Juuken Sentai Gekiranger

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Juuken Sentai Gekiranger
Informação geral
Formato Seriado
Gênero Tokusatsu
Ação
Duração 24-25 minutos
Criador(es) Toei Company
País de origem Japão Japão
Idioma original japonês
Produção
Narrador(es) Kei Grant
Elenco Hiroki Suzuki
Mina Fukui
Manpei Takagi
Riki Miura
Sotaro
Hirofumi Araki
Yuka Hirata
Tema de abertura "Juuken Sentai Gekiranger" por Takayoshi Tanimoto com Young Fresh (coro)
Tema de
encerramento
"Tao" por Ichiro Mizuki com Young Fresh (coro)
Exibição
Emissora de
televisão original
Japão TV Asahi
Transmissão original 19 de fevereiro de 200710 de fevereiro de 2008
N.º de temporadas 1
N.º de episódios 49

Juuken Sentai Gekiranger (獣拳戦隊ゲキレンジャー, Jūken Sentai Gekirenjā?, traduzido como Esquadrão Punho de Fera Gekiranger) é uma série de televisão tokusatsu japonesa da Toei Company e o 3° a ter como esquadrão principal um trio que se transforma em quinteto no decorrer da série (seria o 4o, mas Hurricanger acabou como um sexteto). É o 31° Super Sentai da história. Foi adaptado pela Disney para a produção da série Power Rangers: Jungle Fury (Power Rangers: Fúria das Selvas, no Brasil).

Historia[editar | editar código-fonte]

Quatro mil anos atrás, na China, uma forma de Kenpō artes marciais chamado a Besta-Fist (獣拳, Jūken?) Estilo foi desenvolvido. Foi criado por um homem chamado Brusa Li, que construiu o oculto Besta Origem Village (獣源郷, Jūgenkyō?). Besta-Fist é uma arte marcial em que um imita as habilidades dos animais, bem como alcançar a paz espiritual. No entanto, dissidência cresceu entre o criador de dez alunos. Três acreditava que eles deveriam usar o sofrimento e de ódio dentro de seres humanos aproveitado para aumentar seu poder, utilizando os seus poderes para assumir as suas formas monstruosas, o Punho Três Demônios. Após Brusa Li foi assassinado, o Punho Demônios seguidores reunidos para praticar o mal uma forma de a Besta-Fist estilo conhecido como Confrontação Besta-Fist Akugata. Os outros sete estudantes acreditavam que a verdadeira força deve vir de dentro, que pratiquem seus antigos amigos em uma grande guerra, que terminou a luta com uma técnica proibida para selar o Punho Demônios "poderes à custa de perder as suas próprias formas humanas no processo, tornando-se os Sete Sábios Fist. Seguidores do Punho Sages criou o Fierce Fist Besta-Fera Artes escola: a Besta-Punho de Justiça, cuja disciplina desporto reforça o corpo humano com a auto-produção positiva Qi [β] chamado "Fierce Ki". É ministrado pelo Grão-Mestre Sha Fu, um dos sete Fist Sages, utilizando um desporto empresa chamada "SCRTC" como uma frente. Em tempos atuais, um estudante caído da Fierce Beast Fist-escola chamado Rio voltas para o confronto Beast Fist-estilo, a reconstrução das Confrontation Beast Hall e trazer a longo prazo, morto Confrontation Beast Fist-usuários de volta à vida como kyonshi para recolher Confrontação Ki, Fierce Ki antípodas do Qi, a fim de ressuscitar os Três Fist Demons, para que através deles, ele pode se tornar mais forte. Para lutar contra o novo Confrontation Beast Hall, Sha-Fu tinha sido formação dois jovens: Uzaki Ran e Retsu Fukami. Juntamente com Kandou jan, um rapaz criado pelos tigres selvagens na floresta perto da aldeia escondida, Gekiranger a equipe é formada por dois e, mais tarde juntou outros Fierce Besta usuários para salvar o mundo da Akugata's ambições. No entanto, um mal ainda maior está usando os dois lados para a sua própria agenda


Gekiranger[editar | editar código-fonte]

Ator / Atriz Personagem Denominação Geki Beasts
Hiroki Suzuki Jan Kandou Geki Red Geki Tiger, Geki Shark e Geki Gorilla
Mina Fukui Ran Uzaki Geki Yellow Geki Cheetah, Geki Elephant e Geki Penguin
Manpei Takagi Retsu Fukami Geki Blue Geki Jaguar, Geki Bat e Geki Gazelle
Riki Miura Gou Fukami Geki Violet Geki Wolf
Sotaro Ken Hisatsu Geki Chopper SaiDain, SaiDaiOh
  • Jan Kandou

Gekired - "Unbreakable Body" (Anbureikaburu Bodi) (Corpo Indestrutível) Transformação japonesa (japan henshin): Tagire! Kemono no chikara! Bīsuto On. Praticante do Estilo Gekijyu do Tigre (Gekijyu Tiger-Ken), representa o corpo no triângulo da equipe, dependendo mais da força bruta nos combates. Infantil, foi criado por ursos pandas em uma floresta até a idade adulta, o que torna seu japonês falado bastante deficiente. Ao fim da série, decide viajar, ensinando Jyuken para crianças.

