Kajmakčalan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Kajmakčalan (Voras)
Igreja sérvia de São Pedro, no topo do Kajmakčalan
Kajmakčalan (Voras) está localizado em: Grécia
Kajmakčalan (Voras)
Coordenadas 40° 55' 52" N 21° 47' 21" E
Altitude 2521 m (8271 pés)
Proeminência 1758 m
Isolamento 51,17 km
Listas Ultra
Localização fronteira entre  Grécia e Macedónia do Norte Macedônia do Norte
Cordilheira Montes Voras
Rota mais fácil escalada

O Kajmakčalan (Kaimakchalan) ou Voras, Kaimaki, ou Kaimaktsalan (em grego: Καϊμακτσαλάν ou Καϊμάκι ou Βόρας, em macedônio/macedónio: Каjмакчалан) é uma montanha nos Montes Voras, sobre a fronteira Grécia-Macedónia do Norte. A sua altitude é de 2521 m[1]

É o terceiro pico mais alto da Grécia depois do Monte Olimpo e do Monte Smolikas, e o quinto mais alto da Macedónia do Norte.

Na Primeira Guerra Mundial[editar | editar código-fonte]

Durante a Primeira Guerra Mundial, em setembro de 1916, a Batalha de Kajmak-alan teve lugar no Kajmakčalan. Este cume foi um ponto importante na frente macedónia durante a Grande Guerra, onde em 1918 as tropas franco-sérvias lançaram uma grande ofensiva que forçou a Bulgária a capitular. Depois disso, a frente dos Balcãs entrou em colapso, a Áustria-Hungria e o Império Otomano (cuja ligação ferroviária com os recursos alemães fora cortada) também capitularam. Hoje ainda vemos restos desta batalha: ossos, conchas, granadas, bunkers e trincheiras.

Uma capela ortodoxa sérvia é dedicada aos soldados caídos no Kaimaktsalan[2]; cerca de 40 metros abaixo da capela há um ossário onde os ossos encontrados na montanha são recolhidos.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. "Europe Ultra-Prominences" O cume do Kaimaktsalan está na área de esqui do Monte Voras e poderá pertencer na totalidade à Grécia. Os mapas topográficos indicam altitude de 2521m. Peaklist.org. Acesso em 19-2-2012.
  2. http://www.serbia.com/srpski/o-srbiji/istorija/srbija-u-prvom-svetskom-ratu/osmatracnica-sa-kajmakcalana/