Karai

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Karai
Tmnt microseries 5.jpg
Outro(s) nome(s) Oroku Karai (série de 2003)
Hamato Miwa (série de 2012)
Afiliações The Shredder e Lady Shredder (Image Comics)
The Shredder (série de 2003)
Criado por Kevin Eastman
Peter Laird
Primeira aparição Teenage Mutant Ninja Turtles (Mirage Studios) #54 "City at War" No. 1 (Dez. 1992)[1][2]
Editora(s) Mirage Studios
IDW Publishing

Oroku Karai é uma personagem fictícia da banda desenhada Teenage Mutant Ninja Turtles e da media relacionada. Karai é normalmente descrita como um alto membro do Foot Clan, um grupo ninja de crime organizado. Foi introduzida por Kevin Eastman e Peter Laird na série de livros de banda desenhada Teenage Mutant Ninja Turtles em 1992 e a partir dai em várias outras revistas TMNT, séries animadas, filmes e videojogos.

Em muitas das suas incarnações (incluindo as séries de 2003 e 2012, e na banda desenhada de 2010), ela tem uma relação muito próxima com Shredder, descrita como filha adoptiva ou neta biológica. No entanto, na sua primeira aparição na banda desenhada, Karai não tinha qualquer relação com Shredder e estava acima deste no que toca à hierarquia do Foot Clan. Em muitos trabalhos, Karai tem uma rivalidade e uma relação amor-ódio muito particular com Leonardo, o líder das Tartarugas.

Apesar de não ter super poderes ou habilidades especiais, Karai é descrita como uma das personagens mais mortais do universo TMNT. A sua perícia é considerada muitas vezes superior à de Shredder, e é uma das poucas pessoas que iguala o nível de Leonardo, seja em termos de ninjutsu ou no manejo da katana.

Nas adaptações animadas e nos jogos, Karai tem a voz de Karen Neil, Zhang Ziyi e Kelly Hu, enquanto que Minae Noji e Brittany Ishibashi interpretam a personagem nos filmes.

Referências

  1. «Karai - IGN». Uk.ign.com. Consultado em 9 de agosto de 2013 
  2. «Karai». Comic Vine. Consultado em 23 de dezembro de 2015 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]