  • Ran Uzaki

GekiYellow - "Honest Heart" (Onesuto Hāto) (Coração Honesto) Transformação japonesa (japan henshin): Tagire! Kemono no chikara! Bīsuto On. Praticante do Estilo Gekijyu do Guepardo (Gekijyu Cheetah-Ken), representa o coração no triângulo. Usa de sua velocidade nos combates. É bastante direta no que pensa e fala, sendo bastante dedicada ao que faz. Foi nomeada por Sha Fu a capitã da equipe. Ao fim da série, se torna mestra Jyuken, ensinando crianças na SCRTC.

  • Retsu Fukami

GekiBlue - "Fantastic Technique" (Fantasutikku Tekunikku) (Técnica Fantástica) Transformação japonesa (japan henshin): Tagire! Kemono no chikara! Bīsuto On!. Praticante do Estilo Gekijyu do Jaguar (Gekijyu Jaguar-Ken), representa a técnica no triângulo. Era um artista que, em busca de seu irmão perdido, resolveu treinar o Geki Jyuken a fim de encontrá-lo e também mostrar a sua arte de uma forma diferente. É metódico e perfeccionista. Ao fim da série, se torna mestre Jyuken, ensinando crianças na SCRTC.

  • Gou Fukami

GekiViolet - "Iron Will" (Aian Wiru) (Vontade de Ferro) Transformação japonesa (japan henshin): Hibike! Kemono no sakebi! Bīsuto On! Irmão mais velho de Retsu, desenvolveu seu próprio estilo de usar a energia (Geki), criando o Shigeki. Usou a técnica proibida da Transformação Completa para derrotar Rio e se tornou um lobisomem, perdendo suas memórias. Graças à transformação ser imperfeita, ele conseguia voltar a ser humano. Relembrou-se depois de anos e relutantemente uniu-se aos Gekirangers ao receber de Shafu o Gong Changer: Um aparelho exclusivo para que ele canalizasse o Shigeki. Usuário do Estilo Gekijyu do Lobo (Gekijyu Wolf-Ken) modificado para criar o seu próprio estilo. Foi vítima do poder maligno de Ron, que o fazia voltar a ser lobisomem durante as batalhas. Com a ajuda de Bae, finalmente unificou seu coração humano com o de fera, tornando-se definitivamente humano. Ao fim da série, também decide fazer uma jornada com Bae, para recuperar o tempo perdido, e aprimorar seu Shigeki

  • Ken Hisatsu

GekiChopper – "Amazing ability" (Ameijingu Abiriti) (Habilidade Incrível) Transformação japonesa (japan henshin): Togisumase! Kemono no yaiba! Bīsuto On! O quinto elemento do Gekiranger. Filho do proprietário da loja SCRTC invenções e artefatos. Ele foi enviado para treinar as técnicas para a terra sagrada, Jūgenkyō, por possuir o estilo Rinoceronte, assim como o lendário mestre Brusa Li. Mestre da arte da Antiguidade Geki Kens, essa técnica consiste em concentrar o Geki até ficar duro e afiado como um diamante. Incluindo os Kensei nos artistas Gekijūken , Ken é a único que pode aguçar o seu Geki. É muito indolente e concorre com Jan como mais inquieto. Utiliza SaiBlade Cutter. Aparece no episódio 28, e demora um pouco a obter a confiança dos demais. Ao fim da série, segue o negócio da família, criando equipamentos para SCRTC

Arsenal[editar | editar código-fonte]

Cada Gekiranger tem acesso a diferentes tipos de armas desenvolvidas pela SCRTC. Seus usuários devem infundi-las com Geki para ativar os seus ataques e utilizá-los com máxima eficiência.

