Karasuk

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Karasuk
Coat of Arms of Karasuk (Novosibirsk oblast).pngFlag of Karasuk (Novosibirsk oblast).svg
Храм Андрея Первозванного в Карасуке.jpg
Geografia
País
Oblasts
Distrito municipal
Urban settlement in Russia
 (d)
Capital de
Área
30 km2Visualizar e editar dados no Wikidata
Altitude
110 mVisualizar e editar dados no Wikidata
Coordenadas
Demografia
População
26 902 hab. ()Visualizar e editar dados no Wikidata
Densidade
896,7 hab./km2 ()
Funcionamento
Estatuto
Cidade/povo (d)Visualizar e editar dados no Wikidata
História
Fundação
identidade
Bandeira
Flag of Karasuk (d)Visualizar e editar dados no Wikidata
Identificadores
Código postal
632860–632868Visualizar e editar dados no Wikidata
OKATO
50217501000Visualizar e editar dados no Wikidata
Prefixo telefônico
38355Visualizar e editar dados no Wikidata

Karasuk (em russo: Карасук; em cacassiano: Карасуғ (água negra)) é uma cidade (desde 1954; assentamento de tipo urbano desde 1943) na Rússia, o centro administrativo do distrito de Karasuk, no oblast de Novosibirsk.

Localização geográfica[editar | editar código-fonte]

A cidade se localiza no norte da estepe de Kulunda, na parte sudoeste do oblast de Novosibirsk. A distância para a cidade de Novosibirsk é de 386 km. Foi fundada no início do Século XX durante a construção de um ramo da linha férrea Tatarskaya - Slavgorod que é integrado à Transiberiana. De acordo com um decreto do Presidium do Soviete Supremo da RSFSR de 3 de junho de 1954, o assentamento de trabalhadores Karasuk recebeu o status de cidade. Após a dissolução da União Soviética, a cidade viu-se próxima da fronteira do agora soberano Cazaquistão.

Clima[editar | editar código-fonte]

O clima continental predomina na região. Os invernos são frios e longos. O verão é quente e de сéu limpo.

A precipitação média é de 345 mm anuais.

População[editar | editar código-fonte]

Composição de gênero

No censo demográfico da Rússia de 2010 a população da cidade era de 28.586 habitantes, das quais 13.221 (46,2%) eram do sexo masculino e 15.365 (53,8%) do sexo feminino.

Indústria[editar | editar código-fonte]

Karasuk é uma grande intersecção ferroviária que inclui duas estações: Karasuk-1 e Karasuk-3. Na cidade operam as seguintes fabrícas alimentícias: Frigorífico de Karasuk, Casa do pão Karasuk, Fábrica de produtos de panificação de Karasuk, Peixaria Kometa. A fábrica de laticínios de Karasuk foi fechada em 2010. A maioria de seus empregados foram treinados para assumir várias posições na garagem de trens de Karasuk.

Educação[editar | editar código-fonte]

A cidade tem cinco estabelecimentos de ensino médio (duas escolas técnicas e três escolas gerais) e uma escola fundamental. Há uma escola fundamental de música, escola de música para crianças, centro de crianças e jovens, escola de arte, escola de desportos para crianças e jovens, Liceu Politécnico de Karasuk (especializado em transporte ferroviário), Escola de magistério de Karasuk, bem como escritórios de representação das universidades de Novosibirsk, Tomsk, Omsk e Berdsk, com base em ensino à distância. A cidade tem 9 unidades pré-escolares.

Ciência[editar | editar código-fonte]

A oeste de Karasuk, perto da povoação de Troitsky, às margens do Lago Krotov, há uma estação biológica do Ramo Siberiano do Instituto de Sistemática e Ecologia de Animais da Academia de Ciências da Rússia.[1]

Cultura e arte[editar | editar código-fonte]

Teatro "Na Okraina"

O teatro Na Okraina foi fundado pela resolução da sessão do Conselho de Deputados de Karasuk de 15 de junho de 2005. Foi fundado pela administração da cidade. É o único teatro de drama da cidade. O teatro inclui performances para adultos e crianças. Em abril de 2009, o "Na Okraina" saiu em turnê pela Oblast de Novosibirsk. O diretor artístico do teatro "Na Okraine" é A. P. Kobets

Cinemas

Atualmente na cidade opera um cinema, o "Cosmos".

Museu de tradições locais

Excursões básicas:

  • "História da Karasuk e seu distrito"
  • "Grande Guerra Patriótica"
  • "Flora e fauna"
  • "Arqueologia e Paleontologia"
  • "A galeria de arte"

Há também no museu grandes exposições. O Museu de tradições locais de Karasuk foi incluído no top-9 de museus do Oblast de Novosibirsk, que foram responsáveis pela realização de exposições dos principais museus da Rússia para 2014.

Esporte[editar | editar código-fonte]

A Instituição Autônoma Municipal de Cultura e Esportes do Distrito de Karasuk do Oblast de Novosibirsk está envolvida na organização e realização de eventos esportivos no distrito de Karasuk. São realizados os Jogos Olímpicos de Inverno e de Verão de assentamentos e coletivos trabalistas, Espartaquiada de instituições de ensino e Espartaquiadas de aposentados são realizadas. Em 2011, foi criado um clube de esportes e saúde para pessoas com deficiência.

As principais instalações esportivas da cidade:

- Escola de Esportes Infantil e Juvenil

Que inclui os seguintes esportes:

- Estádio Lokomotiv;

- Piscina "Sadko";

- Arena "Molodost'";

- Arena "Dinamo";

- Base de esqui;

- Academia esportiva "Zdorovie";

- 2 arenas de hóquei (Equipe: Lokomotiv Karasuk);

- 3 academias esportivas.

Transporte[editar | editar código-fonte]

Duas estações ferroviárias ligam a cidade com Omsk, Kamen-na-Obi, Slavgorod, Barnaul, Tatarsk, Barabainsk, Kalachinsk, Novosibirsk e Pavlodar.

Existem ônibus para Pavlodar, Novosibirsk, Kupino, Kuchugur e Chistoozernoye.

Pessoas famosas associadas a Karasuk[editar | editar código-fonte]

Igreja de Santo André
Lago salgado
  • Volkov, Andrey Alekseevich - tenente do exército soviético, participante da Grande Guerra Patriótica, Herói da União Soviética .
  • Rubezhansky, Pyotr Nikolayevich - funcionario público, assessor do presidente da “Russian Railways” V.I. Yakunin.

Atrações[editar | editar código-fonte]

  • Igreja de Santo André
  • Monumento aos heróis da guerra civil.
  • Monumento de locomotiva L-3609 . Fundado em 2005 em homenagem ao Herói do Trabalho Socialista Alexandr Dorofeevich Parfenov e sua assistente Valentina Burtenko.[3]
  • Memorial da Glória Militar. Nos pilares do memorial, os nomes de mais de 5.000 nativos do distrito de Karasuk, que pereceram durante a Grande Guerra Patriótica, foram notados, 9 bustos de cidadãos - Heróis da União Soviética foram instalados.[3]
  • Memorial da Glória Laboral. Fundado em 2015. O primeiro na região de Novosibirsk monumento aos trabalhadores da retaguarda.[3]
  • Colina de Melkovskiy (Lago Melkoe).
  • Kurgan (povoação Blagodatnoe).
  • Castelo d'água construída em 1915.[3]
  • Lago Salgado- lama medicinal e água salgada são capazes de manter uma pessoa flutuando sem movimento (hoje em dia, há um canal de drenagem adjacente para desviar a água do pântano da cidade).

Referências