Kōji Wada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Kōji Wada
Kōji Wada
Informação geral
Também conhecido(a) como Borboleta Imortal dos Animesongs
Nascimento 29 de janeiro de 1974 Kyoto,  Japão
Local de nascimento
Japão
Morte 3 de abril de 2016 (42 anos)
Gênero(s) Rock, Pop, Pop rock, J-Pop, anison
Ocupação(ões) Cantor
Instrumento(s) Vocais
Gravadora(s) King Records (Japão), Lantis
Página oficial Site oficial

Kōji Wada (和田 光司 Wada Kōji?, 29 de janeiro de 19743 de abril de 2016) foi um cantor japonês, muito conhecido pelos seus trabalhos no anime Digimon.

Carreira[editar | editar código-fonte]

1999–2000[editar | editar código-fonte]

Em 1999, Kōji foi escolhido pela Toei Animation para ser o cantor do tema de abertura do anime Digimon Adventure, que seria transmitido pela Fuji TV. Após seu lançamento, a série, rapidamente, tornou-se uma das maiores franquias de animação japonesa, sendo lançados diversos produtos, entre eles filmes e CDs.

O sucesso de Digimon Adventure, porém, já era garantido. O planejamento de marketing, feito pela Bandai, aconteceu alguns anos antes da série ir ao ar. Na época, a empresa lançou pela primeira vez no Japão os "bichinhos virtuais" ou "monstros digitais", seguidos diretamente pelo "tamagochi" (sucesso no Brasil) e, logo depois, foi lançado o anime, hoje conhecido como "Digimon".

Assim, de acordo com o compositor Chell Watanabe, a música tema "Butterfly" seria um sucesso já previsto. Kōji Wada, que era cantor de baladas românticas, mudou seu estilo musical para se adequar a canção, para uma versão mais "rock". Dessa forma, surgiu o hit da série, o qual ficou por 5 semanas consecutivas no ranking do programa da TBS intitulado Count Down TV e, consequentemente, no prestigiado ranking da Oricon Chart.

O cantor se tornou bastante conhecido no Japão, recebendo diversos convites para shows. Assim, acabou gravando a canção tema de Digimon Adventure 02, a sequência do anime que o levou ao estrelato. Intitulada "Target ~Akai Shōgeki~" (ターゲット~赤い衝撃~ Tāgetto ~Akai Shōgeki~?, "Target (Red Impact)"), a música foi composta por Michihiko Ohta, que também produziu outras canções clássicas de Digimon, como "The Biggest Dreamer" e "FIRE!!".

Neste mesmo período, foi convidado a cantar o tema de outra série animada, agora de robôs, intitulada Transformers Car Robots, do estúdio Gallop. A canção, "Honō no Overdrive" (炎のオーバードライブ Honō no Overdrive?, "Overdrive of Fire"), apesar de ser boa, foi trocada na versão americana por uma música instrumental, a pedido da Saban Entertainment (empresa que dominou o cenário dos desenhos animados na década de 1980 e 1990 na América).

2001–2002[editar | editar código-fonte]

Em 2001, começou a terceira temporada da franquia Digimon, intitulada Digimon Tamers. Mais uma vez, Kōji Wada foi convidado a cantar o tema de abertura, o single "The Biggest Dreamer". A canção bateu novos recordes de vendas, que lhe renderam novos convites, entre eles, a gravação do encerramento do programa de variedades "Pinpapa", da Nihon Terebi. Essa canção seria lançada como single do cantor.

Em setembro de 2001, Kōji Wada escrevia letras de músicas, quando aconteceram os ataques terroristas ao World Trade Center, em Nova York. Isso lhe fez pensar a respeito e passar esse sentimento para a música que escrevia. Na época, ele disse: "A letra contém uma mensagem franca e honesta de paz e esperança do nosso ponto de vista, e se uma ou mais pessoas extraírem alguma coisa dela, seria muito bom... esse é o tipo da canção."

Então, o single chamado "Starting Over" foi lançado em novembro daquele mesmo ano. Além disso, seu primeiro álbum solo, "All of My Mind", foi lançado em dezembro, com as faixas inéditas "Modern Love" e "Shoujo no Mamade".

Em abril de 2002, iniciava-se Digimon Frontier. Novamente, Kōji Wada foi o nome principal da trilha sonora, com as canções "FIRE!!", "Innocent ~Mujaki na Mama de~" (イノセント~無邪気なままで~?), "an Endless tale" e "With the Will".