  • Transformador Jūken GekiChanger (獣拳変身ゲキチェンジャーJūken Henshin GekiChenjā): Uma peça de dois dispositivos utilizados para a transformação dos GekiRed, GekiYellow e GekiBlue, que quando dizem a frase Tagire! Kemono no chikara! (Ferva, poder das feras!) Beast On! se transformam em Gekirangers.
  • GekiNunchaku (ゲキヌンチャクGekiNunchaku): A principal arma de GekiRed.
  • GekiTonfa (ゲキトンファーGekiTonfā): Utilizado por GekiYellow e GekiBlue.
  • GekiBazooka (ゲキバズーカGekiBazūka): Um dispositivo SCRTC introduziu no episódio 8. Modelagem é um poderoso canhão de Mestre Sha-Fu.
  • GekHammer (ゲキハンマーGekiHanmā): A distância que a cadeia medida da quantidade de infundido Geki este dispositivo utilizado por GekiYellow.
  • GekiFan (ゲキファンGekiFan): Uma nova arma introduzida no episódio 14, que é utilizado por GekiBlue.
  • GekiSabre (ゲキセイバーGekiSeibā): Uma nova arma introduzida no episódio 17, que é utilizado por GekiRed.
  • Super GekiClaw' (スーパーゲキクロー Sūpā GekiKurō): Introduzida no episódio 20, embora utilizados pela primeira vez no episódio 21. É a principal arma do Super Gekirangers.
  • GongChanger (拳変身ゲキチェンジャーGungChenjā): Um dispositivo utilizado para transformação do Gou, Miki dá-lo a tornar-se GekiViolet ao dizer Hibike! Kemono no sakebi! (Ecoe, grito das feras!) Beast On! Aparece no episódio 25.
  • SaiBlade: Um mega dispositivo utilizado para a transformação de Ken, o GekiChopper ao dizer Togisumase! Kemono no yaiba! (Afie, espada das feras!) Beast On! Aparece no episódio 28. Pode ser transformado em SaiBlade Cutter, e pode cortar qualquer pedra.
  • SouJuuTou: Uma adaga especial que permite a Ken controlar seu mecha SaiDain, e sua forma guerreira SaiDaiOu. Ela também permite a entrada no JyuGenKyou, o Chão Sagrado do Jyuken. Ken a trocou numa loja de penhores, cuja dona, na juventude, foi apaixonada por Bat Li, mas se sentiu abandonada por este. Ken e Retsu conseguiram reconciliá-los e recuperaram a adaga. Mais tarde, Mele desafiou Ken para uma luta pela adaga, mas, influenciada por Ron, raptou a irmã de Ken e exigiu a SouJuuTou como resgate. Em JyuGenKyou, Ken enfrenta Rageku, e quando compreende o ensinamento Não pense. Sinta, a derrota, e a SouJuuTou sai sozinha das mãos de Rio e volta para ken.

GekiBeasts[editar | editar código-fonte]

Mecha primárioMecha secundárioCarrier mecha

  • SaiDai GekiRinTohja
  • GekiRin TohjaWolf
    • SaiDai GekiTohja
      • GekiTohja
        • Geki Tiger
        • Geki Jaguar
        • Geki Cheetaah
      • Geki Wolf
      • SaiDain/SaiDaiOh
    • Rin Lion
    • Rin Chameleon
  • GekiFire
    • Geki Gorilla
    • Geki Gazelle
    • Geki Penguin
  • Geki Bat
  • Geki Shark
  • Geki Elephant

Aliados[editar | editar código-fonte]

Santos do Punho[editar | editar código-fonte]

Punho dos Santos (拳圣, Kensei): os lendários mestres que aperfeiçoou o Jyuken. Todos, incluindo os Kenma, foram alunos do fundador do Jyuken, Brusa Ee(uma clara homenagem a Bruce Lee). Representam a Escola Superior de Justiça. Todos usaram a técnica proibida de transformação durante a guerra GekiRin, e não podem mais voltar a forma humana.

  • Mestre Sha-Fu (マスターシャーフーMasutā Sha Fu): O mentor dos Gekirangers. Time treinado no legendário Geki Jyuken Beast Arts. Atualmente tem em segredo um dojo e formando uma equipe de heróis que lutam pela justiça.
  • Mestre Elehung Kimpo (マスターエレハンキンポーMasutā Erehan Kinpō): Aparece no episódio 10 e começou a formação da Ran no domínio do GekiHammer. Um feliz e otimista caráter, sua paixão pelas senhoras é mais do que notável. O seu lema é "Há um divertido enquanto treinamento." Seu nome é uma referência / homenagem ao famoso artista marcial Sammo Hung Kinpō (サモハンキンポー, Sammo Kinpō Han).
  • Mestre Bat Li (マスターバットリーMasutā Batto RI): Aparece no episódio 13 e começou a formação de Retsu no domínio da GekiFan. Excêntrico personagem, seu estilo é centrada na graça e elegância, e não técnica. O seu lema é "Não existe formação de um transe." Seu nome é uma referência / homenagem ao famoso artista marciais Jet Li (ジェットリーJette RI). Curiosamente, a pronúncia japonesa Batto RI remete a famosa nobre "vampira" Elizabeth Bathory.
  • Mestre Sharki Chan (マスターシャッキーチェンMasutā Shakkī Chen): Aparece no episódio 17 e começou com Jan a formação no domínio da GekiSable. Tem o jeito descontraído e às vezes irresponsável de ser, e Jan logo simpatizou com ele. Seu nome é uma referência / homenagem ao famoso artista marciais Jackie Chan (ジャッキーチェン, Jakkie Chen).

