Karl-Heinz Wiesemann

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Karl-Heinz Wiesemann
Bispo da Igreja Católica
Bispo de Speyer
Hierarquia
Papa Francisco
Arcebispo metropolita Dom Ludwig Schick
Atividade Eclesiástica
Diocese Diocese de Speyer
Nomeação 19 de dezembro de 2007
Entrada solene 2 de março de 2008
Predecessor Dom Anton Schlembach
Mandato 2008 -
Ordenação e nomeação
Ordenação presbiteral 10 de outubro de 1985
por Dom Franz Cardeal König
Nomeação episcopal 4 de julho de 2002
Ordenação episcopal 8 de setembro de 2002
Catedral de Paderborn
por Dom Joachim Wanke
Lema episcopal Maior omni laude ("Maior que louvor")
Brasão episcopal
Coat of arms of Karl-Heinz Wiesemann.svg
Dados pessoais
Nascimento Herford
1 de agosto de 1960 (57 anos)
Nacionalidade alemão
Funções exercidas - Bispo-auxiliar de Paderborn (2002-2007)
dados em catholic-hierarchy.org
Bispos
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo

Karl-Heinz Wiesemann (Herford, 1 de agosto de 1960) é desde 2007 Bispo de Speyer

Vida[editar | editar código-fonte]

Karl-Heinz Wiesemann, que cresceu em Enger em East-Westphalia como o terceiro de quatro filhos e se formou no Widukind-Gymnasium Enger (WGE), estudou teologia e filosofia católica em Paderborn e em Roma entre 1979 e 1986 . Ele completou a sua formação com o Lizenziatsprüfung e recebidas em 10 de Outubro 1985, em Roma [1] , o sacramento do sacerdócio pelo Cardeal Franz König . De 1986 a 1990, trabalhou como vigário em Geseke . Ele então se formouEstudos de doutorado na Gregoriana em Roma, que completou em 1995 com uma tese sobre Karl Adam , Romano Guardini e Erich Przywara . Nos anos de 1994 a 1999, Wiesemann trabalhou como administrador paraguaio e pastor em Santa Maria Madalena em Menden - Bösperde , antes de se tornar prefeito da paróquia de São Pedro e André em Brilon em 1999 .

Em 4 de julho de 2002, o Papa João Paulo II nomeou o Bispo Titular de Wiesemann de Macriana Minor e nomeou ele bispo auxiliar no arcebispado de Paderborn . A ordenação episcopal doado a ele em 8 de Setembro de 2002, em Paderborn Cathedral Joachim Wanke, Bispo de Erfurt , bem como os co-consecrators Hans-Josef Becker , ex-administrador diocesano e arcebispo depois de Paderborn, e Paul Consbruch , Bispo auxiliar de Paderborn. O lema de Wiesemann é Maior omni laude ("Maior que louvor").

Além de seu cargo de bispo auxiliar em Paderborn, ele também atuou na formação dos sacerdotes e da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e para as sociedades da vida apostólica . Em 2003, ele foi nomeado capítulo da catedral . A partir de 2004, serviu como Bispo Vigário para o ministério de Formação Sacerdotal e Vocação, bem como para Sociedade, Ciência e Cultura.

Em 2004, ele foi a partir de Cardeal Grão-Mestre Carlo Furno Cardinal para Grande Oficial da Ordem do Santo Sepulcro em Jerusalém e nomeou em 24 de Abril de 2004 pela Anton Schlembach , investiu na Pontifícia colocar fim Grão Prior do Lieutenancy alemão.

Em 19 de dezembro de 2007, o Papa Bento XVI o nomeou . como o sucessor de Anton Schlembach como bispo de Speyer ; A solene inauguração de Wiesemann na Catedral de Speyer ocorreu em 2 de março de 2008. [2]

De 7 de Outubro de 2011. Wiesemann foi presidente da Comissão de Juventude das Conferência Episcopal Alemã . Ele renunciou a este post em 20 de setembro de 2016, quando foi eleito para substituir o cardeal emérito Cardeal Karl Lehmann como chefe da Comissão de Fé .[3] Ele também é membro da Comissão para o Ecumenismo .

Em 1 de julho de 2017, Wiesemann comemorou na Catedral de Speyer na presença de 1.500 convidados, incluindo numerosos (ex) altos funcionários do governo alemão e internacional, o pedido pontifício para o falecido chanceler Helmut Kohl . Em sua homilia, elogiou Kohl como "realmente um grande estadista" de um, "viveram e horizonte universal e agiu para fora" .[4]

Brasão Episcopal[editar | editar código-fonte]

O brasão pessoal é esquartejado . Mostra na caixa 1 como uma cruz de prata em um fundo azul, o brasão da diocese de Speyer, diagonalmente na caixa 4 como uma cruz dourada em um fundo vermelho, o " bispo de casa de Wiesemann " Paderborn Cross . Na caixa 2 é uma harpa em um fundo dourado como um instrumento de David para o louvor cantada de Deus eo amor pela música, no bloco 3 simbolizam três em forma de coração lírios , o Santo. Trinity e, ao mesmo tempo, os braços locais de Enger , a cidade natal do bispo.

Seu lema latino MAIOR OMNI LAUDE ("Greater Than Praise") é a peça central do segundo verso do hino da Eucaristia Lauda Sion , escrito por Tomás de Aquino . Isso indica que o bispo é encarregado do mistério da Eucaristia , da qual a Igreja vive de maneira especial. Sua preocupação deve ser que o louvor de Deus em Suas igrejas não permaneça em silêncio.

Privado[editar | editar código-fonte]

A irmã de Karl-Heinz Wiesemann é a professora de medicina Göttingen, Claudia Wiesemann .

Desde 2006, ele é membro honorário da conexão CV- KDSt.V . de Paderborn. Guestfalo-Silésia .

Obras[editar | editar código-fonte]

  • Karl-Heinz Wiesemann: "Shattering Chord": a interação da teologia e do misticismo em Karl Adam, Romano Guardini e Erich Przywara como fuga teológica. Echter, Würzburg 2000, ISBN 3429021839 .
  • Brigitte Trilling, Karl-Heinz Wiesemann: no caminho com Jesus. Boniface-printing, Paderborn 2002, ISBN 3897101963 .

Literatura[editar | editar código-fonte]

  • Gerhard Best, Michael Feldmann, Ralf Preker (ed.): 350 anos de Peregrinação Mariana Werl. Bonifatius Verlag, Paderborn 2011, ISBN 978-3-89710-482-2 , pág. 118.

Links da Web[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Karl-Heinz Wiesemann

Referências

  1. „Weitere Nachrichten lesen“ (nach unten scrollen) auf der Website des Bistums Speyer.
  2. „Weitere Nachrichten lesen“ (nach unten scrollen) auf der Website des Bistums Speyer.
  3. KNA (21 de setembro de 2016). Speyerer Bischof übernimmt Vorsitz der Glaubenskommission. Die Rheinpfalz, Gesamtausgabe. Ludwigshafen: [s.n.] p. 2 
  4. FAZ.NET vom 1. Juli 2017, abgerufen am 2. Juli 2017, 6.15 Uhr.