Kabupaten

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2017). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Kabupaten refere-se a um nível da administração territorial da Indonésia, situado imediatamente abaixo do nível de governo de província (propinsi). Em português, o termo kabupaten pode ser traduzido como 'regência'.

Na Indonésia, a 'regência' (kabupaten) e o 'município' (kota[1]) estão no mesmo nível de governo. Ambos têm governo local e corpo legislativo próprios. Cada regência ou municipalidade é, da mesma forma, dividida em subdistritos. A diferença entre kabupaten e kota obedece a critérios demográficos e econômicos. Geralmente, o kabupaten tem uma área rural maior do que a área urbana, e sua economia é baseada na agricultura. Mas, em ambos os casos, as competências são as mesmas.

Uma regência (kabupaten) é governada por um regente (bupati), enquanto uma municipalidade (kota) é governada por um prefeito (walikota). Todos os regentes, prefeitos e membros do legislativo são eleitos diretamente para um mandato de cinco anos. Apenas na Região Especial de Jakarta os prefeitos e regentes são escolhidos pelo governador.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas

  1. Em 1999 se alterou o nome de kotamadya para kota.