Triângulo dos Mestres[editar | editar código-fonte]

  • Gori Yen (¥ゴリーイェンGori): Mestre do GekiJyuken Gorila Ken, estreou no episódio 19. Representa o Coração Feroz (レイジングハートReijingu Hato)no Triângulo Mestre. Gori estava nos Estados Unidos onde ele escrevia romances, mas ele retornou ao Japão para assumir o papel de orientar e treinar Jan para salvar Sha-Fu.Ensina o sentido da palavra Coração a Jan. Seu nome é uma referência / homenagem a Donnie Yen (¥ドニーイェンDoni).
  • Michelle Peng (ミシェルペングMisheru Pengu): Mestra do GekiJyuken Pengüin Ken, estreou no episódio 19. Representa a Técnica Suprema (シュープリームテクニックShūpurīmu Tekunikku)no Triângulo Mestre. Michelle é uma diretora de SCRTC da Suécia, mas retornou ao Japão para treinar Ran e assim salvar Sha-Fu. É chamado de "A Deusa da Batalha Elegante," ensina a Ran o segredo para aperfeiçoar a sua técnica. Seu nome é uma referência / homenagem a Michelle King (Yeoh) (ミシェールキングMishēru Kingu).
  • Pyone Pyo (ピョンピョウPyone PYO) Mestre do GekiJyuken Gazela Ken, estreou no episódio 19. Representa o Corpo Eterno (アンダイイングボディAndaiingu)no Triângulo Mestre. Pyone estava assessorando um parque nacional de caçadores no Quênia, até que foi chamado por SCRTC. Assume a responsabilidade da formação e ensinamento para Retsu. Seu nome é uma referência / homenagem a Yuen Biao (ユンピョウYun Pyo).

Outros aliados[editar | editar código-fonte]

  • Miki Masaki (真咲美希 Masaki Miki):Uma alta executiva,que também participa na SCRTC Master Sha-Fu. Ela é responsável pela concepção de luta contra fatos e as armas utilizadas pelo Triângulo dos heróis. No episódio 39 enfrenta Mele em combate e revela possuir o poder do Geki Leopard Ken
  • Natsume Masaki (真咲なつめ Masaki Natsume):A filha de Miki Masaki. Ensinou o valor da paciência para Jan. Muito teimosa, às vezes discute com sua mãe, e foge de casa. Jan no começo a chama de filhote de Miki (Miki no Ko).
  • RoboTough (ロボタフ Robotafu):um robô para ajudar no treinamento da formação dos Gekirangers.
  • Kentaro Hisatsu (久津 権太郎 Hisatsu Kentarō):É o pai de Ken, e responsável pela construção de todos os equipamentos usados pelos Gekirangers. Para distinguir-se dos outros, os membros da família Hisatsu usam uma marca adicional para simbolizar SCRTC.
  • Sachiko Hisatsu (久津 幸子 Hisatsu Sachiko):É a irmã mais nova de Ken.
  • GoGo Sentai Boukenger (轟轟戦隊ボウケンジャ Gōgō Sentai Bōkenjā): Super Sentai anterior.
  • Engine Sentai Go-onger (炎神戦隊ゴーオンジャー Enjin Sentai Gōonjā): Super Sentai sucesor.

RinJyuken Akugata[editar | editar código-fonte]

Escola do mal, Beast Fist Confrontation Akugata (臨獣拳アクガタReno Jūken Akugata), seu nome significa Mal Vazio, localiza-se no topo de uma montanha em um isolado domínio secreto. Construído em terras que hoje se encontram os restos mortais de inúmeros artistas que fisicamente tem sido revivido por Rio sobre a estrada para o poder absoluto.

