Juscelino Dourado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Juscelino Dourado
Juscelino Dourado
Nome completo Juscelino Antônio Dourado
Nascimento 17 de novembro de 1965 (54 anos)
Rondonópolis
Nacionalidade Brasileiro
Ocupação Consultor sênior de projetos em gestão ambiental e inovação

Juscelino Antonio Dourado (Rondonópolis, 17 de novembro de 1965) é um gestor ambiental brasileiro, formado pela Universidade de São Paulo -USP, ex-executivo de  instituições públicas e privadas, que desenvolve ações de educação ambiental para alunos,  além de capacitar professores da rede pública e privada para programas de educação ambiental. Atua como especialista em gestão de resíduos sólido e contaminação de solos e em projetos de inovação e gestão para a sustentabilidade.

É referência no tema de educação ambiental, principalmente nos temas relacionados ao consumo consciente e ao destino responsável dos resíduos no pós-consumo e em projetos de gestão para a sustentabilidade, envolvendo edificações, gestão, currículo e cidadania. Possui dois livros publicados sobre esses temas, além de centenas de cursos e palestras ministradas.

É referência também no tema gestão de passivos ambientais, especialmente nas tecnologias e processos de destino final de resíduos sólidos e estratégias para descontaminação de solos. Possui um livro e artigos científicos publicados sobre o tema e segue atento às ações de mitigação dos impactos ambientais causados por esses tipos de passivos.

Histórico[editar | editar código-fonte]

  • Juscelino Dourado estudou química no Instituto de Química da UnicampUniversidade de Campinas (1986-1991) e na Faculdade de Química da Universidade Lomonosov, MoscouRússia (1988-1990), no departamento de química inorgânica, trabalhando nos projetos de sínteses de complexos de metais terras raras. Neste período exerceu a função de docente de química no ensino médio, além de pesquisador nos projetos acadêmicos nos quais se envolveu.
  • Estudou administração de empresas na Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, campus Ribeirão Preto(2000-2002).
  • No período de 1986 a 1988 foi Coordenador Geral do DCE(Diretório Central do Estudantes), membro do Conselho Universitário e Comissão Central de Graduação da Unicamp– Universidade Estadual de Campinas.
  • Participou da coordenação da tenda mundial da juventude na ECO-92, evento organizado pelas ONU no Rio de Janeiro, no ano de 1992.
  • Em 1993 foi nomeado Secretário Assistente, da Secretaria de Governo, da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, onde foi responsável pelo planejamento e implantação do Programa Orçamento Participativo e pela coordenação das ações inter-secretarias, o Governo no Bairro.
  • Em 1995 foi nomeado Diretor da Companhia Telefônica de Ribeirão Preto – Ceterp, participando do processo de abertura de capital da empresa, do projeto de digitalização e informatização da companhia, pela criação de novos negócios em transmissão de dados, voz e imagens, da formação do consórcio para disputa da banda B da telefonia móvel celular e da estruturação da área comercial da companhia.
  • No período de 1998 a 2000 trabalhou como assessor parlamentar na Câmara do Deputados em Brasília, no gabinete do Deputado Federal Antonio Palocci Filho, onde acompanhou a discussão da PEC 175, que trata do projeto de reforma tributária.
  • Nos anos de 2001 e 2002, foi Secretário da Casa Civil da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Diretor Superintendente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto – Coderp, sendo responsável pelas ações de governo relacionadas: à comunicação e publicidade; à informática e serviços gráficos; ao desenvolvimento do turismo cultural e de negócio; ao desenvolvimento econômico, urbano e social; às ações de geração de emprego e renda; ao micro-crédito e economia solidária; ao programa de geração de empregos para jovens. Foi também presidente do conselho curador da Fundação Pólo Avançado da Saúde - Fipase, fomentadora de políticas tecnológicas para a área de saúde e das incubadoras tecnológicas de saúde.
  • Fez parte da equipe de transição de governo, na passagem do mandato do Presidente Fernando Henrique Cardoso para o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em novembro e dezembro de 2002.
  • Ocupou o cargo de Chefe de Gabinete do Ministro de Estado da Fazenda, Antonio Palocci Filho e o de Presidente do Conselho Diretor da Empresa SERPRO – Serviço Federal de Processamento de Dados, empresa do Ministério da Fazenda, de janeiro de 2003 a setembro de 2005.
  • No dia 18 de julho de 2003, recebeu a Medalha “Mérito Santos-Dumont”, comenda dada pelo Comando da Aeronáutica, do Ministério da Defesa, pelos “destacados serviços prestados à Força Aérea Brasileira”, em Brasília - DF.
  • No dia 21 de abril de 2005, recebeu a “Medalha de Honra da Inconfidência”, comenda dada pelo Governador do Estado de Minas Gerais, em comemoração ao Dia da Inconfidência Mineira, em Belo Horizonte - MG.
Consultor sênior de projetos em gestão ambiental e inovação
  • Foi membro do Conselho de Administração da Companhia Siderúrgica Paulista – COSIPA, no período de 2003 à 2005.
  • Foi fundador e Diretor Executivo do Instituto Estre de Responsabilidade Socioambiental, que desenvolve ações de educação ambiental para alunos da educação infantil, dos ensinos fundamental e médio, que capacita professores da rede pública e privada para programas de educação ambiental e que implanta projetos de gestão para sustentabilidade em ambientes escolares – Escolas Sustentáveis.
  • É Gestor ambiental formado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo, no curso de Bacharelado em Gestão Ambiental, com Trabalho de Conclusão de Curso abordando o tema do desenvolvimento de indicadores para uma gestão mais sustentável – edificações, currículos, gestão administrativa e acadêmica, de instituições de ensino superior .
  • Autor, organizador e editor dos livros "Resíduos Sólidos no Brasil - oportunidades e desafios da Lei Federal Nº 12.305(Lei de Resíduos Sólidos)", "Reflexão e Práticas em Educação Ambiental - Discutindo o consumo e a geração de resíduos e “Escolas Sustentáveis”.
  • É consultor na área de gestão, organização e investimento social privado, bem como na prestação de serviços em gestão de resíduos sólidos e remediação de áreas contaminadas, em gestão de logística reversa de equipamentos elétrico-eletrônicos e resíduos da construção civil, em armazenamento temporário e blendagem de resíduos perigosos, em biorremediação de solo contaminado por petróleo e seus derivados, bem como serviços de diagnósticos de contaminação de solo e água subterrânea.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]