K. C. Jones

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
K. C. Jones
Informações pessoais
Modalidade Basquetebol masculino
Nascimento 25 de maio de 1932 (81 anos)
Taylor, Texas
Nacionalidade Estados Unidos estado-unidense
Medalhas
Jogos Olímpicos
Ouro 1956 Melbourne Competição por equipes

K.C. Jones (Taylor, 25 de maio de 1932) é um ex-jogador e treinador profissional estadunidense de basquetebol. Jogava na posição de armador e conquistou a medalha de ouro junto com a Seleção Estadunidense de Basquetebol nos Jogos Olímpicos de Verão de 1956. Jogou pelo Boston Celtics nove temporadas, dentre as quais em oito ficou campeão. Após o Boston perder um jogo contra o Philadelphia 76ers nos play-offs de 1967, Jones encerrou sua carreira de jogador.[1]

Iniciou sua carreira de treinador na Universidade Brandeis, tendo ido para o Los Angeles Lakers em 1971 para ser auxiliar técnico de Bill Sharman. Ainda treinou o Capitol Bullets (hoje Washington Wizards), o Boston Celtics (onde foi por duas vezes campeão, em 1984 e 1986) e o Seattle SuperSonics, onde encerrou a carreira em 1992. Atualmente, é comentarista assistente da Universidade de Hartford. Foi introduzido no Basketball Hall of Fame em 1989.

K.C. Jones, como era conhecido, foi sorteado pelo Boston Celtics na NBA Draft de 1956 e jogou o campeonato nacíonal sendo uma grande revelação ao lado de grandes jogadores como Bill Russell, Bob Cousy, Sam Jones e Tom Heinsohn. Além de ganhar oito NBAs (1958 a 1965) ambos tiveram camisas aposentadas por fazerem história na equipe. Sua despedida como jogador profissional ocorreu durante os Playoffs da NBA de 1967, quando saiu do estádio sendo aplaudido de pé; deste dia em diante iniciou sua carreira como técnico.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre basquetebol é um esboço relacionado ao Projeto Basquetebol. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.