Kashinoki Mokku

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Kashinoki Mokku (Mock, the Oak Tree)/As Aventuras de Pinóquio é um anime baseado no conto Pinóquio de Carlo Collodi, produzido pela Tatsunoko Studio (a mesma de Guzula, Speed Racer, Abelhinha Hutch e Samurai Pizza Cats). A americanização ficou nas mãos da Saban Entertainment (criadora dos Power Rangers). O desenho passou na Rede Tupi; na Rede Record; no SBT, no Programa do Bozo, Show Maravilha e em outros programas desta emissora; e na Rede Globo[1] , na TV Colosso,na Sessão Aventura e no Xuxa Park. Em Portugal, a desenho passou na SIC no Buéréré.

Diferente do tom mais claro, e mais alegre da versão da Disney e da versão da Nippon Animation Piccolino no Bōken, essa série tem um distinto tema entristecedor, e mais escuro, e interpreta o personagem principal, Pinóquio (Mokku), sofrendo de constante abuso físico e psicológico e acidentes grotescos.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Essa versão mostra a história de um boneco/marionete de madeira extremamente crédulo, ingênuo e moralmente confuso trazido á vida por uma mística fada de cabelo azul turquesa. Pinóquio (Mokku) é caracterizado por ter várias falhas de caráter das quais ele deve aprender á superar em ordem de ser digno á ser concedido á humanidade. Algumas dessas falhas de caráter incluem egoísmo, grosseria, insensibilidade, indolência, obstinação, excesso de confiança, auto-piedade, estupidez, desobediência, mentira compulsiva, arrogância, cobiça, covardia, imprudência, crueldade, tolice e uma incapacidade de aprender com os erros.[2]

Por exemplo durante o quinto episódio, 'O Que é um Coração?', Pinóquio verdadeiramente recorreu á tentar cometer assassinato para adquirir um coração de uma criança porque ele pensava que isso iria ajudá-lo a se tornar um menino de verdade. No décimo episódio, 'A Riqueza Não é Tudo', Pinóquio é energicamente adotado por um fidalgo e se torna um príncipe, no qual ele se torna tão corrupto com a riqueza e os privilégios que ele se torna extremamente rude e agressivo com seus servos e encarrega sobre as propriedades de seu pai adotivo para uma ida á cavalo, atropelando aleatoriamente qualquer pessoa que fique em seu caminho, enquanto ri do terror, indignidade e perigo infligido aos outros para seu divertimento pessoal. Pinóquio é obviamente punido severamente pela fada azul por seus atos de absoluto egoísmo do qual faz de seu nariz uma pequena árvore. Pinóquio é consequentemente repudiado e expulso pelado na selva por seu pai adotivo que não consegue parar de rir dele como ele é arrastado chorando em vão e misericórdia. O episódio acaba com Pinóquio desamparado chorando amargamente enquanto ele apalpa entre os espinheiros rasteiros envolta do castelo, nu e com frio porque seu ex-pai adotivo tinha levado sua cara vestimenta. Existem claros arranhões gravados ilustrados na madeira de seu corpo pela vegetação ambiente. Na sequela do episódio é visto Pinóquio transformado numa pequena árvore com um rosto e com raízes fixadas profundamente no solo para que ele não consiga mais se mexer. Ele é eventualmente encontrado por um lenhador que o corta e o vende como uma inovadora árvore cantante. No último episódio ele é até mesmo baleado.

Durante a série inteira Pinóquio (Mokku), parcialmente devido á sua delinquência e desobediência, deve sofrer outras provações dispendiosas de sofrimento e dor das quais ele é continuamente atormentado, perseguido, zombado, amedrontado, castigado, atacado, pegado, humilhado, enganado, ridicularizado, ostracizado, batido, oprimido e submetido á tratamentos degradantes e desumanos. Sua simples representação da austera realidade da qual seria como estar literalmente crescendo num mundo de perigo e sofrimento, faz disso outro bom exemplo das tradicionais histórias japonesas, das quais ensinam observância moral através de difícil resistência.

