Kara Sevda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Kara Sevda
Amor Eterno (AO/MZ)[1]
Informação geral
Também conhecido(a) como Endless Love[3] (distribuição)
Formato Série
Gênero
Duração 120–140 minutos[2]
País de origem  Turquia
Idioma original turco
Produção
Diretor(es) Hilal Saral
Produtor(es) Kerem Çatay
Distribuída por Inter Medya
Roteirista(s) Özlem Yılmaz
Anıl Eke
Burcu Görgün
Elenco
Música Toygar Işıklı
Empresa(s) de produção Ay Yapım
Exibição
Emissora de televisão original Star TV
Formato de exibição 576i (16:9 SDTV)
1080i (HDTV)
Formato de áudio Estéreo
Transmissão original 14 de outubro de 2015 – 21 de junho de 2017
N.º de temporadas 2
N.º de episódios 74 (244 na versão internacional)

Kara Sevda (em Angola e Moçambique: Amor Eterno) é uma série de televisão turca de 2015 dirigida por Hilal Saral, e protagonizada por Burak Özçivit, Neslihan Atagül e Kaan Urgancıoğlu. A série ganhou popularidade internacional com duas temporadas, totalizando 74 episódios, a série produzida por Ay Yapım estreou na rede Star TV em 14 de outubro de 2015, e entrou na história da televisão turca por ser a primeira telenovela do país a conquistar um prêmio Emmy.

Em formato de telenovela, foi exibido em Angola (às 20h) e Moçambique (às 21h) pela Zap Novelas entre 4 de janeiro a 4 de dezembro de 2018, substituindo Sol de Inverno e sendo substituída por Maria Madalena.[1]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Kemal (Burak Özçivit) é um dos três filhos de uma família de classe média e vive em um dos bairros humildes de Istambul. Sua única meta na vida é poder sobreviver e alcançar algumas comodidades. Em seu último ano da faculdade de Engenharia de Minas, não tem muitos sonhos e procura não acreditar em milagres, sobretudo nos relacionados ao amor.

Já Nihan (Neslihan Atagül) é uma jovem de família rica, mas à beira da falência, que, apesar de morar em uma região nobre da cidade, não se importa com os bens materiais e vive distante de seu próprio mundo. Inteligente e sensata, não gosta de ter que viver sob a pressão da alta sociedade.

A monótona vida de Kemal é colocada em prova no dia em que estes dois jovens se cruzam de maneira insólita dentro de um ônibus e depois desse encontro o mundo de Kemal dá um giro inesperado, pois a atração entre eles é imediata e, de maneira quase impossível, o casal dá um jeito de superar suas diferenças e permanecer junto, mas o destino tem outros planos para ele.

Kemal tem que deixar Istambul para trabalhar em uma mina e aceita que Nihan e ele pertencem a dois mundos muito diferentes. Junto com esta grande lição de vida, enterra suas dores e se muda para Zonguldaque, sem saber que Nihan guarda um segredo que necessitava contar.

Pouco tempo depois da separação, Nihan se casa obrigada com Emir (Kaan Urgancıoğlu), um rico empresário, que vive apaixonado por ela desde a infância. Mesmo que para todos o casamento pareça perfeito, para Nihan não existe amor maior do que o de Kemal, que se dedica apenas ao trabalho dia após dia.

Entretanto, cinco anos mais tarde, um acidente inesperado nas minas marca o início de um novo caminho em sua vida: Kemal decide voltar a Istambul para enfrentar o passado. Completamente mudado, se empenha em enfrentar Nihan, Emir e tudo o que deixou para trás, para finalmente viver o que deixou por concluir.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Temporadas[editar | editar código-fonte]

A produção também foi dividida em duas temporadas, com a primeira sendo exibida de outubro de 2015 a junho de 2016, e a segunda temporada transmitida de setembro de 2016 a junho deste 2017.

Temporada Total de episódios Episódios Transmissão original
Inicio Final
1 35 1 - 35 14 de outubro de 2015 15 de junho de 2016
2 39 36 - 74 21 de setembro de 2016 21 de junho de 2017

Prêmios e nomeações[editar | editar código-fonte]

"Kara Sevda" tornou-se a primeira produção da Turquia a conquistar um prêmio Emmy, e também a primeira do país a concorrer na categoria Telenovela. O êxito da produção, inclusive, rendeu ao ator Kaan Urgancıoğlu, um papel na série Tom Clancy's Jack Ryan, que será lançada pela Amazon Video em 2018.[4]

Ano Premios Categoria Nominado(a) Resultado Ref.
2016 Prêmios Altın Kelebek Melhor série Kara Sevda Indicado [5]
Melhor atriz de drama Neslihan Atagül Doğulu Indicado [5]
Melhor ator de drama Burak Özçivit Indicado [5]
Melhor diretor(a) Hilal Saral Indicado [5]
Melhor casal Kemal e Nihan Indicado [5]
2017 Emmy Internacional Melhor Telenovela Kara Sevda Venceu [6]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre séries de televisão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.