  • Rio Kurojishi / Black Lion[1]  : Líder dos RinJyuken, usuário do estilo Rin Jyu Lion Ken. No passado, perdeu toda sua família para uma força desconhecida. Também possui um trauma relacionado a um lutador do estilo Tigre Branco, a quem Jan muito se assemelha.
  • Mele / Rin Jyu Chameleon Ken [2]  : Principal alidada de Rio, não esconde sua paixão por este. Pode ficar invisível, bem como atacar com sua longa língua. Foi uma lutadora na grande guerra GekiRin e revivida por Rio.
  • Bae / Geki Jyu Fly Ken[3]  : Um combatente do Estilo Mosca do Geki Jyuken, que ao usar a técnica proibida de transformação durante uma luta contra Mele, foi engolido por esta na forma de mosca. Desde então, não pode sobreviver muito tempo fora do estômago de Mele. Faz o papel de narrador dos combates gigantes. Sua técnica se baseia no poder das palavras, e graças a ele Gou conseguiu domar seu lado fera e deixar de se transformar em lobisomem. Nos episódios finais, seu Geki ficou forte o suficiente para libertá-lo de vez de Mele. Fez uma rápida aparição no filme Kaizoku Sentai Gokaiger X Uchuu Keiji Gavan: The Movie, como um dos prisioneiros libertados pelos Gokaiger da Prisão Makuu.
  • Rinshi: almas dos alunos mortos do estilo RinJyuken, que não podem descansar em paz, e são revividas para lutar por Rio.
  • Rinrinshi[4] : a versão mais forte dos Rinshi, possuem em suas máscaras o símbolo do estilo animal a que pertencem. Podem assumir o modo Beast e lutar, inclusive ficarem gigantes.
  • Makirika : O Louva-a-Deus, do japonês Kamakiri. Possui habilidades cortantes.
  • Gyuya : O Búfalo. Dotado de muita força física.
  • Kademu[5]  : A centopéia (em japonês Mukade). Membro dos Godoku Ken (Cinco Punhos Venenosos), e dono de uma velocidade surpreendente.
  • Moriya : A lagartixa(em japonês Yamori). Membro dos Godoku Ken, capaz de escalar paredes.
  • Sorisa : A escorpião. Membro dos Godoku Ken, de Sasori, em japonês, "escorpião".
  • Maga : O sapo venenoso. Membro dos Godoku Ken, de Gama, em japonês, "sapo". Apaixonado por Sorisa, faz de tudo para protegê-la com seu ringi, que cria uma barreira muito poderosa.
  • Braco : A serpente. Membro dos Godoku Ken, anagrama de "cobra". Suas garras possuem o poder de dar a vida. Rio ambicionava este poder para reviver os Kenma. Braco reviveu Moriya e Kademu, e tentou convencer Mele a se voltar contra Rio. Mas esta destrói Braco, e toma-lhe as garras, entregando-as a Rio.
  • Muzankose : O Pangolim. Possui escamas muito resistentes, e uma habilidade escavadora. Derrotado por GekiElephanTohja, com seu GekiHammer.
  • Nagiu : A enguia. Possui a pele muito escorregadia, capaz de esquivar de qualquer ataque.
  • Rasuka[6]  : O corvo. Servo de Kata, o Kenma do Céu.
  • Rutsu : O grou. Servo de Kata, o Kenma do Céu. Usou seus poderes pra transformar Jan e Retsu em crianças.
  • Dokariya: O caranguejo ermitão. Discípulo de Rageku, a Kenma do Mar. Tem o poder de possuir corpos. Tentou usar Sharkie Chan e Miki contra seus amigos. Porém, quando possuiu Jan, este o expulsou com sua imensa força de vontade.
  • Eruka: A rã. Possui um ringi semelhante ao de Maga, de formar uma barreira quase impenetrável. Derrotado no início do episódio 19.
  • Butoka: Um guerreiro mecânico adormecido no altar de Rin JyuKen, que recebeu o poder de Kata e despertou. De Kabuto. baseado nos besouros de chifre bifurcado.
  • Wagataku: Um guerreiro mecânico que recebeu o poder de Rageku, para voltar a vida. De Kuwagata, baseado nos besouros de pinças.
  • Tabu: O porco. Sua missão era localizar o Órgão da Vida para reviver o Kenma da terra, Maku. Tentou devorar a garota rica que estava com o Órgão da Vida de Maku, mas foi impedido por Jan no modo Super Geki Red. Derrotado por Geki Shark Fire.
  • Maarashiya: O Porco Espinho. Seus espinhos fazem Ran se tornar uma rebelde, e foi Miki que a fez voltar a si, revelando que já foi também uma rebelde e líder de gangue de garotas. Derrotado por Geki Elephant Fire.
  • Hihi: O babuíno. Guarda costa pessoal de Maku, domina o poder DoRinki. Derrotado pela combinação Geki Tohja Wolf.
  • Pouote: O peixe atirador(archerfish). Outro servo de Maku, também possui o DoRinki. Usa um jato d'água pressurizado para causar destruição.
  • Niwa: o crocodilo. Um dos mais fortes recrutados por Rio, tinha a missão de distrair os Kenma para que Rio adentrasse o Jyugenkyou. Derrotado por GekiChopper, sem ter se tornado gigante.
  • Chouda: o avestruz. Um servo de Kata que foi fortalecido com DoRinki por Maku. Tem o poder de se adaptar ao dano causado pelas técnicas dos Gekirangers, de modo que um ataque não funciona duas vezes contra ele. Derrotado por Geki Bat Fire, ele bota um ovo do qual nasce um novo Chouda, ainda mais forte.
  • Tsuneki: A raposa. Utiliza arco e flecha em seus ataques, e cria uma gigantesca nuvem que se torna um campo de força em torno da cidade, para depois explodir a barreira e gerar muita energia negativa. Dentro da barreira, o poder dos Gekirangers é reduzido a 1/9 do total. Derrotado por uma combinação da Super Geki Claw de Jan e a SaiBlade de Ken, e como gigante, por Geki Tohja Wolf e Geki Elephant Fire.
  • Mukuoa: O peixe pescador. Um guerreiro que utiliza hospedeiros para sobreviver. Quando Rageku tentou mandar os Gekirangers, Rio e Mele de volta no tempo (episódio 33), mandou Mukuoa viajar junto e roubar a SouJuuTou. Caíram na época que se passa a mítica história de 47 rōnin, tendo os Gekirangers, Rio e Mele se unir para derrotar Mukuoa, que havia tomado o corpo de Kira Yoshinaka, antes que os 47 guerreiros cheguem. Para tanto, mais uma vez formam o poderoso GekiRinTohja [7] .
  • Baakaa[8] : O Hipopótamo. Vilão do filme Jyuken Sentai Gekiranger X Boukenger, tem uma personalidade idiota (baka), porém uma grande resistência. Fortalecido por Pachacamac, foi derrotado por um ataque combinado de GekiChopper, BoukenBlue e BoukenSilver.
  • Pachacamac XII: O Punho do Espaço (Uchuu Ken). Vilão principal de Jyuken Sentai Gekiranger X Boukenger. No passado, quase derrotou Brusa Ee.
  • Pachacamac XIII: Filho de Pachacamac XII, apareceu no episódio 7 de Kaizoku Sentai Gokaiger, sendo derrotado pelo poder supremo dos Gekirangers.

