Karel Doorman

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Busto de Karel Doorman em Roterdão.

Karel Willem Frederik Marie Doorman (Utrecht, 23 de abril de 1889Mar de Java, 28 de fevereiro de 1942) foi um contra-almirante da marinha holandesa, que combateu e morreu durante a Segunda Guerra Mundial.

Originarialmente um aviador naval da Marinha Real, Doorman subiu rapidamente na força e tornou-se contra-almirante em 1940. Em 1942, assumiu o comando da frota combinada dos Aliados nas Índias Orientais (ABDA) que consistia numa frota de cruzadores e destróieres, durante a resistência dos aliados à expansão do Japão pelo sudeste da Ásia e do Pacífico nos primeiros meses da Guerra do Pacífico.

Karel Doorman morreu em combate a bordo do cruzador De Ruyter, navio-capitânea de sua armada, durante a Batalha do Mar de Java em fevereiro de 1942, quando a belonave foi afundada por torpedos inimigos. O almirante voluntariamente permaneceu a bordo do navio enquanto ele afundava, ao lado daqueles mutilados e feridos que não o podiam abandonar, cumprindo a tradição de ser o último a deixar o barco.

Diversos navios da marinha real holandesa foram batizados com seu nome.