Justine (filme de 1969)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Justine
Anouk Aimee como Justine
 Estados Unidos
1969 •  cor •  116 min 
Realização George Cukor
Joseph Strick
Argumento Lawrence B. Marcus
Andrew Sarris
Lawrence Durrell (romance original)
Elenco Anouk Aimée
Dirk Bogarde
Robert Forster
Anna Karina
Género drama
Companhia(s) produtora(s) 20th Century Fox
Idioma inglês, francês
Página no IMDb (em inglês)

Justine é um filme de drama histórico estadunidense de 1969, realizado por George Cukor e Joseph Strick, a partir do romance homónimo de Lawrence Durrel.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Em 1938, o escritor irlandês Darley relembra sua viagem três anos antes a Alexandria, quando ainda era um jovem professor. Ele era amigo de Pursewarden, um funcionário do consulado britânico, e através dele conhece Justine, uma ex-prostituta que agora é esposa de Nessim, um banqueiro egipcio copta cristão. Darley tinha um caso com outra prostituta e dançarina do ventre, a ingênua e tuberculosa Melissa, mas esquece-se dela para viver seu romance com Justine. Ele desconfia que Nessim sabe do adultério de Justine e teme que faça alguma coisa contra ela. Enquanto isso o irmão de Nessim, o orgulhoso Narouz, se revolta contra os muçulmanos que são a maioria no Egito, e os quais teme que subjugarão a minoria copta assim que os britânicos abandonarem o país, por força do tratado de 1936.

Darley descobre que Justine, Nessim e Narouz estão ligados a uma conspiração contra os britânicos, com o objectivo de fornecer armas à guerrilha judaica na Palestina. A conspiração falha, Justine é presa e Darley regressa à Inglaterra.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre cinema é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.