Kaneto Shiozawa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Kaneto Shiozawa
Nascimento 28 de janeiro de 1954
Tóquio, Japão
Morte 10 de junho de 2000
Shinjuku
Ocupação Seiyū

Kaneto Shiozawa (塩沢 兼人 Shiozawa Kaneto?, 28 de janeiro de 195410 de maio de 2000) (nome verdadeiro: Toshikazu Shiozawa (塩沢 敏一 Shiozawa Toshikazu?) foi um seiyū de Tóquio afiliado com a Aoni Production. Ele possuía uma distinta voz calma e fria, que geralmente lhe dava papéis de vilões ou anti-heróis.

Seu nome artístico se originou do diretor japonês Kaneto Shindō.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Shiozawa soube que seria artista desde sua infância. Ele se formou na Nihon University Second Senior High School, onde ele aprendeu a agir em seu departamento de arte.

Morte[editar | editar código-fonte]

Em 9 de maio de 2000, por volta das quatro da manhã, Shiozawa caiu pelas escadas de sua casa; então, caiu inconsciente e morreu de contusão cerebral no dia seguinte. Ele tinha 46 anos de idade. O parceiro de dublagem Hidekatsu Shibata foi um dos que foram ao seu funeral.

Sucessores

Após a morte de Shiozawa, os seguintes seiyuu se encarregaram dos papéis ainda em andamento dele:

Personagens[editar | editar código-fonte]

Na série Guilty Gear, o personagem de Shiozawa, Zato-1 falece em algum momento entre os eventos de Guilty Gear X e Guilty Gear XX. Como troca, os jogos da série agora trazem uma besta proibida com forma de sombra chamada Eddie, que usa do mesmo corpo mas possui voz distinta (dublada por Takehito Koyasu).

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) dublador(a), integrado ao projeto sobre dublagem, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.