O cenário cultural desses episódios parece sugerir uma região alpina durante a metade até o final do século 19, apenas com um tema mítico adicionado do qual inclui criaturas como vampiros, fadas, bruxas, dragões, demônios e sereias como também animais falantes e sem mencionar é claro um boneco vivo. Tais cenários podem incluir países como a Suiça, Austro-Hungria ou até mesmos os Estados Papais ou as regiões alpinas do norte da Itália.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Pinóquio: um boneco de madeira esculpido a partir de um pedaço de carvalho encontrado por Gepeto. Ao receber o dom da vida da Fada do Carvalho, Pinóquio tenta ao máximo se esforçar em ser um bom menino pra assim um se tornar humano, mas infelizmente vive se encrencando e fazendo a maioria das coisas erradas e agindo várias vezes de modo egoísta, insensato, ingrato, mentiroso(o que o leva a ter seu nariz aumentado) e outros defeitos. Por outro lado, geralmente aprende com a maioria dos erros e tenta sempre que pode corrigi-los, sendo no fundo um bom garoto. Mesmo seu vovozinho às vezes acaba se envolvendo nos problemas. Na segunda temporada começa uma longa jornada na busca por Gepeto, enfrentando todo tipo de seres sobrenaturais. Aparenta ter a capacidade de entender os animais e as plantas.

Gepeto: humilde carpinteiro que criou Pinóquio. Sentindo-se solitário, desejou ter um filho e teve seu desejo realizado. É um homem bom, amoroso e generoso, mas que sabe também ser firme e autoritário para com o filho quando este faz coisas erradas. Ao procurar por Pinóquio, acaba sendo levado de um lugar para o outro até reencontrar o filho num navio a caminho da Ilha do Diabo. Muitas vezes se sente culpado por vários problemas que ele mesmo fez Pinóquio passar.

Fada do Carvalho: é a fada que deu vida a Pinóquio a pedido de Gepeto. Está sempre aconselhando Pinóquio a fazer as coisas certas e prometeu que se um dia ele merecesse, o tornaria um menino de verdade. Em todos os aspectos, Pinóquio vê a fada como sua mãe.

Grilo Falante: era um grilo normal que habitava o carvalho da qual surgiu Pinóquio. Morreu quando foi atingido por um martelo acidentalmente derrubado por Pinóquio. Desde então, seu espírito vem atuando como sua consciência, mas raramente é ouvido.

Jack (Ladinólio), Willie (Vadinólio) e Charlie: uma raposa, uma doninha e um rato com quem Pinóquio anda com frequência, geralmente tentando se aproveitar da ingenuidade dele e colocá-lo em apuros. Quando Gepeto some, os três decidem mudar de atitude e agem mais como amigos, ajudando Pinóquio em quase todas as situações, embora muitas vezes cabe ao bonequinho salvá-los. Na antiga dublagem, Willie costumava chamar Jack apenas de companheiro. É difícil de saber se as pessoas entendem o que e quando eles falam.

Tina: menina órfã que seria sacrificada a um demônio do mar se não fosse Pinóquio. Acaba indo com ele e Gepeto para a Ilha do Diabo e após deixá-la, é adotada por Gepeto. Muito meiga e gentil, ama Pinóquio como a um irmão e acaba por se apaixonar por ele.

Mestre das Marionetes: é o primeiro grande vilão do desenho. Ambicioso e inescrupuloso, tenta pegar Pinóquio pra fazê-lo sua principal atração de seus show de marionetes. Persegue Pinóquio quase sempre o tempo todo.

Guia de episódios[editar | editar código-fonte]

Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo.
  1. O Boneco Vive!
  2. Eu Não Quero Ser um Boneco
  3. Ouça o Seu Pai!
  4. Em Quem Eu Devo Acreditar?
  5. O Que É um Coração?
  6. Minissérie Diabo Vivendo na Minha Mente
  7. A Bruxa Está Chamando
  8. Eu Sou um Homem Demônio Comovente
  9. Quando o Meu Nariz Cresce
  10. Eu Quero Conhecer o Amor Materno
  11. Eu Não Quero Voltar a Ser Enganado
  12. Eu Tenho Sonhos Também
  13. Minha Árvore do Carvalho Continua Aqui
  14. 3 Limbos Também Estão Vivos
  15. Por Favor, Sr. Macaco, Me Ensine
  16. Minhas Espereanças Estão Voando
  17. Bonecos São Também Especiais
  18. Minissérie Não Perca o Violino Mágico!
  19. O Tesouro Encontrado
  20. A Despedida do Professor da Tristeza
  21. Vamos Plantar a Árvore de Dinheiro
  22. minissérie O Sonho Que Desapareceu Com as Sereias
  23. Não Morra, Vovozinho
  24. Obrigado Por Meu Coração Alçar Vôo
  25. Minhas Pernas Estão Enraizando!
  26. Fique Na Frente dos Traficantes Montanheses!
  27. Eu Não Sou um Pierrô!
  28. Fuga Para a Liberdade
  29. A Despedida do Navio Com Destino ao Continente Negro
  30. Os Brinquedos Ficam Raivosos Também!
  31. Eu Sou Mock, o Filho de Deus!
  32. Monstro Protegendo a Cova Para Sempre
  33. Minha Magia é Bravura e Sabedoria
  34. Jogue Fora Seus Pesadelos no Deserto!
  35. Estou Enjoado do Circo
  36. Voe, Bolha! Para Minha Velha Casa
  37. Transe o Mestre do Picadeiro Comedor de Fogo
  38. Levante-se, Gênio da Grande Árvore
  39. A Despedida da Bruxa
  40. Explosão da Fortaleza Mortífera
  41. Incêndio!
  42. Descanse Em Paz, Mulher das Neves
  43. Temporada de Caça
  44. Todas as Árvores São Minhas Amigas
  45. Confronto Com a Fúria de Netuno
  46. A Explosão da Ilha Infernal
  47. Ressucite, Ilha Infernal
  48. O Sino Vespertino dos Anéis da Tristeza
  49. Sonhando Sob a Estrela Brilhante

