Kaillera

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Kaillera
Desenvolvedor Christophe Thibault
Versão estável 0.9
Sistema operativo Microsoft Windows
Gênero(s) Middleware
Estado do desenvolvimento Descontinuado
Página oficial www.kaillera.com

Kaillera é um software middleware que serve para jogar emuladores online, é um programa gratuito que suporta qualquer emulador que tenha compatibilidade com ele.

Kaillera é um verlan da palavra francesa racaille que é usado em referência a "pessoas com más intenções".

Foi desenvolvido por um dos criadores do projeto Winamp, Christophe Thibault, nos anos 2001-2003. Utilizando da arquitetura de Cliente Servidor e uma arquitetura tipo IRC para chat, onde o cliente usa um arqivo DLL (kailleraclient.DLL). O servidor é um programa de tipo Msdos onde o único que se vê nessa janela são os usuários conectados e os jogos que são criados em um servidor. Neste servidor pode-se configurar para que seja público ou privado. Também pode configurar o número de usuários que podem entrar, e o ping de conexão, e o tipo de conexão permitida.

Posteriormente, no início de 2006, direitos e código fonte do Kaillera foram vendidos para uma companhia privada de jogos online publicidade chamado TC. Entretanto, um ano antes (exatamente no mês de setembro de 2005) o website do Kaillera saiu do ar e até a presente data se encontra offline.

Atualmente(2010) o servidor Kaillera encontra-se ativo, e é bastante usado pelo emulador Winkawaks, aonde os jogadores tem de possuir a mesma versão do emulador para poderem jogar entre si. Normalmente a mais usada é a 1.59. Jogos antigos de fliperama podem ser jogados de modo gratuito, como antigos sucessos, dentre os quais estão: The King of Fighter (todas as versões), Street Fighter e Marvel. Pare se conectar a outro jogador, é necessário além de possuir a mesma versão do emulador, o mesmo tipo de conexão - esta, pode ser mudada no própria tela de servidores (que é aberta no emulador, ao ser escolhida a opção de jogar on line).

Emuladores compatíveis com Kaillera[editar | editar código-fonte]

Projetos[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]