Pouco antes do fim da quarta temporada de Digimon, Kōji Wada cantou os temas musicais "Sanga Dai Suki" e "Kyouto Purple Sanga Chuukei", do time de futebol profissional da cidade Kyoto, Sanga F.C. Ambos os hits foram veiculados pela emissora Kyoto Broadcasting System (KBS).

2003–2006[editar | editar código-fonte]

Em 2003, gravou sua última música em Digimon, antes de dar uma pausa na sua carreira, devido a problemas pessoais. A canção, "Miracle Maker (Spirit of adventure)", foi feita para o jogo de videogame Digimon World 3.

Depois de três anos em hiatus, Kōji Wada voltou à ativa, iniciando uma série de turnês. Os shows seriam para promover seu novo hit, "Hirari" (ヒラリ?), o tema da quinta temporada de Digimon, intitulada Digimon Savers.

Em comemoração a essa volta de Kōji, foi lançada pela sua gravadora, Index Music, uma coletânea chamada "The Best Selection~Welcome Back!". Ela incluía uma música inédita, "Pierce", tema de encerramento do programa semanal de lutas Kakutou-ou (Rei das Artes-Marciais), exibido pela emissora TBS.

No primeiro concerto do ano, intitulado "Shibuya Tamashii Vol.116 ~Kouji Wada Special~", ele cantou seus principais hits de Digimon.

2010–2016[editar | editar código-fonte]

Em 2010, com o lançamento da sexta temporada de Digimon, chamada de Digimon Xros Wars, Kōji Wada volta com a música "We are Xros Heart!", tema da digievolução.

No dia 4 de outubro de 2011, o cantor postou em seu blog que teria que dar uma pausa em sua carreira por um tempo indeterminado, devido a um câncer em sua faringe.[1] Todos os shows do cantor foram cancelados até o fim desse ano. No mesmo dia de 2013, anunciou na mesma página o seu regresso, com um concerto agendado para Novembro do mesmo ano. Em 2003, Kōji Wada já tinha vencido a luta contra a doença, porém este mesmo câncer entrou em estado de metástase. Isto é, uma nova lesão tumoral oriunda de uma anterior se espalhou para um local diferente do original.

O cantor morreu no dia 3 de abril de 2016 devido a um câncer na parte superior da faringe, a nasofaringe.[2] Seu último trabalho em vida foi em Digimon Adventure tri., onde ele regravou a música-tema "Butter-Fly". O single "Seven ~tri ver.~" que também contou com a colaboração de Ai Maeda e Ayumi Miyazaki, foi o último single lançado em vida, apenas 5 dias antes de sua morte.

Discografia[editar | editar código-fonte]

  • 2001: "All of My Mind"
  • 2010: "Kazakami no Oka Kara" (風上の丘から?)

Visitas ao Brasil[editar | editar código-fonte]

Kōji Wada se apresentou quatro vezes no Brasil. Na primeira vez, cantou no Super Friends Spirits, no evento Anime Friends, em São Paulo, em julho de 2007. No mesmo ano, retornou a mesma cidade no dia das crianças cantando, desta vez, em palcos gaúchos também. Em dezembro, foi escalado novamente para voltar ao Brasil, para apresentar-se no YES (Yamato Music Station), no evento Anime Family, no Rio de Janeiro. Em 13 julho de 2008, ele foi ao evento SANA (Super Amostra Nacional de Animes), em Fortaleza. Kōji também cantou em Belo Horizonte, no evento Anime Punch, em fevereiro de 2010. Foi anunciado no programa de televisão SANA, do canal cearense TV Diário, que ele iria se apresentar novamente no Ceará, no SANA 10.[3] Também esteve no Recife, em 31 de julho de 2010 e 1 de agosto de 2010. No evento SuperHeroCon, cantou seus grandes sucessos em Digimon e enlouqueceu o público presente, que era estimado em milhares de pessoas.

Referências

  1. «Kouji Wada paralisa sua carreira para se tratar do câncer». 4 de outubro de 2011. Consultado em 30 de abril de 2013 
  2. «Morre, aos 42 anos, Koji Wada, cantor e compositor dos temas de Digimon». Crunchyroll. 8 de abril de 2016. Consultado em 8 de abril de 2016 
  3. «Agitos da J-music». Rede Globo. 16 de julho de 2010. Consultado em 30 de abril de 2013 

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]