Punho dos Três Demônios[editar | editar código-fonte]

Punho dos Três Demônios (三拳魔, Sankenma): o oposto dos Kensei. Juntos, foram os criadores do Akugata, Colégio do mal Vazio, aguardando o momento em que seriam revividos por Rio. Do mesmo modo que os sete mestres Geki Jyuken, foram amaldiçoados por usar a técnica proibida de transformação.

  • Kenma do Céu (空の拳魔, Sora no Kenma): Kata, a primeira das Kenma para ser trazido de volta à vida real com veneno de Braco. Uma vez livre de seu túmulo no topo da montanha, mostrou o caminho para o Rio de forçar a sua própria dor e desespero. O seu lema é "Não existe formação em uma batalha até a morte." Fortalece-se pelo ódio. Derrotado no episódio 34 por SaiDaiOu.
  • Kenma Mar (海の拳魔, Umi no Kenma): Rageku, a segunda das Kenma foi ressuscitada no episódio 15. Mele encontrado o seu corpo inerte em uma área onde não chega luz ou de som, nas águas profundas. No passado, foi apaixonada por Sha Fu, mas passou a odiá-lo durante a guerra GekiRin. Em troca de treinar Rio, tentou obrigar Mele a matar Sha Fu. Ensinou a Rio sua técnica de defesa, de se tornar uma água-viva imune a ataques físicos. Fez Rio aprimorar seus poderes, fortalecendo-o pelo ciúme, fazendo-o pensar que Mele se tornaria mais forte que ele. Derrotada no episódio 35 por Ron em sua forma dourada.
  • Kenma da Terra (大地の拳魔, Daichi no Kenma): Maku foi temido pelos outros dois Kenma por sua incrível potência e porque possui o supremo Rinki, o Dorinki (Energia Confrontação do Fúria) é causada pela raiva. No passado, não se conformou quando Brusa Li escolheu Sha Fu como sucessor, matou seu mestre e iniciou a guerra GekiRin, junto com os outros Kenma. Através de seu domínio do Dorinki, criou a RinJyuDen. Introduzido no episódio 22, e derrotado definitivamente no episódio 35, por SaiDaiGekiFire.


Kenmas[editar | editar código-fonte]

Personaje Título Faixa Animal o Elemento
Kenma do Ceu Rin Jyu Hawk Ken Kata Kenma do Ceu Ar/falcão
Kenma do Mar Rin Jyu Jelly Ken Rageku Kenma do Mar Mar/agua viva
Kenma da Terra Rin Jyu Urso-ken maku Kenma de Terra Terra/urso

RinJyuDen[editar | editar código-fonte]

RinJyuDen são os artistas da Escola de mal treinado nos princípios da seleção natural, onde só os mais fortes serão capazes de sobreviver. Seu poder é conhecido como Rinki (临気Rinki), energia malignas que flui de dentro de seus corpos.

