Kadish

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Kaddish)
Ir para: navegação, pesquisa
Nota: Esta página contém alguns caracteres especiais que podem não ser exibidos por alguns navegadores. Veja aqui mais informações.

Nota: esta página contém alguns caracteres especiais e é possível que a impressão não corresponda ao artigo original.

Kadish (do aramaico קדיש "sagrado") é o nome dado à prece especial dita regularmente nas rezas cotidianas e em enterros em memória aos entes falecidos, onde se dá ênfase à glorificação e santificação do nome de Deus. Geralmente é realizado pelos filhos ou parentes próximos do falecido.

Ícone de esboço Este artigo sobre judaísmo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Exitem 4 tipos de Kadish.

1. Kadish Titkabal, mais longo e que pede aos Céus para que a nossa oração seja aceita junto às de todo o povo judeu. 2. Há também o Kadish pequeno, recitado antes das orações Minchá e Arvit, o que se diz antes do Barechú pelo Chazan, um Kadish após a leitura da Torá 3. Outro ainda recitado após o estudo da Torá, o Kadish deRabanan. 4. O Kadish dos enlutados chama-se Kadish Yatom.

O Kadish é uma oração de exaltação Divina com várias especificidades e nada tem a ver com tristeza e luto, ainda que recitado nestas ocasiões. A recitação do Kadish também auxilia sabermos em que parte está a reza, pois cada parte tem o seu Kadish especial.


Fonte: Oqueejudaismo.com.br