar | editar código-fonte]

É membro do conselho editorial da Revista do Instituto Florestal, da Revista Brasileria de Geomorfologia, do conselho consultivo do Boletim de Geografia da Universidade Estadual de Maringá e professor titular da Universidade de São Paulo. Foi chefe do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP de 1983 até 2010.

Tem experiência na área de geografia, com ênfase em geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: geomorfologia, cartografia, gestão ambiental, zonamento ecológico-econômico e planejamento ambiental e produção do conhecimento geocientífico.

Foi professor do primeiro e segundo graus na rede de ensino privado e participou do Projeto Radam, durante o regime ditatorial civil-militar, e do mapeamento geomorfológico do Centro-Oeste e Sul da Amazônia. Propôs sua classificação geomorfológica do território brasileiro valendo-se, simultaneamente, dos critérios de Aroldo de Azevedo e Aziz Ab'Sáber, bem como dos dados resultantes do supracitado projeto. Em essência, reorganizou as nomenclaturas previamente estabelecidas.

Como consultor participou também dos estudos ambientais para a construção de hidrelétricas dos rios Xingu, Madeira, Iguaçu e Uruguai. Participou também das pesquisas socioambientais para Zoneamento Ecológico-Econômico junto ao MMA (Ministério do Meio Ambiente); dos projetos da bacia do Alto Paraguai, zona costeira do Brasil e do PPG7 - Programa de Proteção das Florestas Tropicais - Amazônia.

Publicações[editar | editar código-fonte]

  • Geomorfologia ambiente e planejamento (Editora Contexto, 1990)
  • Geografia do Brasil (co-autoria, coleção Didática da

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre sobre um(a) geógrafo(a), integrado ao Projeto Geografia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.