GenJyuKen[9] [editar | editar código-fonte]

O poder que supera o GekiJuuKen e o RinJuuKen, e suas técnicas se baseiam em criaturas míticas. Existe um total de 13, sendo o GenJyuOu, os quatro generais, e dois aprendizes(SouGenShi) de cada general.

  • Ron(ou Long)[10] : Um dos Quatro Generais Fantasmas. Representa o Dragão do Leste na mitologia chinesa. Veio manipulando Mele desde a tomada de poder de Maku, ensinando como Rio poderia se tornar mais forte e recuperar o RinJyuDen, tudo isso para transformá-lo num Deus da Destruição(HakaiShin). Seu desejo é destruir tudo por pura diversão. Ron é um ser eterno, e ao sentir o potencial de Rio ainda criança, matou toda a sua família, e permitiu que ele fosse treinado por Sha Fu. Também foi o responsável pela destruição da vila de Dan, a morte da mãe de Jan, e a ferida mortal que Dan tinha quando foi derrotado por Rio. Ron também foi aquele que influenciou Maku e o levou a fundar o RinJyuDen. Aparentemente derrotado pela poderosa combinação Geki Rin, foi trazido de volta por Sanyo e assumiu sua verdadeira forma Mugen Ryu: Um enorme dragão dourado com quatro pernas e múltiplas cabeças. Foi Mugen Ryu que Jan e Rio viram assassinando suas famílias. Mele se sacrifica para salvar os Gekirangers das presas afiadas do dragão. Rio por sua vez tentou um ataque suicida, explodindo o Mugen Ryu de dentro pra fora, porém também se mostrou ineficaz, pois Ron reaparece instantes depois. Os Gekirangers, que receberam o RinKi de Rio, tem um sonho, aonde Kata, Rageku e Maku lhes ensinam uma última técnica RinGi. Gou, Ken e os sete Kensei tentam segurar Ron até que os três voltem. Jan, Ran e Retsu aplicam em Ron a Doukokugan, a mesma técnica que selou os sete Kensei numa rocha (episódio 33). O imortal Ron termina aprisionado para sempre numa esfera. Em Engine Sentai Go Onger X Gekiranger, Ron é libertado por Gaiark, sendo porém novamente selado pelos Go Ongers e pelos Gekirangers. Em Kamen Rider X Super Sentai: Super Hero Taisen, ele é visto como um aliado do Império Dai Zangyack.
  • Dorou. O Capricórnio. Representa a Cabra no zodíaco chinês. Os SouGenShi de Ron tinham como plano coletar KaGeki, ShiGeki e GenKi e criar um pólen especial que fazia as pessoas desaparecer, e serem aprisionadas em cabaças. Derrotado pelo ataque combinado de todos os Geki Beasts Geki Geki Zen Beast Hou.
  • Sojo. O Addanc ou Aardvark. Representa o Rato no zodíaco chinês. Junto com Dorou executou o plano de aprisionar pessoas com o pólen. Derrotado pela combinação SaiDaiGekiTohja.
  • Sanyo[11] : Representa o Punho do Basilisco. Um dos Quatro Generais Fantasmas, representado pela Tartaruga Negra do Norte na mitologia chinesa. É muito leal a Ron, mas muito descuidado, por diversas vezes falou sobre planos secretos de Ron, causando a desconfiança de Mele. Ele é parte de Ron, e portanto, um imortal. Reviveu Ron e se deixou absorver por este, para que Ron assumisse sua forma final.
  • Shiyuu: O Minotauro. Baseado no Touro do zodíaco chinês. Usa o poder de espelhos para criar doppleganger de inimigos.
  • Goyuu: O Cetos. Baseado no Javali do zodíaco chinês e em Catóblepa. Utiliza ataques sonoros para causar destruição. Derrotado rapidamente por Gou no episódio 45, com o novo golpe Tenchi Tenpen Da, que aprendeu com Michelle Peng.
  • Suugu[12] : Representa o Punho da Quimera. Um dos Quatro Generais Fantasmas, representado pelo Tigre Branco do Oeste na mitologia chinesa. Suugu foi criado por Ron a partir de Dan, o pai de Jan. No passado, era companheiro de treino de Rio, Gou, e Miki, e Rio tinha obsessão em derrotar o discípulo mais forte. Após aderir ao RinJyuDen e derrotar Gou, Rio enfrentou Dan, e o venceu com seu RinKi. Porém Dan estava ocultando um grave ferimento, e por isso Rio nunca considerou a luta concluída, pois Dan não lutou com sua força total. Suugu pode utilizar técnicas GekiJyuKen e RinJyuKen, copiando ataques de vários rinrinshis já derrotados. Jan conseguiu apelar para a consciência de Dan, que o defendeu de um ataque de Ron, mas foi seriamente ferido. Como último pedido, Suugu pede que Jan lhe aplique o golpe final. Com o corpo destruído, a alma Geki de Dan se liberta, se despede de seu filho e parte.
  • Kou: O Cérbero. Baseado no Cão do zodíaco chinês. Ele é irmão de Braco, e ambicioso como este. Deseja tomar o posto de General Fantasma de Suugu. Usa seus anéis para se fixar aos humanos e lhes causar dor com descargas elétricas.
  • Shuen: O Hanuman; Baseado no Macaco do zodíaco chinês. Pode criar diversos clones seus.
  • Mele[13] : Por influência de Ron, Mele se torna a Quarta General Fantasma, a Fênix, e representada pelo Pássaro Vermelho do Sul na mitologia chinesa. Ela é o laço que impede que Rio se torne o Deus da Destruição intencionado por Ron. Se sacrifica pelos Gekirangers no final.
  • Haku: O Unicórnio. Baseado no Cavalo do zodíaco chinês. Controla crianças, incluindo Natsume, crescendo chifres de unicórnio em suas testas e as faz desaparecer, para causar dor e sofrimento nos pais, porém, o amor de mãe e filha de Miki e Natsume quebrou a influência do GenJi. Destruído por Miki, que assumiu o controle de SaiDaiOu.
  • Hiso: A Pixie. Baseada no Coelho do zodíaco chinês. Fingiu ser leal a Mele, apenas para a conveniência de Ron. Derrotada pelo ataque conjunto de todas as Geki Beasts, Geki Geki Zen Beast Hou.
  • Rio[14] : Rio se torna o GenJyuOu, o rei do estilo GenJyuKen, representando o Punho do Grifo. Rio finalmente o considera Jan um rival à altura, após este derrotar Suugu. Super GekiRed derrota Rio, que perde controle de seus poderes, tornando-se um gigante, para contentamento de Ron, que o considerava o Deus da Destruição. Porém Mele chama por Rio e o faz voltar a si, fugindo com ele em seguida. Sacrifica-se pelos Gekirangers realizando um ataque suicida em Ron.