1. The Alive Doll(THE PUPPET IS ALIVE) 2. I Do Not Want To Be A Doll(I DoN't Want To Be A PUPPET) 3. Charly Is Jealous(MIND YOUR FATHER) 4. The Rescuer In The Emergency(WHO CAN I TRUST?) 5. A Heart For Pinocchio(WHAT´S A HEART?) 6. Take You Before Witches In Eight(BEWARE OF WITCHES - PART 1) 7. Over Courage Does Rarely Well (BEWARE OF WITCHES - PART 2) 8. Paradise(PLEASURELAND) 9. The Charm Ring(THE MAGIC KING) 10. Lies Have Short Legs(não encontrada ) 11. Nut/Mother Love( não encontrada ) 12. Everything Against Pinocchio(não encontrada ) 13. Pinocchio Is Falls In Love(não encontrada ) 14. The Fight Of The Charm Oak( não encontrada ) 15. Pinocchio Saves The City(não encontrada ) 16. Ape Business( não encontrada ) 17. The Stork Princess( não encontrada ) 18. From Poor Mach Richly( não encontrada ) 19. The Charm Violin(THE MAGIC VIOLIN) 20. The Glorious King(GREEDLY KINGS ARE EVIL KINGS) 21. The Treasure Of Utopia ISLAND 22. The Miracle Doctor(THE SORROWFUL STRANGER) 23. The Money Tree (the money tree) 24. The Sea Virgin And The Pirate( THE MARMADES AND PIRATES) 25. Pinocchio, The Pirate (I´LL BE A PIRATE) 26. The Herb (THE SNAKE WILL THREE HEADS) 27. Pinocchio Flies(I WANT TO FLY) 28. The Source Of Charm(NOBODY CAN SAVE ME NOW) 29. Pinocchio, The Hero Of The City(CAPTURED BY BANDITS) 30. Pinocchio, The Clown(BE A CLOWN) 31. The Escape Failed(FIND PINOCCHIO) 32. In Last Minute(LOST AT SEA) 33. The Puppetmaster(PINOCCHIO SAVES THE DAY) 34. Pinocchio, Envoy Of The Gods(SOPHIA SEES) 35. The Friend Of The Other Star(THE GUARDIAN OF THE TOMB) 36. Pinocchio Can Charms(THE PRINCESS AND THE DRAGON) 37. Pinocchio, The Richest Man Of The City(FILTHY RICH) 38. Pinocchio Does Not Give Up (YOU MUST BE BRAVE, PINOCCHIO!) 39. Also Dolls Can Fly( OVER THE SEA IN A BALLOON) 40. Pinocchio Loses The Courage( DOWN WITH SNEEROFF) 41. The Mountain Spirit(THE EVIL SPIRIT ) 42. The Dream Man( DREAM MAN!) 43. Pinocchio Becomes A Soldier( THE FORTRESS OF DOOM ) 44. Pinocchio, The Life Rescuer( A FREEZING SNOWSTORM ) 45. The Snow Witch (AVALANCHE! ) 46. Pinocchio Is Looked For(GUNNER) 47. Also Plants Are Organisms(HOW MANY PINOCCHIO´S ARE THERE) 48. However Against The Monster(FURY OF THE SEA DEVIL) 49. The Devil Island(Devil Island) 50. Country In View(THE FIRE MONSTER) 51. Sad Christmas(A SAD CHRISTMAS EVE) 52. The Miracle Flower(FLOWERS IN THE SNOW)

Dubladores brasileiros[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Marcelo Del Greco (2000). "Classicos Henshin - Pinocchio". Henshin #8 Editora JBC
  2. «Tatsunoko Pro.». www.tatsunoko.co.jp. Consultado em 2015-10-18. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]