Hikonin Sentai Akibaranger - 2012[editar | editar código-fonte]

- No 10 episodio de Hikonin Sentai Akibaranger o Irmão gêmeo de Manpei Takagi ( GekiBlue ) , apareceu assim fazendo com que houvesse uma substituição , Kozkoz tentou avisar a equipe que o mesmo era indentico ao GekiBlue Retsu , pelo fato deles serem gêmeos Akagi diz que os mesmos não são a mesma pessoa e não tem nada haver. O que pode ser interpretado como uma Satira. Apos a entrada de Shinpei interpretando Takuma Tsuzuki a serie começou a mudar entrando no mundo dos Sentai Oficiais , o que gerou o fim da mesma.

Filmes[editar | editar código-fonte]

  • Juuken Sentai Gekiranger: Nei-Nei! Hou-Hou! Hong Kong Decisive Battle
  • Juuken Sentai Gekiranger VS Boukenger
  • Engine Sentai Go-onger vs. Gekiranger

Atores[editar | editar código-fonte]

Dubladores[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Boukenger
Super Sentai
20072008
Sucedido por
Go-Onger
  1. http://supersentai.com/database/2007_gekiranger/vi-rio.htm
  2. http://supersentai.com/database/2007_gekiranger/vi-mele.htm
  3. http://supersentai.com/database/2007_gekiranger/vi-cbh.htm
  4. http://supersentai.com/database/2007_gekiranger/vi-cbh.htm
  5. http://supersentai.com/database/2007_gekiranger/vi-venomfists.htm
  6. http://supersentai.com/database/2007_gekiranger/vi-flyingfists.htm
  7. http://supersentai.com/database/2007_gekiranger/gb-gekitohja.htm
  8. http://www.supersentai.com/database/2007_gekiranger/vi-teamup.htm
  9. http://supersentai.com/database/2007_gekiranger/vi-genjyuken.htm
  10. http://supersentai.com/database/2007_gekiranger/vi-ron.htm
  11. http://supersentai.com/database/2007_gekiranger/vi-sanyo.htm
  12. http://supersentai.com/database/2007_gekiranger/vi-suugu.htm
  13. http://www.supersentai.com/database/2007_gekiranger/vg-mele.htm
  14. http://www.supersentai.com/database/2007_gekiranger/vg-rio.htm